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duvida pulo diferente

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Mensagem por glaysonmestre Dom 06 Jan 2013, 09:27

como faço para meu boneco pular igual street fighter pula para frente mas sem controlar a direçao dele no ar
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Mensagem por TRFN Dom 06 Jan 2013, 10:26

Basta você fazer o pulo comum é colocar uma condição para ir para frente (no caso o pressionamento de uma tecla por exemplo).

Tente algo como
Código:
se tiver que pular {
    se tiver que ir para frente {velocidade_horizontal = abs(velocidade_vertical);}
    se tiver que ir para tras {velocidade_horizontal = -abs(velocidade_vertical);}
    velocidade_vertical = -15;
    }
Esse é só o raciocínio , faça ao seu modo.


Última edição por TRFN em Dom 06 Jan 2013, 10:31, editado 1 vez(es)
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Mensagem por glaysonmestre Dom 06 Jan 2013, 10:27

sou iniciante ainda .. é so por esse codigo do geito q ta ai em uma tecla ?
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Mensagem por TRFN Dom 06 Jan 2013, 10:33

Você tem que definir a velocidade horizontal temporariamente , para o lado que você quer. Tem algum momento que ele pula , ai você coloca uma condição para velocidade horizontal para o lado de sua preferencia dependendo da condição usada. você vai precisar de 2 condições e da var padrão hspeed e vspeed
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Mensagem por RafaelCazarotto Dom 06 Jan 2013, 11:16

proto acabei de terminar uma engine, esta bem simples e não coloquei nenhum codigo, por isso ficou grande, os valores da gravidade e da altura do salto ou a velocidade horizontal do pulo pode ser alterado de acordo com oque voce quer
aqui esta o link da engine
http://www.mediafire.com/?2akyhy4am76kj44
se usar coloca os creditos Very Happy
qualquer duvida me manda uma mp
quase esqueci os controles, são as setas e cima pula
//EDIT
só lembrando que eu epliqquei passo a passo na engine, então estude ela que vc aprendera bastante Very Happy, é muito melhor estudar ela doque copiar e colar
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Mensagem por glaysonmestre Dom 06 Jan 2013, 12:14

isso mesmo q eu queria c é o cara valeu hehe
agora vou ver se consigo colocar isso no meu jogo


Última edição por glaysonmestre em Dom 06 Jan 2013, 12:14, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrecimo)
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Mensagem por RafaelCazarotto Dom 06 Jan 2013, 12:21

blz mas faz oq eu falei, estuda ela não copia, nem que vc perca tempo, depois dessa estudada vc ira conseguir fazer em varios jogos sem olhar esta engine, e adaptar, eu aprendi assim, tipo nunca tinha feito uma engine desse tipo de pulo, mas juntei oque apredi, variaveis,gravidade,colisão,movimento, só isso, aprendi em engine bem separadas, mas consegui juntar tudo Very Happy , então qualquer engine que vc pegar, estude ela e não copie e cole, se vc quer por ela inteira no jogo, estuda e depois transfere para seu jogo sem olhar Very Happy
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Mensagem por glaysonmestre Dom 06 Jan 2013, 12:24

ta complicado por q eu ja tenho codigos de ir pros lados so queria tira o pulo mas parece q no seu o codigo do pulo ta nas teclas de ir pro lado tambem to confuso '-'
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Mensagem por glaysonmestre Dom 06 Jan 2013, 12:30

upei meu arquivo ve ai '-' plz http://www.mediafire.com/?n8x95lbzbi6kahj o sprite da cambalhota eu ponho deopois



ERROR in
action number 2
of Keyboard Event for Key
for object Shin akuma:

Error in expression:pulo
position 1: Unknown variable pulo '--

Editado por Thopson1m: Post duplo é contra as regras, mais cuidado na próxima vez. Alertado.


Última edição por Thopson1m em Seg 07 Jan 2013, 18:54, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : acrecimo)
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Mensagem por TRFN Dom 06 Jan 2013, 12:56

Basta seguir a lógica da coisa.
Você quer que ele pule para frente sem pressionar tecla , então , se ele estiver virado para frente , ele pulará para cima e andará 3 pixeis a frente.Se estiver pulando para cima e estiver virado para trás , ele pulará e andará 3 pixeis negativos.
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Mensagem por RafaelCazarotto Dom 06 Jan 2013, 13:05

ok, ele da o erro de não saber a variavel porque eu criei essa variavel para checar se ele pulou, vc fez oq eu falei para fazer? estudou a engine ou tentou copiar e colar, foi oq o TRFN falou, é simples é só fazer com que quando pula ir para a frente tbm, como eu fiz, vc não precisa copiar as variaveis é só adaptar
//EDIT
cara eu tava olhando seu projeto e vi que vc copiou e colou alguns codigos, pq eu sei isso ? pq voce colocou eventos que seriam no step para a letra, isso esta dando erro no jogo,ex na tecla up voce colocou o codigo
if keyboard_check(vk_up){ //se a tecla direita for pressionada
y-=4 //faz o player se mover 5 pixels relativos a ele
sprite_index = pulo_1 //invoca o sprite do player andando pra direita
}
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0
if vspeed>15{vspeed=15}

