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Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
+6
vinians
Mr. Kaleb
PedroX
Anderson3d
Crhonos
nanos233
10 participantes
Página 1 de 1
Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Eae pessoal! beleza?
Uma pergunta que nunca se cala: Por que raramente as equipes criadas no fórum vão adiante?
Sempre tem aquele entusiasmo no inicio do projeto, na hora que todos planejam como será o tal jogo, porém, em menos de 1 mês a equipe está totalmente desanimada com tudo, portanto, decidem parar e a equipe acaba ali.
É claro que podem existir equipes diferentes, isso foi só um exemplo. Enfim...
Pra você, o que é importante pra manter a união e o entusiasmo da equipe sempre?
Acha que é possível sim criar uma equipe de sucesso via internet? Ou apenas dá certo a equipe das pessoas que moram próximas?
Vamos à discussão! Dê sua opinião!
Uma pergunta que nunca se cala: Por que raramente as equipes criadas no fórum vão adiante?
Sempre tem aquele entusiasmo no inicio do projeto, na hora que todos planejam como será o tal jogo, porém, em menos de 1 mês a equipe está totalmente desanimada com tudo, portanto, decidem parar e a equipe acaba ali.
É claro que podem existir equipes diferentes, isso foi só um exemplo. Enfim...
Pra você, o que é importante pra manter a união e o entusiasmo da equipe sempre?
Acha que é possível sim criar uma equipe de sucesso via internet? Ou apenas dá certo a equipe das pessoas que moram próximas?
Vamos à discussão! Dê sua opinião!
Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Um dos problemas, é que quando você faz uma equipe você tem como objetivo fazer um tal jogo. Só que para a maioria dos membros da equipe o jogo é visto como o jogo do criador da equipe, e não como um jogo da equipe em si.
Então, "pra que que eu vo ficar fazendo jogo dos outros, eu vo é fazer o meu proprio" é mais ou menos isso que a maioria das pessoas pensam.
Ou outro caso, o programador e o sonoplasta fazem um trabalho exepcional, mas o spriter demora e quase não faz nada, ai o programador e o sonoplasta ja desanimam, ai eles decidem depois de um tempo achar um novo spriter, mas não acham nenhum e o projeto fica parado até sair todo entusiasmo.(pode ocorrer com outras combinaçoes)
Ou até mesmo a equipe pode não gostar do autoritarismo do lider, o lider pode não gostar da falta de entrosação da equipe, uma equipe em comuna não consegue se entender.
Enfim, tem varias possibilidades u.u
Então, "pra que que eu vo ficar fazendo jogo dos outros, eu vo é fazer o meu proprio" é mais ou menos isso que a maioria das pessoas pensam.
Ou outro caso, o programador e o sonoplasta fazem um trabalho exepcional, mas o spriter demora e quase não faz nada, ai o programador e o sonoplasta ja desanimam, ai eles decidem depois de um tempo achar um novo spriter, mas não acham nenhum e o projeto fica parado até sair todo entusiasmo.(pode ocorrer com outras combinaçoes)
Ou até mesmo a equipe pode não gostar do autoritarismo do lider, o lider pode não gostar da falta de entrosação da equipe, uma equipe em comuna não consegue se entender.
Enfim, tem varias possibilidades u.u
Última edição por Crhonos em Ter 25 Jan 2011, 00:05, editado 1 vez(es)
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Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Basicamente se resume em:
1- utopia de criar MMORPGs;
2- egocentrismo do criador da equipe;
3- pessoas que vivem rotinas em turnos invertidos fazem parte da mesma equipe o que ocasiona em não ter compatibilidade de horários;
4- infantilidade e imaturidade de membros da equipe.
Fora isso ainda existem n fatores.
1- utopia de criar MMORPGs;
2- egocentrismo do criador da equipe;
3- pessoas que vivem rotinas em turnos invertidos fazem parte da mesma equipe o que ocasiona em não ter compatibilidade de horários;
4- infantilidade e imaturidade de membros da equipe.
Fora isso ainda existem n fatores.
Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
-Tudo vai da dedicacao da equipe. Se um nao for dedicado a equipe nao ira muito a diante.
-Tem tambem a diferenca de horarios que cada um tem disponivel. Assim nao da certo.
-Tem tambem o conhecimento de cada um na area que vai atuar. Por exemplo, o cara faz um codigo perfeito para o player, mas o spriter faz um sprite bem ruinzinho para ele.
-Acho que o criador da equipe tem que escolher bons integrantes, mandando o convite por MP, ai ele cria um topico e adiciona esses integrantes, ai no topico ele coloca mais informacoes sobre o que fazer e quando fazer. Resumindo, ele deve por no topico so as informacoes, mas escolher ele faz por MP.
Pode ate escolher no topico, mas deve avaliar bem os candidatos.
FLW
-Tem tambem a diferenca de horarios que cada um tem disponivel. Assim nao da certo.
-Tem tambem o conhecimento de cada um na area que vai atuar. Por exemplo, o cara faz um codigo perfeito para o player, mas o spriter faz um sprite bem ruinzinho para ele.
-Acho que o criador da equipe tem que escolher bons integrantes, mandando o convite por MP, ai ele cria um topico e adiciona esses integrantes, ai no topico ele coloca mais informacoes sobre o que fazer e quando fazer. Resumindo, ele deve por no topico so as informacoes, mas escolher ele faz por MP.
Pode ate escolher no topico, mas deve avaliar bem os candidatos.
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Tem o fato de que morar em lugares diferentes, horários, entusiasmo de uns e desânimo de outros, e o desânimo é contagioso, o desacordo de uns ao criar um jogo que outro não gosta, e ai vai.
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Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Acho que para trabalhar em equipe temos que ter além do entrosamento e horários compatíveis etc uma organização impecável e uma maneira de compartilhamento do projeto como um todo.
Para que todos possam compartilhar todas as informações do projeto o ideal é termos um arquivo que descreva detalhadamente este projeto, esse arquivo é chamado GDD (Game Design Document) ele tem tudo, desde a história do game até detalhes sobre cada personagem, inimigo etc. É necessário também arquivos sobre atualizaçoes e outro arquivo sobre o que será feito. Esses arquivos geralmente se chamam respectivamente HISTORY.txt e TODO.txt, neles os membros da equipe sabem o que já foi feito e por quem além das tarefas necessárias.
Outra coisa importamente é manter uma equipe com poucas pessoas. No caso de equipes on-line, eu acho que a qualidade vale mais que a quantidade, pois fica mais fácil coordenar o trabalho dos membros.
Também é importante todos saberem que haverá um momento em que o entusiasmo inicial do projeto será drasticamente abalado, isso é normal com qualquer projeto, mas a equipe deve se compromenter em continuar trabalhando mesmo nesses momentos. Toda equipe deve ter um lider que saiba coordenar as tarefas mas que não seja autoritário nem arrogante. Se a equipe contiver por exemplo mais de 1 programador, um não deve mudar um script do outro sem antes conversar com o outro, pois isso é muito desagradável. Um script pode ser escrito de diversas maneiras não necessariamente a sua seria a melhor.
Uma coisa que é muito importante também é a padronização como nomeação dos elementos, arquivos etc Por exemplo, um objeto pode ser chamado objTiroInimigo ou obj_tiro_inimigo ou obTiro_inimigo etc temos que ter uma coesão de todos pois senão o seu trabalhao ficará muito desorganizado. Todos devem ter um consenso e isso inclusive deve estar especificado no GDD.
Basicamente é isso!
Para que todos possam compartilhar todas as informações do projeto o ideal é termos um arquivo que descreva detalhadamente este projeto, esse arquivo é chamado GDD (Game Design Document) ele tem tudo, desde a história do game até detalhes sobre cada personagem, inimigo etc. É necessário também arquivos sobre atualizaçoes e outro arquivo sobre o que será feito. Esses arquivos geralmente se chamam respectivamente HISTORY.txt e TODO.txt, neles os membros da equipe sabem o que já foi feito e por quem além das tarefas necessárias.
Outra coisa importamente é manter uma equipe com poucas pessoas. No caso de equipes on-line, eu acho que a qualidade vale mais que a quantidade, pois fica mais fácil coordenar o trabalho dos membros.
Também é importante todos saberem que haverá um momento em que o entusiasmo inicial do projeto será drasticamente abalado, isso é normal com qualquer projeto, mas a equipe deve se compromenter em continuar trabalhando mesmo nesses momentos. Toda equipe deve ter um lider que saiba coordenar as tarefas mas que não seja autoritário nem arrogante. Se a equipe contiver por exemplo mais de 1 programador, um não deve mudar um script do outro sem antes conversar com o outro, pois isso é muito desagradável. Um script pode ser escrito de diversas maneiras não necessariamente a sua seria a melhor.
Uma coisa que é muito importante também é a padronização como nomeação dos elementos, arquivos etc Por exemplo, um objeto pode ser chamado objTiroInimigo ou obj_tiro_inimigo ou obTiro_inimigo etc temos que ter uma coesão de todos pois senão o seu trabalhao ficará muito desorganizado. Todos devem ter um consenso e isso inclusive deve estar especificado no GDD.
Basicamente é isso!
Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
1 - MMORPGS,Já perceberam que toda a Equipe gosta de Criar MMORPGS?
