GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


problemas com codigo Random!

5 participantes

Ir para baixo

problemas com codigo Random! Empty problemas com codigo Random!

Mensagem por peixoto Sáb 03 Nov 2012, 21:28

Bem, eu estava tentando fazer um sistema de fogo no meu jogo, usando o código:

Código:
fogoespalha = random(130)
fogoespalha2 = random(32)
if fogoespalha = 8
{
instance_create(x+fogoespalha2,y+fogoespalha2,obj_fire)
}
(no step)
porém, o comando random() não parece estar funcionando.
Alguem poderia identificar para min o erro no código?
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : problemas com codigo Random! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com codigo Random! Empty Re: problemas com codigo Random!

Mensagem por Luca$ Sáb 03 Nov 2012, 21:38

Qual o erro que está dando?
Se for uma mensagem de erro,mostre-nos.

Se for porque a instancia não está sendo criada,é porque a taxa de porcentagem está muito baixa, 1/16.
Luca$
Luca$

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios : problemas com codigo Random! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com codigo Random! Empty Re: problemas com codigo Random!

Mensagem por peixoto Sáb 03 Nov 2012, 21:43

Não dá mensagens de erro, porém não funciona(o que é estranho,pois em um outro objeto está funcionando perfeitamente).

E não compreendo o por que disso!
edit:
Parece ter funcionado agora, continuo sem entender o problema, mas ao menos agora funcionou.
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : problemas com codigo Random! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com codigo Random! Empty Re: problemas com codigo Random!

Mensagem por All-x Sáb 03 Nov 2012, 22:03

Cara a probabilidade de fogoespalha ser exatamente 8 é mínima. A função random() pega números de ponto flutuante (8.4, 129.3 e etc) logo para ser exatamente 8 fica difícil.

Use irandom(), ela pega números inteiros de 0 a X. No teu caso fogoespalha teria 1/130 (0,7%) de chance ser 8.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : problemas com codigo Random! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com codigo Random! Empty Re: problemas com codigo Random!

Mensagem por Luca$ Sáb 03 Nov 2012, 22:18

Se pelo menos você nos falasse oque está realmente dando errado,seria mais fácil.
Luca$
Luca$

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios : problemas com codigo Random! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com codigo Random! Empty Re: problemas com codigo Random!

Mensagem por felipe.fonsecadepaula Dom 04 Nov 2012, 01:23

fogoespalha = random(130)
fogoespalha2 = random(32)
if fogoespalha = 8
{
instance_create(x+fogoespalha2,y+fogoespalha2,obj_fire)
}

Se o codigo é exatamente esse voce errou no IF, pois voce esta dizendo que fogoespalha esta recebendo 8 e nao igual a 8.

Mas creio que nao seja esse o erro, pois isso daria um aviso de erro.

É oq disseram, é quase impossivel o espalhafogo ser igual a 8 pois a quantidade de valores entre 0 e 130 que o random pode gerar é infinito.

Para usar o random dessa maneiro é melhor voce escolher um IF que se torna verdadeiro para valores > ou < que um valor que vc queira.

E de preferencia faca random(10) e escolhe por ex: if espalhafogo >9.

Dessa forma tem 10% de chances de gerar fogo, oq nao eh tao grande.

felipe.fonsecadepaula
felipe.fonsecadepaula

Games Ranking : Nota C

Data de inscrição : 21/08/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 97
Prêmios : problemas com codigo Random! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com codigo Random! Empty Re: problemas com codigo Random!

Mensagem por PedroX Dom 04 Nov 2012, 11:54

Há variáveis desnecessárias, você pode fazer assim:

Código:
if (irandom(130)==8)
{
var r;
r = irandom(32);
instance_create(x+r, y+r, obj_fire)
}

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : problemas com codigo Random! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com codigo Random! Empty Re: problemas com codigo Random!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos