GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Ontem à(s) 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[Discussão] Porque as equipes não dão certo?

+8
polosam
shatterhand2
saim
Tiger
cubano9999
theguitarmester
JoaoVanBlizzard
All-x
12 participantes

Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por All-x Dom 09 Dez 2012, 13:26

Trabalhar em equipe. Algo difícil para a maioria de nós. Eu tenho algumas teorias sobre isso:

  • Egoísmo. Acho que algumas pessoas acham que fazer um jogo sozinho é sinônimo de mais crédito (Apesar de ser mesmo). E por esse motivo não querem compartilhar a Glóriaaaa!
  • Facilidade demais. Está tão fácil fazer jogos (Comparado há 10 anos atrás) e trabalhar em equipe (Por causa da internet) que a pessoa prefere fazer tudo sozinha.
  • Planejamento. Essencial, sem um planejamento qualquer membro de equipe fica perdido e com a perspectiva reduzida sobre o projeto. Ou seja, ao chamar alguém pra criar um projeto, tem que mostrar o quanto de trabalho ele vai fazer e até quando.
  • Qualquer um entra na equipe. Autoexplicativo, já vi um bocado de gente fazendo isso aqui no fórum. Ao criar a equipe todos tem que ter conhecimentos equiparáveis em suas respectivas especialidades.


Acho que a gente tem que ver isso com mais carinho e seguir o exemplo dos profissionais da área. Não que fazer jogos sozinho seja ruim, mas em equipe pode ser melhor.

Eu pretendo chamar pelo menos 5 pessoas para o projeto Robô de ação que estou a fazer. Só é questão de eu terminar todo o GDD do game.

Bom, qual a opinião de vocês?

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 09 Dez 2012, 13:49

Alex,eu geralmente crio meus jogos sozinhos,apenas consigo pequenas ajudas com engines que eu nao sei como fazer de maneira dinamica,mas o motivo principal de eu criar games sozinho nao tem muito a ver com as coisas que você citou, tipo ,eu ja acho legal ter creditos com outras pessoas por elas poderem ter amigos e facilitar a divulgação dos games,eu crio games sozinho porque é dificil achar alguem que esteje disponivel para me dar uma mão ou levar a serio um projeto em equipe,outro fator é que acontece muito de um carinha ficar sem net,pegar e arrumar ou terminar com a namoradinha e ja perder a vontade de trabalhar no projeto,deixar os trabalhos da escola pra ultima hora,ou preferem criar outros projetos que eles mesmo fazem,enfim,eu tenho muitos games que só ficariam prontos em breve se eu trabalhasse em equipe,mas é que é dificil achar um grupo que realmente leve a serio talvez simples fato de nao se tratar de algo lucrativo muitos nao levam a serio o trabalho em equipe,principalmente se eles nao sao amigos que moram perto um do outro.
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por theguitarmester Dom 09 Dez 2012, 14:42

Eu ainda Pretendo Montar uma Equipe Aqui no Fórum, Atualmente estou acertando com o Cascavelo para fazer uma jogo, mas este, voltado a Mobiles e não a PC.
quero montar uma Equipe, porém, precisaria de Membros em Que posso confiar(saber que não Vão desistir no meio de um projeto importante, é um dos fatores), estes membros devem saber a área solicitada, isto é, Programação(minha melhor area, me considero mediano), Gráficos/desenho(sou fraco ainda), Sons(fraco ainda), entre outros.
acho que por Falta de Planejamento e Perda do Interesse ao longo dos projetos são o que mais levam Equipes ao Fracasso, por isso devemos planejar aonde queremos chegar, mas não assim:
eu quero criar com minha Equipe um Sonic.
o Desenhista já fez desenhos do Pac-man
o Programador Sistemas do Mário
o Sonoplasta jás fez sons de jogos de Atari


Você tem que já saber fazer algo equivalente aquilo que quer, para um Projeto de Sucesso, ou algo quase do Nível.