2 - Pessoas que Vivem em Turnos Diferentes - Como Ja dito
3 - Infantilidade e Brigas,nenhuma equipe nunca passou por Caos ou Brigas Entre os Menbros
4 - Entusiasmo
5 - Sem Compromisso - Pessoas sem compromisso nunca lembram que tem que devolver aquilo no proximo dia,tem que fazer aquilo outra hora,e esuqeçe de mandar,e as vezes criam desculpas
6 - Problemas com Tudo,A equipe nao se gera,ela nao da uma fonte para se trabalhar,ela espera o Admin dar uma Fonte,elas nao tão ideias,geram discusoes e Brigas quando alguen no grupo da uma ideia.
So Isso magina é Bem pouco .-.
Pois isso ja aconteçeu na Solar Games,Tudo isso citado.
2 - Pessoas que Vivem em Turnos Diferentes - Como Ja dito
3 - Infantilidade e Brigas,nenhuma equipe nunca passou por Caos ou Brigas Entre os Menbros
4 - Entusiasmo
5 - Sem Compromisso - Pessoas sem compromisso nunca lembram que tem que devolver aquilo no proximo dia,tem que fazer aquilo outra hora,e esuqeçe de mandar,e as vezes criam desculpas
6 - Problemas com Tudo,A equipe nao se gera,ela nao da uma fonte para se trabalhar,ela espera o Admin dar uma Fonte,elas nao tão ideias,geram discusoes e Brigas quando alguen no grupo da uma ideia.
So Isso magina é Bem pouco .-.
Pois isso ja aconteçeu na Solar Games,Tudo isso citado.
Nicolas- Data de inscrição : 23/02/2010
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Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Hmmm... Não é preciso nem discutir esse assunto, pois já de cara nós podemos perceber por que toda santa equipe não vai adiante. Algumas tem sucesso, mais é a minoria, a maioria se dá mal.
Tem também a utopia de criar MMORPGs. O cara nunca fez um jogo na vida, é novato no Game Maker e no fórum, já cria um tópico pra criar um Ragnarok ou um MU da vida, assim não dá.
E também a inatividade dos membros. Há o conflito de horários, como já foi dito, mas não é só o conflito de horários, as vezes você dá o email de contato(MSN) e os caras nem entram para discutir sobre o jogo. (Até hoje o danielxd não entrou no MSN)
Há várias coisas, desanimadoras, que fazem a equipe não seguir adiante. É por isso que prefiro fazer meus jogos sozinho, mas eu faria uma equipe, pelo menos uma dupla, com alguém que realmente se interessasse - alguém como o dharrison, por exemplo.
Sobre a questão da desorganização, podemos usar o conceito do vinians, que é separar cada coisa em pequenos arquivos. A equipe que quiser ter sucesso em sua jornada e seguir adiante, terá que seguir esses conceitos básicos:
- Organize seus projetos
- Nunca perca o entusiasmo
- Sempre discuta com os membros o melhor horário de trabalho
- Não espere pelos outros, planeje as idéias que você tem, discuta com os demais membros e o coordenador/diretor dela, para ver se concordam.
- Analise as propostas com calma, não há necessidade de utilizar-se de palavras de baixo calão ou símbolos de ignorância(tal como este -> ¬¬).
Seguindo estes conceitos, creio que terão um ótimo desenvolvimento!
Tem também a utopia de criar MMORPGs. O cara nunca fez um jogo na vida, é novato no Game Maker e no fórum, já cria um tópico pra criar um Ragnarok ou um MU da vida, assim não dá.
E também a inatividade dos membros. Há o conflito de horários, como já foi dito, mas não é só o conflito de horários, as vezes você dá o email de contato(MSN) e os caras nem entram para discutir sobre o jogo. (Até hoje o danielxd não entrou no MSN)
Há várias coisas, desanimadoras, que fazem a equipe não seguir adiante. É por isso que prefiro fazer meus jogos sozinho, mas eu faria uma equipe, pelo menos uma dupla, com alguém que realmente se interessasse - alguém como o dharrison, por exemplo.
Sobre a questão da desorganização, podemos usar o conceito do vinians, que é separar cada coisa em pequenos arquivos. A equipe que quiser ter sucesso em sua jornada e seguir adiante, terá que seguir esses conceitos básicos:
- Organize seus projetos
- Nunca perca o entusiasmo
- Sempre discuta com os membros o melhor horário de trabalho
- Não espere pelos outros, planeje as idéias que você tem, discuta com os demais membros e o coordenador/diretor dela, para ver se concordam.
- Analise as propostas com calma, não há necessidade de utilizar-se de palavras de baixo calão ou símbolos de ignorância(tal como este -> ¬¬).
