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Problemas com Random
4 participantes
Página 1 de 1
Problemas com Random
Salve galerinha do mal,
I Have a Problema!!
Não sei se todos sabem mas o comando random, não só na GML mas em outras linguagens também, não funciona como um "verdadeiro aleatório". O computador nunca teve como verdadeiramente escolher um determinado valor, ele segue sempre um mesmo padrão.
Bem, ai vem o problema:
Estou criando um game de simulador de Criação de Peixes
Para isso eu estou simulando um ambiente e talz, com datas, estações do ano, tempo, temperatura dop ambiente, etc.
Para a temperatura, além das estações do ano, eu uso um fator randomico para alterar (Nunca confie no homem do tempo kkk)
algo como tipo...
IF bla bla bla...
temperatura += random(1)-0.5;
Ou seja a cada hora, ele irá rodar isso, e a temperatura pode variar por hora entre -0,5 e + 0,5, porém como o random usa uma sequencia lógica, a temperatura varia somente entre 24 e 26 (caso o padrão seja 25).
Isto significa que se criarmos um jogo de sorte em que o comando random definirá o destino dos jogadores, mesmo que um saia na frente, ambos chegarão ao seu destino praticamente juntos. (Como quando pegamos transito e por mais que mudemos de faixa e a faixa visinha pareça andar mais rápido, vemos o mesmo cara que fechou agente a 50km atrás)
Obs.: Já tentei trabalhar com o comando random_set_seed(seed)
Valeu Galera!!
I Have a Problema!!
Não sei se todos sabem mas o comando random, não só na GML mas em outras linguagens também, não funciona como um "verdadeiro aleatório". O computador nunca teve como verdadeiramente escolher um determinado valor, ele segue sempre um mesmo padrão.
Bem, ai vem o problema:
Estou criando um game de simulador de Criação de Peixes
Para isso eu estou simulando um ambiente e talz, com datas, estações do ano, tempo, temperatura dop ambiente, etc.
Para a temperatura, além das estações do ano, eu uso um fator randomico para alterar (Nunca confie no homem do tempo kkk)
algo como tipo...
IF bla bla bla...
temperatura += random(1)-0.5;
Ou seja a cada hora, ele irá rodar isso, e a temperatura pode variar por hora entre -0,5 e + 0,5, porém como o random usa uma sequencia lógica, a temperatura varia somente entre 24 e 26 (caso o padrão seja 25).
Isto significa que se criarmos um jogo de sorte em que o comando random definirá o destino dos jogadores, mesmo que um saia na frente, ambos chegarão ao seu destino praticamente juntos. (Como quando pegamos transito e por mais que mudemos de faixa e a faixa visinha pareça andar mais rápido, vemos o mesmo cara que fechou agente a 50km atrás)
Obs.: Já tentei trabalhar com o comando random_set_seed(seed)
Valeu Galera!!
Re: Problemas com Random
- Código:
random_set_seed(random(1024));
tempertura+=random(1)-0.5;
Re: Problemas com Random
ixxx, já deixei o random controlando um random com um fator randomico e nada
faça um teste.
coloque no evento step de um objeto o seguinte código:
a=0;
random_set_seed(random(1024))
if random(1) < 0.5
a+=1
else
a-=1
inicie em debug mode e adicione a linha: objeto.a
o número irá variar entre -1 e 1 mas nunca além disso...
ah sim, basta executar o comando randomize() que ele muda o seed...
faça um teste.
coloque no evento step de um objeto o seguinte código:
a=0;
random_set_seed(random(1024))
if random(1) < 0.5
a+=1
else
a-=1
inicie em debug mode e adicione a linha: objeto.a
o número irá variar entre -1 e 1 mas nunca além disso...
ah sim, basta executar o comando randomize() que ele muda o seed...
Última edição por Borgo em Qua 07 Jan 2009, 22:29, editado 1 vez(es)
Re: Problemas com Random
Não entendi nada o que disse xD
Mas vendo o código, acho você pode tentar:
Para ter um valor absoluto do random.
Valeu!
Mas vendo o código, acho você pode tentar:
- Código:
temperatura += abs(random(1))-0.5;
Para ter um valor absoluto do random.
Valeu!
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Re: Problemas com Random
Não é isso...
Pense o seguinte, vc cria um jogo do tipo caça níqueis e usa o fator randomico para os premios, algo como if random(1) > 0.5 premio='GANHOU'
exatamente 50% das pessoas irão ganhar, este comando tende a agir como uma balança, se um dos números foi menor que 0.5 o próximo será maio, e assim por diante.
Não existe um comando do tipo jogar_dados(numero_de_dados)? kkkkk
Edit: Obs.: tentei usar o comando choose e acontece o mesmo. Vi que em algumas linguagens de programação existe um comando chamado shuffle (aleatório) que não sei como, criaram um algorítmo que realmente escolhe... aleaoriamente!! Mas isso não existe na GML.
Pense o seguinte, vc cria um jogo do tipo caça níqueis e usa o fator randomico para os premios, algo como if random(1) > 0.5 premio='GANHOU'
exatamente 50% das pessoas irão ganhar, este comando tende a agir como uma balança, se um dos números foi menor que 0.5 o próximo será maio, e assim por diante.
Não existe um comando do tipo jogar_dados(numero_de_dados)? kkkkk
Edit: Obs.: tentei usar o comando choose e acontece o mesmo. Vi que em algumas linguagens de programação existe um comando chamado shuffle (aleatório) que não sei como, criaram um algorítmo que realmente escolhe... aleaoriamente!! Mas isso não existe na GML.
Re: Problemas com Random
Coisa engraçada:
- Código:
if random(3) > 1.5
Re: Problemas com Random
Num deu também...
Vou dar uma estudada legal e ver se consigo criar um algoritmo que faça isso direitinho...
Última edição por Borgo em Qui 08 Jan 2009, 01:14, editado 2 vez(es)
Re: Problemas com Random
cara tente sortear o seed com um valor q muda no jogo, por exemplo a posição do mouse
Re: Problemas com Random
KKKK Vacilei!!!
se usar:
randomize()
if random(1)>0.5
{
bla bla bla
}
funciona...
Como agora eu só estava fazendo uns testes, fazia em cima do script:
a=0;
randomize()
if random(1)>0.5
a+=1;
else
a-=1;
Mas, esqueci do a=0 do começo, logo, ele sempre zera a variavel a antes de somar ou subtrair 1, ou seja... NUNCA iria passar de -1 e 1
Bem, então a solução do problema é
randomize()
if random(x)>y
Esse comando randomize() gera esse seed, mas a idéia da coordenada do mouse achei sensacional!!!
Valeu galera, vacilo meu... deve ser o sono hehehe
se usar:
randomize()
if random(1)>0.5
{
bla bla bla
}
funciona...
Como agora eu só estava fazendo uns testes, fazia em cima do script:
a=0;
randomize()
if random(1)>0.5
a+=1;
else
a-=1;
Mas, esqueci do a=0 do começo, logo, ele sempre zera a variavel a antes de somar ou subtrair 1, ou seja... NUNCA iria passar de -1 e 1
Bem, então a solução do problema é
randomize()
if random(x)>y
Esse comando randomize() gera esse seed, mas a idéia da coordenada do mouse achei sensacional!!!
Valeu galera, vacilo meu... deve ser o sono hehehe
Re: Problemas com Random
mas a idéia da coordenada do mouse achei sensacional!!!
valeu cara, e olha só, nem me liguei tambem, ele sempre seta pra zero, auaheuaheu, nunca ia da mesmo, vlw!
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