Resumindo, As Equipes(e usuários sozinhos) querem dar um passo Maior que a Perna.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por cubano9999 Dom 09 Dez 2012, 14:46

Cara a minha opinião é que se alguém quiser fazer um jogo em equipe poucos se interessam por que não vão ganhar nada($$), e também que a maioria só quer fazer a história do jogo, mais também o chato é por que é ruim fazer um jogo em equipe onde os membros estão tudo separados, não é como nas empresas de jogos que eles trabalham tudo junto pessoalmente, assim fica mais facil de tirar uma duvida, de mostrar como é que é para ser tal coisa, é isso a minha opinião valeu Happy
cubano9999
cubano9999

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E+E
Data de inscrição : 20/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 131
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por theguitarmester Dom 09 Dez 2012, 15:02

e também que a maioria só quer fazer a história do jogo
eu não, Atualmente quero é Sempre fazer a Programação, tenho até boas idéias de Jogos e Engines, que não continuo por não fazer as Fases e a História.

Mas realmente alguns só querem fazer a História, e ao menos sabe comaçar a programar o que Pensou.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por Tiger Seg 10 Dez 2012, 07:55

Eu já trabalhei como estagio numa empresa que estava iniciando area de games, muita coisa eu aprendi e ainda to aprendendo, assim fazer jogos em equipe a distancia não da muito certo, eu já fiz em dupla com um amigo, na época ele e eu tinhamos tempo disponivel para desenvolver um jogo, ele era bem produtivo no desenvolvlimento da programação e eu na parte de design, praticamente eu desenvolvia o dia todo, tanto que o erro que fizemos era de não ter tido planejamento, no caso desenvolver um documento do jogo (GDD). E assim foi enrolando, só depois que eu comecei a trabalhar eu vi realmente como é trabalhar em equipe de desenvolvimento de jogos, conhecendo as pessoas pessoalmente, assim é mais estimulante, você conversa com as pessoas e troca experiencias, até chegar num ponto que faz uma votação de qual idéia que será desenvolvida, e tem uma separação de cargos de quem responsabiliza em assumir tal compromisso, e também você aprende e corrigi muitas falhas que fazia antes, hoje praticamente mudei um pouco minha forma de pensar em desenvolver jogos.
Jogos grande não vale a pena pra mim agora, ainda mais quando se trata de $, ae a coisa já muda um pouco, pois produzir um jogo gasta bastante, energia física e material sem recompensa, quando se trata de desenvolver um jogo independente sem estar ganhando algo que possa continuar a produzir.
Andei vendo que desenvolver jogos em equipe a distancia, tem o motivo de as pessoas largarem por motivos externos(escola, familia,compromissos,horarios e etc..)
Eu tentei elaborar um documento de jogos para ver se dava certo em desenvolver jogos em equipe a distancia, mas não deu certo, assim uma coisa que eu fiz de errado e de criar uma idéia sem que os outros debate a respeito, por mais que fazer jogo tem que ser algo que você sinta bem e que não da para agradar todo mundo, a questão e quando se trata de fazer um jogo em equipe e essa tal equipe se levante e se sinta bem, eu praticamente fiz apenas comigo mesmo ninguém se levantou para se interessar, ae meio desistimulante tentar erguer algo sem sinal.
Tiger
Tiger

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D+C+A
Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 859
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por saim Seg 10 Dez 2012, 10:16

Cara, não sei dizer o que dá certo e o que não dá certo, mas já tive das duas experiências. Vou dizer o que eu acho que aconteceu em cada uma. Na maioria das situações, o texto do Tiger é quase que um manual a ser seguido. Fica o estudo de caso a seguir.

quando deu errado: Eu respondi a um desses tópicos tipo "quem quer entrar na minha equipe". Eu não sabia nada de programação, os caras sabiam muito. O jogo não tinha nem a história, só a vontade da turma de fazer um jogo com aquele tema.
Quando formamos a equipe, aí começou a elaboração do jogo. O cara que chamou a turma ficou reticente na posição de liderança (olhando pra trás, eu acho que ele não queria ser o líder), mas assumiu o cargo e postou algumas idéias de como seria o jogo. Cada um pegou uma tarefa e foi desenvolvendo, independente dos demais. A gente tinha um lugar tipo um dropbox, onde todo mundo postava as atualizações e todo mundo dava pitaco no trabalho do outro.
Foi até bem legal trabalhar no jogo, mas não rolou.

