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[bate-papo] equipes: como fazer dar certo

2 participantes

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Mensagem por dan mira Dom 03 Jul 2011, 00:28

Olá galera GMBR!! como vocês estão?


Antes de falar sobre o assunto principal do tópico eu quero me apresentar e falar um pouco sobre mim.

Bom, meu nome é Daniel tenho 19 anos e moro no interior do estado do rio. estou no segundo período do curso superior
de sistemas da computação pelo Cederj, me interesso muito por jogos e seu desenvolvimento e planejo um dia vir a trabalhar nessa área. E assim como eu muito provavelmente todos aqui gostariam de viver de criar jogos, porisso estamos aqui aprendendo gml, e funções como draw(até hoje não entendi essa função direito) e etc...


É de conheçimento de todos que a melhor maneira de se desenvolver jogos é em equipe(como todas as desenvolvedoras fazem)por motivos muito claros como divisão de trabalho, troca de idéias, maior eficiencia e etc..
Acredito também que quase ou talvez até todos aqui já tiveram uma experiênçia ruim tentando trabalhar em equipe
para desenvolver jogos aqui no forum. todos sabemos também que é dificil uma equipe funcionar a distância, por um monte de fatores:


divergência grande de conheçimento
falta de comrometimento
má liderança
má organização
falta de tempo
e por aí vão.
.

Mas o foco deste bate-papo sobre equipes de desenvolvimento a distância não vai ser o que contribuem para elas não darem certo, mas como obter alternativas e meios que ajudem as equipes a funcionarem..

Então eu gostaria que quem quiser falasse um pouco de uma experiencia ruim que teve trabalhando em equipes( não precisa detalhar nada ou citar nomes), porque você acha que não deu certo e como você acha que uma equipe pode funcionar mesmo sendo a distância, e de o seu comentário sobre o assunto. Eu vo falar da minha pra vocês terem uma noção de como fazer..

Eu uma vez criei uma equipe pra desenvolver um jogo sobre a vida no futebol, a equipe no começo até que estava funcionando, mas pra ser sincero eu tinha muito pouco conhecimento em GM intão só orientava as pessoas a fazerem conforme eu achava que ia ficar bom.. mas tarde veio o desanimo, e o "trabalho" de alguns não era bom então a equipe começou a desandar.. por fim eu uns sairam e eu acabei desanimando e desistindo do projeto..

Pra mim o que fez a equipe não dar certo principalmente foi a falta de entrosamento, de organização e planejamento(o que ocorre em muitas equipes atualmente).

Para as coisas funcionarem quando se trabalha em equipe, eu acho que os integrantes deverião se conheçer melhor, conversar não so sobre o projeto, tentando achar interesses em comum. E a equipe tem que ser organizada, se possivel ter um cronograma e um GDD. acho q isso faria as equipes funcionarem, mesmo q a distância.

Bom, essa é a minha opinião e espero que se interessem pelo tópico e possamos trocar idéias sobre o assunto e melhorar a maneira que as equipes "funcionam" aqui no forum.


Obrigado
dan mira
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Mensagem por guilhermemig17 Dom 03 Jul 2011, 00:45

A maior importância de uma equipe é contato.
Se as pessoas sentarem 1 hora por dia para fazer jogos TODOS JUNTOS, o projeto anda. A gente só vai fazer jogos mesmo quando pararmos tudo para criar jogos.
Não adianta fazer jogos enquanto você mexe no orkut, ou msn. Isso dá desânimo, sempre achei. Existem pessoas que funcionam multiplas tarefas, mas se você não funciona, ou começou agora, tenta dedicar uma parte do dia para o projeto. E o pior momento para se fazer uma coisa é depois. Quer fazer seu jogo? Começa agora.
A boa idéia não é aquela genial, mas sim aquela que a gente tem capacidade de fazer. Que tem animo de fazer!
Acho que roteiro e a primeira parte.
Organização vem de planejamento.
Tem que ser pessoas que você conhece.
Se usar o Team View para projetos online, acho que dá bem certo porque a pessoa é incetivada a fazer!
Isso que importa:FAZER
Minha experiencia é o que você disse.
Desanimo >> Parei.
Obrigado!
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Mensagem por dan mira Seg 04 Jul 2011, 17:23

Você falo no que eu acho ser o mais importânte para uma equipe a distância dar certo..
Tirar um tempo por dia mesmo que não seje muito tempo( meia hora ou uma hora) pra se concentrar somente no projeto, sem fazer outras coisas que podem tirar sua atenção..

ter um tempo pra desenvolver o jogo todos juntos é realmente o ideal em uma equipe, mas é uma coisa não muito fácil de se organizar e fazer.. acho q é importante ter uma alternativa pra issu que não diminua muito o contanto entre os integrantes.
ter reuniões constantes(dia sim dia não, ou semanalmente) com todos evita muitos problemas principalmente o desânimo.