primeiro erro, voce aperta cima e ele checa se apertou pra cima ??????
segundo a gravidade vai no step e nao na tecla cima
e o pulo deveria estar em keyboard_key_pressed(vk_up) pq senão ele fcaria tipo voando
cara não copia e cola, assim vc não aprende e não adapta nada ao seu jogo, apartir do momento em que vc copia e cola, vc não consegue mais adicionar outras coisas no jogo pq não sabe para que serve.
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Mensagem por glaysonmestre Dom 06 Jan 2013, 14:57

e por q achei q era pra colocar o codigo nessas areas.. '-' por isso copiei e colei eu ja tinha feito esses movimentos bem antes ai depois de um tempo começo a dar erro ele andava pra frente so quando pulava ou subia fora do chao
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Mensagem por RafaelCazarotto Dom 06 Jan 2013, 15:03

mas serio cara nao copie e cole ok?, estude minha engine que vc sabera adaptar, s´-o mais uma coisa, pq vc fez alguns objeto com os sprites, mas não tem nada relacionados a eles?
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Mensagem por glaysonmestre Dom 06 Jan 2013, 19:19

eu quero fazer primeiro o shin akuma com todos os golpes ai o resto e so colocar nos outros personagens, sobre sua engine tem como fazer aquilo tudo sem ser adicionando aqueles simbolos do lado tipo so por codigos por q isso ta me confundindo usar codigo depois usar simbolos nas laterais tipo "vai no lado e aperta var " eu quero fazer so no codigo tem como ?
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Mensagem por RafaelCazarotto Dom 06 Jan 2013, 20:00

Eu criei desse jeito Pq pelo oq vc falou em cima deu para entender que vc eh iniciante e nao usa codigos, por isso fiz assim eh muito mais facil por codigo e muito mais rapido mas... Se vc quiser um dia eu fasso soh por codigos pelo menos soh o pulo tenta adaptar a engine talvez amanha eu fasso a com codigo
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Mensagem por glaysonmestre Dom 06 Jan 2013, 20:19

eu sou mas fica mais organizado q esses tanto de simbolos eu passei os meus codigos para o step
no step pus isso

if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=3
if vspeed>15{vspeed=15}

image_speed=2.4
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=0.9}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=0.9}

if keyboard_check(vk_shift){ //se a tecla direita for pressionada
//faz o player se mover 5 pixels relativos a ele
sprite_index = hadou_1 //invoca o sprite do player andando pra direita
image_speed=0.4
}

if keyboard_check(vk_left){ //se a tecla direita for pressionada
x-=6 //faz o player se mover 5 pixels relativos a ele
sprite_index = walk_bk //invoca o sprite do player andando pra direita
}

if keyboard_check(vk_right){ //se a tecla direita for pressionada
x+=8 //faz o player se mover 5 pixels relativos a ele
sprite_index = walk_front //invoca o sprite do player andando pra direita
image_speed=1.2
}

if keyboard_check(vk_down){ //se a tecla direita for pressionada
x+=0 //faz o player se mover 5 pixels relativos a ele
sprite_index = abai_1 //invoca o sprite do player andando pra direita
}
image_index=2

isso no key press up

if keyboard_check(vk_up){ //se a tecla direita for pressionada
y-=4 //faz o player se mover 5 pixels relativos a ele
sprite_index = pulo_1 //invoca o sprite do player andando pra direita
}

no ,no key o codigo do sprite parado em movimentaçao

nao consigo entender por q agora coloco pra frente e o sprite muda mas so uma imagem e fica parada nao e uma animaçao mais e o problema de antes persiste parece q tem uma cola no chao coloco para os lados e ele nao vai so se eu der uma puladinha o pulo tambem ta com defeito pulo e ele sai do chao so um pouquinho se segurar ele fica voando sao codigos copiados mas eu tenho mais ou menos a noçao do q eles fazem
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Mensagem por RafaelCazarotto Dom 06 Jan 2013, 20:59

seria bom se vc pegasse uma tarde e separasse esse codigo, e depois repassase 1 por 1 para o seu jogo, assim vc sabera mesmo,então ele fica voando pq esta em
if keyboard_check(vk_down)
o certo seira em
if keyboard_key_press(vk_down)
dai checa se apertou e não se esta apertando,
para ele anda voce temque checar a mascara de animação dos sprites, vc tem que por uma mascara de colisão igual para cada sprite do carinha,ele gruda no chao por causa disso, no salto tem uma dai quando ele cai, e vai andar troca para outro sprite e a mascara esta mais em baixo, resumindo quando ele cai e troca o sprite por causa da mascara de colisao acaba gudando no chao,
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Mensagem por glaysonmestre Dom 06 Jan 2013, 22:54

entao tenho q criar um objeto com o sprite andando pra frente e o pra tras? to ate agora quebrando a cabeça Sad nao consigo arumar ajuda '-' editei o post as 4:03
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Mensagem por RafaelCazarotto Seg 07 Jan 2013, 08:23

é que o problema esta na mascara de colisão do sprite,a mascara do sprite do carinha pulando tenque ser igual a dele parado, vai la no sprite modify mask e vai no shape, lá esta assinalado automatic, assinala rectangle, faz isso nos sprites do pulo e dele andando,
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Mensagem por TRFN Seg 07 Jan 2013, 09:41

E necessário que você organize esse código , raciocine a logica dele é por fim estabeleça um sistema de regras.
Simplesmente colocar códigos pre-definidos por outro programador não te ajudará muito , já que você não entenderá a lógica dele. Refaça seu código , é melhor.
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