O que eu acho que causou o fracasso:
- a equipe não estava completa (éramos 3 programadores, depois 2, que não sabiam nem rascunhar os recursos do jogo).
- não tínhamos uma idéia bem fundamentada do resultado final. Acho que esse foi o maior dos problemas
- não tínhamos responsabilidades definidas nem prazos pra entregar os resultados. Acabamos postergando as tarefas indefinidamente. (O projeto não fracassou, está apenas num período de pausa...)
- não conhecíamos as capacidades de nossos colegas.

quando deu certo: Foi nesse concurso anual, o jovem gaia. Eu vi o tema, gastei uns minutos bolando a jogabilidade, os objetivos, o meio-de-campo. Como já tinha lido demais a respeito do GDD, resolvi fazer um. Fiz o que pude, coloquei o máximo de detalhes que consegui imaginar e já comecei a programar antes de chamar a moçada. Chamei os caras que eu precisava e SABIA que iam topar, passei pra eles o GDD. Eles toparam, mas veio uma chuva de perguntas. Que estilo de desenho é pra usar? Quantos e quais sons serão necessários? Qual o prazo? Formato de arquivo?
Essas perguntas me mostraram o quanto o GDD que eu fiz estava furado. Ao invés de refazer, editei ele, como a gente edita alguns tópicos aqui no fórum, colocando "[update - (data)]" e o texto logo em seguida, no meio do texto existente mesmo. Respondi o que pude, o que eu não sabia responder, eu deixava pro pessoal explicar melhor a pergunta ou assumir a responsabilidade, tipo "faça como achar melhor".
Esse processo foi muito bacana, cada hora um assumia a responsabilidade disso ou daquilo, todo mundo preocupado com o prazo e com a qualidade.
Houveram imprevistos, o jogo tinha falhas de concepção que foram corrigidas ao longo do desenvolvimento (algumas ainda precisam ser corrigidas). No final, não atualizávamos mais o GDD, o jogo estava tão arraigado nas nossas cabeças que não precisávamos mais dele. Talvez isso tenha sido um erro, mas não gerou prejuízo.
Foi uma experiência exaustiva e muito divertida. Ainda preciso escrever a história toda pra postar em algum lugar por aqui.

Porque eu acho que deu certo:
- De cara já tínhamos uma boa idéia de onde era pra chegar, portanto sabíamos O QUE era pra fazer.
- Cada um tinha uma função bem definida - e isso não nos impedia de ajudar e opinar a respeito do trabalho dos outros .
- A equipe já se conhecia de antemão, cada um sabia das capacidades e limites dos outros.
- Havia a responsabilidade de entregar o jogo com qualidade de concurso, dentro do prazo do concurso.
- houve um entrosamento bacana entre a equipe.

Nos dois projetos, eu aprendi muita coisa. Trabalhar em equipes é legal mesmo quando dá errado. Mas quando dá certo, é melhor...
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por shatterhand2 Seg 10 Dez 2012, 12:59

Isso de trabalhar a distância depende muito.

Se você tiver pessoas que tenham papéis bem definidos dentro do projeto, isso não é grande problema.

Trabalhar em equipe não significa necessariamente todos pensarem o projeto juntos. Se você tiver uma espécie de "diretor" que pensa o projeto, e os outros fazem suas tarefas específicas, pode funcionar muito bem.

Aqui no fórum, desculpem-me a franqueza, o problema é que a gente tem muitos meninos que ainda não tem autonomia ou maduridade para assumir uma coisa desse tipo.