"A boa idéia não é aquela genial, mas sim aquela que a gente tem capacidade de fazer."
esse tema já gerou bastante dirscuções(no bom sentido) aqui no forum. eu penso que devemos ter os pés no chão na hora de planejar um jogo, estar ciente da capacidade do software e da capacidade da equipe.. mas boas idéias mesmo que dificeis de fazer são interessantes..

eu tbm acho que os integrantes tem quer ter um relacionamento não só sobre o projeto mas sobre outras coisas, interesses em comum o tipo de coisa que aproxima mais a equipe.

eu dei uma olhada nesse software que você citou, o TeamViewer, não conheçia ele. Eum ótimmo software para uma equipe poder se comunicar, interagir um com o outro, ffazer apresentações e tal... muito bom mesmo, até instalei aqui no pc.
e ele é freeware para uso não-comercial o que o torna o melhor mesmo pra issu.

quem tiver vontade de ler um pouco mais sobre o teamviewer aqui tah o link do site:
http://www.teamviewer.com/pt/index.aspx












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Mensagem por guilhermemig17 Seg 04 Jul 2011, 17:49

dan mira escreveu:Você falo no que eu acho ser o mais importânte para uma equipe a distância dar certo..
Tirar um tempo por dia mesmo que não seje muito tempo( meia hora ou uma hora) pra se concentrar somente no projeto, sem fazer outras coisas que podem tirar sua atenção..

ter um tempo pra desenvolver o jogo todos juntos é realmente o ideal em uma equipe, mas é uma coisa não muito fácil de se organizar e fazer.. acho q é importante ter uma alternativa pra issu que não diminua muito o contanto entre os integrantes.
ter reuniões constantes(dia sim dia não, ou semanalmente) com todos evita muitos problemas principalmente o desânimo.

"A boa idéia não é aquela genial, mas sim aquela que a gente tem capacidade de fazer."
esse tema já gerou bastante dirscuções(no bom sentido) aqui no forum. eu penso que devemos ter os pés no chão na hora de planejar um jogo, estar ciente da capacidade do software e da capacidade da equipe.. mas boas idéias mesmo que dificeis de fazer são interessantes..

eu tbm acho que os integrantes tem quer ter um relacionamento não só sobre o projeto mas sobre outras coisas, interesses em comum o tipo de coisa que aproxima mais a equipe.

eu dei uma olhada nesse software que você citou, o TeamViewer, não conheçia ele. Eum ótimmo software para uma equipe poder se comunicar, interagir um com o outro, ffazer apresentações e tal... muito bom mesmo, até instalei aqui no pc.
e ele é freeware para uso não-comercial o que o torna o melhor mesmo pra issu.

quem tiver vontade de ler um pouco mais sobre o teamviewer aqui tah o link do site:
http://www.teamviewer.com/pt/index.aspx

Fico feliz se gostou do meu post^^,.
Sobre essa idéia de fazer jogos dficeis, ou fáceis, eu concordo com você.
Mas jogos dificeis tem que ser feitos mais como didático do que sério, depois que conseguimos aperfeiçoar, dai é um optimo momento para começar...
Isso levanta outra questão:
A equipe tbm tem que treinar, fazer exercicios.
Ela tbm é como se fosse um ser humano, precisa ser aperfeiçoada.
Por isso que estudar na equipe, e fazer jogos didáticos nela é muito bom.
Obrigado!
guilhermemig17
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Mensagem por dan mira Seg 04 Jul 2011, 18:19

eu fico feliz de alguém ter se interessado no tópico. Happy

É verdade... projetos difíceis deveriam ser levados mais pra aprendizado, adquirir experiência..

sobre esse ponto que vc falo: pra mim, treinar e se aperfeiçoar em equipe deveria ser o ponto principal, pq nenhum de nós já trabalha na área de desenvolvimento de jogos e esse é um forum que tem como foco o aprendizado.
é claro que consequentemente criariamos jogos, mas eu acho que estamos criando jogos pra aprender ao invés de aprender pra criar jogos.
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