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[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
2 participantes
Página 1 de 1
[Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
Boas pessoal!
Eu aqui de novo!
Me matei procurando tutoriais e etc, mas não consegui encontrar a maldita solução para meu problema.
Meu inimigo anda, da dano quando encosta em mim, mas não consigo achar uma maneira de fazer ele parar
de andar encarar meu personagem e aleatóriamente me atacar.
Então a questão é:
Como faço ele parar de andar (virado para o meu player) e me atacar?
Já montei as 45 fases e 5 salas de boss prontas, falta somente ajeitar os inimigos =p
Eu aqui de novo!
Me matei procurando tutoriais e etc, mas não consegui encontrar a maldita solução para meu problema.
Meu inimigo anda, da dano quando encosta em mim, mas não consigo achar uma maneira de fazer ele parar
de andar encarar meu personagem e aleatóriamente me atacar.
Então a questão é:
Como faço ele parar de andar (virado para o meu player) e me atacar?
Já montei as 45 fases e 5 salas de boss prontas, falta somente ajeitar os inimigos =p
Última edição por Radeshi em Dom 10 Fev 2013, 13:25, editado 1 vez(es)
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
mas primeiros vc tenque falar se o jogo é de plataforma top view, 3D etc...
como vc usou o "Virado para o meu player" pode ser plataforma, ai vc faz assim, no step do inimigo
if x {
image_xscale=1
}
else
if x>obj_char.x
{
image_xscale=-1
}
esse codigo faz cehcar se o inimigo esta com o x maior u menor do que o x do player.
-lembrando
o obj_char é o nome do player que vc quer que o inimigo se vire
-o sprite do inimigio tenque estar virado para a direita, senao ele vai ficar com o codigo ao contrario, se esse for o problema é só inverter os valores o image_xscale
-esses codigo Image_xscale são para a versão pro do gm, se vc tiver a lite poem a image_single= para escolher um sprite diferente
e para fazer ele parar tbm no step poem assim
if distance_to_object(obj_char)<50
{
hspeed=0
//ataca
}
pronto aqui ele checa se a distancia é menor que 50 pixeis se for ele para e ataca, eu acho que esse codigo distance_to_object, tbm é do gm pro, eu nao lembro hehehhe
vlw cara
como vc usou o "Virado para o meu player" pode ser plataforma, ai vc faz assim, no step do inimigo
if x
image_xscale=1
}
else
if x>obj_char.x
{
image_xscale=-1
}
esse codigo faz cehcar se o inimigo esta com o x maior u menor do que o x do player.
-lembrando
o obj_char é o nome do player que vc quer que o inimigo se vire
-o sprite do inimigio tenque estar virado para a direita, senao ele vai ficar com o codigo ao contrario, se esse for o problema é só inverter os valores o image_xscale
-esses codigo Image_xscale são para a versão pro do gm, se vc tiver a lite poem a image_single= para escolher um sprite diferente
e para fazer ele parar tbm no step poem assim
if distance_to_object(obj_char)<50
{
hspeed=0
//ataca
}
pronto aqui ele checa se a distancia é menor que 50 pixeis se for ele para e ataca, eu acho que esse codigo distance_to_object, tbm é do gm pro, eu nao lembro hehehhe
vlw cara
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Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
RafaelCazarotto escreveu:mas primeiros vc tenque falar se o jogo é de plataforma top view, 3D etc...
como vc usou o "Virado para o meu player" pode ser plataforma, ai vc faz assim, no step do inimigo
if x{
image_xscale=1
}
else
if x>obj_char.x
{
image_xscale=-1
}
esse codigo faz cehcar se o inimigo esta com o x maior u menor do que o x do player.
-lembrando
o obj_char é o nome do player que vc quer que o inimigo se vire
-o sprite do inimigio tenque estar virado para a direita, senao ele vai ficar com o codigo ao contrario, se esse for o problema é só inverter os valores o image_xscale
-esses codigo Image_xscale são para a versão pro do gm, se vc tiver a lite poem a image_single= para escolher um sprite diferente
e para fazer ele parar tbm no step poem assim
if distance_to_object(obj_char)<50
{
hspeed=0
//ataca
}
pronto aqui ele checa se a distancia é menor que 50 pixeis se for ele para e ataca, eu acho que esse codigo distance_to_object, tbm é do gm pro, eu nao lembro hehehhe
vlw cara
O ataca, vc quer dizer o prite de atk correto? Se for como faço no caso de atacar de lados diferentes? (Sprite do inimigo usa espada)
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
como assim atacar de lados diferentes ? como que é seu jogo, é top down, rpg, ou plataforma?O ataca, vc quer dizer o prite de atk correto? Se for como faço no caso de atacar de lados diferentes? (Sprite do inimigo usa espada)
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Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
tah na descrição hack and slash, inimigos se movimentão sempre. Quero só saber como faço para quando se encontrarem ele para de andar e ataca.
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
que legal seu jogo ta massa os graficos xD mas assim para a aranha andar faz um evento em step para ela ficar andando tipo indo e vindo(acho que isso que vc quer) e quando chegar a um tanto de distancia do player ele para de andar e comça a atacar, nao tem misterio
para para de andar e atacar no step da aranha poem assim
if distance_to_object(obj_player)<50
{
hspeed=0
x+=0
atacando=true
}
else
atacando=false
if atacando=true
{
sprite_index=spr_aranha_atacando
}
pronto só isso
para para de andar e atacar no step da aranha poem assim
if distance_to_object(obj_player)<50
{
hspeed=0
x+=0
atacando=true
}
else
atacando=false
if atacando=true
{
sprite_index=spr_aranha_atacando
}
pronto só isso
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Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
já que sou novo no mundo do GM, tenho que perguntar, e se o player estiver do outro lado? (pergunta noob, eu sei)
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
Dai vc usa o codigo que eu te passei la em cima do image_xscale xD
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Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
tem algo estranho......no xscale que você me passou.....
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
então faz assim me passa sua engine por mp que eu arrumo ela xD pode ser alguma linha trocada,eu vejo, ai eu tbm te explico essa parte por codigo mesmo
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Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
coloquei assim e deu certo, vlw msm
if x>Player.x
{
image_xscale=-1
}
else
{
image_xscale=1
}
if x>Player.x
{
image_xscale=-1
}
else
{
image_xscale=1
}
Re: [Pergunta] Como fazer inimigo parar e atacar
blz fico feliz em ajudar qualquer coisa me fala
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