Eu já trabalhei mais de uma vez com outra pessoa a distância (E nesse momento estou passando por isso novamente). A questão é que a única função da pessoa, sempre, é fazer a parte gráfica do jogo. E minha função como desenvolvedor é dar diretrizes claras para esse cara. Normalmente eu deixo a criação visual do jogo toda a cargo da pessoa, ele só precisa respeitar os tamanhos, resolução, etc etc que eu peço.

Eu também já trabalhei fazendo sites da mesma forma (ganhando dinheiro e tudo). O cara fazia a parte visual e eu programava por trás. Nesse caso era ele quem pensava o site, e eu só tinha que fazer funcionar como ele pedia.

shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por polosam Seg 10 Dez 2012, 13:34

Minha ideia é bizarra e vai receber críticas desfavoráveis, mas o que acham de termos equipes FIXAS? Não que acabe esse negócio de formar na hora pra ajudar alguém, mas seria legal ter alguns times aqui no fórum, futuramente talvez com algum concurso exclusivo para esses times. Escolha do nome, um símbolo pra representar... Seria legal, não acham? revolucionaria o fórum! Claro, quem aceitar entrar para uma equipe fixa deve ter total consciência e responsabilidade com os outros membros...
P.S.: Desculpas públicas ao theguitarmester, eu achei que dava pra ajudar com umas sprites ainda para o concurso anual, mas eu estava desorganizado naquele período e acabei despriorizando o fórum... Foi maus, guitarmester.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por nanos233 Seg 10 Dez 2012, 13:42

Essa ideia do polosam me soou como... FANTÁSTICA!
Eu acho que é uma ideia muito boa, caras, se polida com opinião dos usuários, pode ser sim algo a mais pra incentivar a todos Very Happy
Mas por exemplo, acho que essas equipes fixas deviam ser feitas por seletivas, cada vaga conquistada por mérito próprio ;)

Topic:
Equipes a distância só dão certo da maneira que o shatterhand2 disse. Um gerencia e passa a tarefa para o restante. Pra mim isso facilita e muito o trabalho para todos e praticamente não haverão desentendimentos
nanos233
nanos233

Data de inscrição : 19/07/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 383
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://myspace.com/rusty_bolts

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por theguitarmester Seg 10 Dez 2012, 13:58

Minha ideia é bizarra e vai receber críticas desfavoráveis, mas o que acham de termos equipes FIXAS? Não que acabe esse negócio de formar na hora pra ajudar alguém, mas seria legal ter alguns times aqui no fórum, futuramente talvez com algum concurso exclusivo para esses times. Escolha do nome, um símbolo pra representar... Seria legal, não acham? revolucionaria o fórum! Claro, quem aceitar entrar para uma equipe fixa deve ter total consciência e responsabilidade com os outros membros...
acho que Equipes FIXAS Resultaria em Rixas no Fórum, e não sei se o Fórum está preparado para Equipes Fixas(há uns 100 usuários ativos no fórum), acho que não daria certo.

Polosam, Eu Acabei Desistindo do Projeto, mas não foi só pelo gráficos/imagens(embora isto pesou muito), mas tambem porque houve coisas que eu queria colocar e nao pude.
Obrigado por suas desculpas, você não tinha muito compromisso comigo, até porque você estaria nos Créditos e nas imagens Feitas, mas não ganharia os Prêmios do Concurso(caso eu Visse a ganhar).
Espero ainda fazer uma parceria com você, quem sabe em um outro Concurso?
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por polosam Seg 10 Dez 2012, 14:30

Assim que eu terminar o projeto 'super mendigo' eu estarei com tempo para contribuir com quem me pedir. Theguitarmester, disponha sempre.

https://gmbr.forumeiros.com/t24926-super-mendigo-para-o-concurso-de-ferias?highlight=super+mendigo
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por SIGILOSO Seg 10 Dez 2012, 14:37

Equipes fixas poderiam separar os usuários, quando o que deveria existir na verdade é uma união entre todos os usuários, independente da equipe que participar, sabe? Mas seria um incentivo legal para que pusessem trabalhar em equipe de fato.

