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Ajuda:itens salvos na transição de Room
5 participantes
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Ajuda:itens salvos na transição de Room
Estou criando um jogo que tem um tipo de Warp Room do Crash,e em cada fase tem itens escondidos para conseguir um zeramento secreto no jogo,o problema é que se eu coletar o item e sair da fase o jogo não conta que ele foi pego,como eu faço pra que quando você mude de tela ele grave que o item foi pego?
Última edição por arthur.emori em Qui 14 Fev 2013, 23:04, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : solução do problema)
arthur.emori- Games Ranking :
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
Use variaveis globais.
vini_gd- Data de inscrição : 02/09/2012
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
Você poderia colocar o contador desses items como variável global. :]
Mas como poderia fazer isso, certo?
Uma maneira seria se, por exemplo, se esse contador se chamasse secretos, seria assim:
Até!
Mas como poderia fazer isso, certo?
Uma maneira seria se, por exemplo, se esse contador se chamasse secretos, seria assim:
- Código:
global.secretos = 0
Até!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
valeu gente!eu nem sabia que existiam variáveis globais!
arthur.emori- Games Ranking :
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
Só lembre-se que você NÃO deve usar variáveis globais no Evento Create dos objetos, pois lá eles são somente variáveis dos respectivos objetos. Use variáveis globais no Evento Step, pois elas somente agem de forma adequada nesse evento! ;]
Até!
Até!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
Mas ele tera que de declarar essa variavel, vc pode criar um objeto com a varivel global. e deixa persistent assim ele nao zera em cada faze
RafaelCazarotto- Games Ranking :
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
Ele declara no Evento Create, mas não como variável global, mas sim no Evento Step que ele declara como variável global. ;]
Até!
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Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
???Thopson1m escreveu:Ele declara no Evento Create, mas não como variável global, mas sim no Evento Step que ele declara como variável global. ;]
Até!
Como assim?
Você pode declarar e usar variáveis globais em qualquer evento. Create, step, colisão, destroy, qualquer um.
Acho que você pensou uma coisa e escreveu outra, Thopson1m.
O que eu recomendo é declarar essas globais logo no começo do jogo. Aí não tem risco delas serem consideradas locais, depois.
saim- Games Ranking :
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
O que eu quero dizer, saim, é que eu fiz isso que você falou agora, mas dava muito erro no GMS, então, só declarava as variáveis como globais no Step, ao invés de ser no Create. Sacou? :]
Acredito que isse problema não ocorra no GM 8.0.
Até!
Acredito que isse problema não ocorra no GM 8.0.
Até!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
Melhor colocar no Evento GameSar então.
E não se pode declarar variáveis (ex: var global.item) no Evento Step
(Isso ferraria sua memória RAM pois criaria centenas de variaveis)
Quando usamos
global.item+=1;
Estamos guardando informação na variável.
(Sabendo-se que o GMaker cria variáveis por atribuição, sem necessidade de declara-las)
E não há risco de uma variável global ser considerada local.
E não se pode declarar variáveis (ex: var global.item) no Evento Step
(Isso ferraria sua memória RAM pois criaria centenas de variaveis)
Quando usamos
global.item+=1;
Estamos guardando informação na variável.
(Sabendo-se que o GMaker cria variáveis por atribuição, sem necessidade de declara-las)
E não há risco de uma variável global ser considerada local.
vini_gd- Data de inscrição : 02/09/2012
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
eu coloquei no Game Start e deu certo,mas como faço pra que uma vez coletado o item não volte?
arthur.emori- Games Ranking :
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
Como assim o item nao volte? Tipo destruir o objeto ou limitar para pegar uma vez e nao pega mais pra fazer isso eh so limitar tipo
If global.item<1
{
Global.item+=1
}
Assim ele limita soh para um item, tem um sistema mais avancado eu posso ate te fazer uma engine que esse sistema permite criar um limite na verdade eh soh por ao inves de 1 por uma variavel tipo global.limite=10 assimele limita para ate 10 itens
If global.item<1
{
Global.item+=1
}
Assim ele limita soh para um item, tem um sistema mais avancado eu posso ate te fazer uma engine que esse sistema permite criar um limite na verdade eh soh por ao inves de 1 por uma variavel tipo global.limite=10 assimele limita para ate 10 itens
RafaelCazarotto- Games Ranking :
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Re: Ajuda:itens salvos na transição de Room
o que eu quero é que quando vc coletar o item ele suma de vez,mesmo que vc volte na fase ele não estará mais lá
arthur.emori- Games Ranking :
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