Seguindo estes conceitos, creio que terão um ótimo desenvolvimento!
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Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
@Vinians
Falou tudo!
@topic
Esqueci de dizer que tem gente que chega e é iniciante e faz assim:
O que esse cara vai fazer?
Ele quer que todo mundo trabalhe para ele, ele nao faca nada, e ainda ele fique com os creditos do jogo sem fazer nada, pelo simples fato de criar a equipe? E o cara acha que algum 'programador bem avancado' vai querer fazer isso...
FLW
Falou tudo!
@topic
Esqueci de dizer que tem gente que chega e é iniciante e faz assim:
Ola gente, eu cheguei agora no GMBR e eu quero fazer um MMORPG muito legal, com itens diversos, varios lugares etc. Preciso de:
Programador bem avancado
Spriter
Mapper
Criador de musicas
etc
O que esse cara vai fazer?
Ele quer que todo mundo trabalhe para ele, ele nao faca nada, e ainda ele fique com os creditos do jogo sem fazer nada, pelo simples fato de criar a equipe? E o cara acha que algum 'programador bem avancado' vai querer fazer isso...
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Alguns dos pontos:
• Falta de organização
• Falta de maturidade
• Falta de responsabilidade
• Junto e misturado - é sempre bom formar uma equipe com membros do mesmo nível.
Tudo se resume em mais ou menos isso.
• Falta de organização
• Falta de maturidade
• Falta de responsabilidade
• Junto e misturado - é sempre bom formar uma equipe com membros do mesmo nível.
Tudo se resume em mais ou menos isso.
Última edição por Suadao em Ter 25 Jan 2011, 22:04, editado 1 vez(es)
Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Minha equipe não é assim, a Nuintendo nunca vai acabar...Suadao escreveu:• Falta de organização
• Falta de maturidade
• Falta de responsabilidade
• Junto e misturado - é sempre bom formar uma equipe com membros do mesmo nível.
Falta de maturidade eu concordo, eu e o dharrison administramos a equipe, o dhaarrison teve umas tretas la na vida dele e ficou um tempo fora, daí todos saíram da equipe para participar de outras equipes (falta de responsabilidade pois se comprometeram com a Nuintendo). Agora que ja sei o paradeiro do Davidh, e to sabendo qq ta acontecendo lá e vou formar a equipe novamente.
Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Interessantes respostas...
Estou gostando de ver! hehe
Vamo lá pessoal, postem mais!
Estou gostando de ver! hehe
Vamo lá pessoal, postem mais!
Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Nada a declarar... Sinceramente não vejo como uma equipe dar certo sem que os membros já se conheçam de muito tempo e com níveis iguais ou muito próximos.Minha equipe não é assim, a Nuintendo nunca vai acabar...
Falta de maturidade eu concordo,
Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
.Falta de maturidade eu concordo, eu e o dharrison administramos a equipe, o dhaarrison teve umas tretas la na vida dele e ficou um tempo fora, daí todos saíram da equipe para participar de outras equipes (falta de responsabilidade pois se comprometeram com a Nuintendo). Agora que ja sei o paradeiro do Davidh, e to sabendo qq ta acontecendo lá e vou formar a equipe novamente
Cara eles nao se Comprometem com Nada,não pq se entro numa equipe que se vai ficar nela pro resto da sua vida.
Um dia algeun ou 3 vão sair dela.
Quando voce cria equipes,e alguen sai se nao pode implorar para ele ficar,se tem que ver que funcionarios XD,vao e vem(e um joguin O.O_
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Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
disso eu sei, mas para eles iso é uma brincadeira, entram numa eqipe hoje e saem amanhã entenderam? e anderson eu quis dizer que se depender de mim a Nuintendo não vai acabar, sempre que for corrompida eu a formarei denovo
Re: Equipes, por que raramente vão adiante?[Discussão]
Entendo Como é Ja Tive esse Problema.disso eu sei, mas para eles iso é uma brincadeira, entram numa eqipe hoje e saem amanhã entenderam? e anderson eu quis dizer que se depender de mim a Nuintendo não vai acabar, sempre que for corrompida eu a formarei denovo
Para você forma-la denovo você derá de der Pelo Menos 1 Menbro nela,senão é so desistir.
De Fé.
Realmente tem de ser um otimo diretor para de ajudar,coisa que eu nao tenho todos os meus diretores de vez enquando apareçem e tbm quase nunca falam nada.
Por isso so eu consigo realmente mandar na equipe é mt dificil para min fazer tudo sozinho!(Praticamente)
PQ memso eles nao falarem de vez enquando falam e tão uma ajuda.
Nicolas- Data de inscrição : 23/02/2010
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