Eu geralmente crio meus jogos "sozinho", mas seria impossível listar o nome de todos que colaboram. O pessoal do Covil sempre acompanha o desenvolvimento dos jogos de perto, assim como o Mathaeuz, rafaelgb, Jiraya... Não é por questão de orgulho e mérito, simplesmente me aprofundar em determinadas áreas para que quando for trabalhar em equipe de fato poder ser totalmente útil.
afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por PedroX Seg 10 Dez 2012, 15:36

Egoísmo. Acho que algumas pessoas acham que fazer um jogo sozinho é sinônimo de mais crédito (Apesar de ser mesmo). E por esse motivo não querem compartilhar a Glóriaaaa!
Não acho que seja egoísmo fazer isso. Eu não consigo trabalhar em todas as áreas de um jogo, mas se eu pudesse, várias vezes eu faria tudo. Como diz a sua frase: "O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.". Trabalhar em equipe também é legal.

Facilidade demais. Está tão fácil fazer jogos (Comparado há 10 anos atrás) e trabalhar em equipe (Por causa da internet) que a pessoa prefere fazer tudo sozinha.
Depende do jeito que o jogo vai ser feito. Se a pessoa for copiar imagens da internet e sons, sem dar os créditos, é muito fácil. É mais difícil quando a pessoa usa recursos livres ou tem que os criar.

Planejamento. Essencial, sem um planejamento qualquer membro de equipe fica perdido e com a perspectiva reduzida sobre o projeto. Ou seja, ao chamar alguém pra criar um projeto, tem que mostrar o quanto de trabalho ele vai fazer e até quando.
Esse é um dos pontos chaves. Nada discordo aqui.

Algo que pode prejudicar uma equipe é o sobrecarregamento dos integrantes. Acho que dar pequenas funções os incentiva. Isso não quer dizer que precisa muita gente, basta que a pessoa faça várias pequenas funções.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por JoaoVanBlizzard Seg 10 Dez 2012, 18:21

Na minha opinião,o que mais desgasta são outros compromissos,trabalhos ,escola etc... se voce realmente gosta do que está fazendo,você faz sozinho mesmo e sem reclamar muito,mas poucos citaram isso,mas a culpa tambem é de varios programas que usamos,muitos são complexos de aprender rapido e ofereçem formas de ajustes muito chatos,por exemplo. o gm 8 poderia ter funçoes de modificar o tamanho do personagem dentro da room e não ficar ajustando no sistema de sprite e ficar medindo até o tamanho dar certo,o editor do gm tem poucos recursos comparados aos do flash ,muitas funçoes voce tem que criar do zero,algumas até que ja poderiam ter prontas como um menu de inventario e uma caixa de paragrafos editaveis que diminuissem o numero de codigos e teste que os gamers tem para criar coisas que seriam mais simples para se criar jogos mais longos.
quanto ao trabalho em equipe,acho que deve ter um produtor ja com as fases e os personagens num papel,um spriter e um programador,acho que assim seria mais organizado ao invez de tentar juntar uma turma enorme e fazer tudo as cegas,não deve haver preguiça na elaboração do projeto no papel.é a melhor maneira de saber como o jogo ira se conduzir .
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por All-x Seg 10 Dez 2012, 20:09

Pontos relevantes foram levantados:

- Equipe em um projeto sem fins lucrativos não parece ser interessante;
- Equipes físicas parecem ser mais fáceis de lidar do que as virtuais;
- Equipes virtuais funcionam bem para pequenos projetos;
- Liderança é algo fundamental, alguém de pulso deve comandar;
- Fazer quase tudo sozinho não significa necessariamente egoísmo.

As opiniões se divergem e a maioria se completa, cada um vê de uma maneira diferente esse lance de trabalhar em equipe. Alguns com experiência outros não.

Sobre equipes físicas fica difícil argumentar que é melhor. Realmente é. Mas a estrutura e pessoas de interesse na sua região não são nada fáceis de encontrar.

Aqui na minha cidade encontrei somente pessoas que criam websites. Estes sabem pouco da linguagem e se utilizam mais das automatizações. Designers gráficos são fáceis de achar, mas todos já são profissionais da área e mal se interessam em jogos.

Creio que esse meu problema, seja o problema de muitos aqui. Logo equipes virtuais são as mais viáveis à nós.

Mas qual seria a melhor maneira de fazer isso?

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por shatterhand2 Seg 10 Dez 2012, 23:57

programas que usamos,muitos são complexos de aprender rapido e ofereçem formas de ajustes muito chatos

Isso não é problema do programa nem de formação de equipe. Isso é problema do cara quer sair correndo antes de aprender a engatinhar. É problemático você querer trabalhar em equipe e não saber fazer direito o que está se propondo a fazer.

Primeiro aprenda direito o que você quer fazer, antes de ficar trazendo os outros para o seu barco furado. A não ser que a proposta seja todo mundo aprender junto... mas ai é outro papo.

shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 19 Dez 2012, 02:52

Sendo cincero eu acho que não precisamos formar uma equipe de compromisso para criar um game ,se você fizer amizade com algumas pessoas do forum no facebook por exemplo ja ajudaria a trocar ideias,como eu falei antes,eu crio meus games sozinho,mas quando preciso de uma engine complexa peço pra um amigo fazer pra mim e vice versa,eu acho que fica bem melhor do que dar um compromisso de um projeto que muitas vezes nem chega a começar,entao acho q é mais facil criar o jogo pedindo ajudas alternativas e ajudando tambem,ja diz o ditado:uma mao lava a outra né?

Outra ideia que me imotivaria a entrar numa equipe era a pessoa que teve a ideia do jogo lançar uma demo jogavel com um grafico rascunhado(nada de luxo) para que os possiveis membros saibam o q pode tende a ser feito e criar sprites e senarios inspirado no rascunho original,eu ja vi um jogo da galera que tava meio bugado e eu propuz a ajudar ele na correção dos bugs porque curti a ideia do jogo,acho que fazer uma amostra seria a chava para atrair pessoas a entrarem num projeto de longo ou curto prazo Smile
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por Rodrigo Santiago Qua 19 Dez 2012, 08:26

olha, eu sei pq:
os gamemakers nao vao pensar iguais, o jogo que a equipe decide n agrada a todos, e como as equipes ( a maioria) n tem fins lucrativos, ou pelo menos n sabem se vao lucrar, a equipe acaba se desfazendo. poi criar um jogo q n te agrada e n tem certeza do lucro e muito 'sem graca'.
e o q eu acho!
Rodrigo Santiago
Rodrigo Santiago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por JoaoVanBlizzard Qua 19 Dez 2012, 10:51

Rodrigo Santiago escreveu:olha, eu sei pq:
os gamemakers nao vao pensar iguais, o jogo que a equipe decide n agrada a todos, e como as equipes ( a maioria) n tem fins lucrativos, ou pelo menos n sabem se vao lucrar, a equipe acaba se desfazendo. poi criar um jogo q n te agrada e n tem certeza do lucro e muito 'sem graca'.
e o q eu acho!

Sim,é mais ou menos isso que rola,é dificil agradar a todos,por isso que eu acho que a pessoa que cria a ideia teria que fazer um jogo rascunho e deixar no forum e ver que gosta do jogo ao ponto de querer ajudar na produção,criar jogos as cegas não da muito certo,acredito que o cara que cria um projeto tem que no minimo ter astral de projetar uma fase nem que os personagens sejam stiker,senao o projeto nao sai do papel mesmo
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : [Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] Porque as equipes não dão certo? Empty Re: [Discussão] Porque as equipes não dão certo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos