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[scripts]Salve imagens em "*.txt"

3 participantes

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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por William Lima Qui 25 Out 2012, 11:50

Nome: Image to txt converter

Descrição:
Esses são alguns scripts para "criptografar" imagens com as funções file_bin[...] com o format "*.txt"(pode-se usar outros formatos também).
Na verdade esse método é lento ainda, para imagens de alta resolução mais precisamente. Recomenda-se usar em imagens com resoluções inferiores a 32x32.
Caso tenham idéias para aprimorar o sistema ou encontrem bugs comentem.

Argumentos e scripts:
Código:
bin_export('nome_do_arquivo.txt',sprite que deseja exportar)
bin_import_sprite('nome_do_arquivo.txt',image_numb,remove_back,smooth,xorig,yorig)

Download:
Download com conversor
Download sem conversor

Conteúdo do zip:
-1 conversor de imagens em *.txt;
-1 arquivo *.gml para importar os scripts diretamente no GM;
-1 pasta com 2 imagens em *.txt e um gmk de exemplo.

Obs:O conversor buga quando você aperta cancelar na hora de salvar ou carregar uma imagem, ele foi feito rapidamente apenas para agilizar a conversão!


Última edição por William Lima em Qui 25 Out 2012, 20:02, editado 1 vez(es)
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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty Re: [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por Luca$ Qui 25 Out 2012, 12:36

Ótima engine cara

Queria saber,se tem algum jeito de salvar a imagem,em PNG-24Bit,pois me falaram que é editando os bits que faz isso =/
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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty Re: [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por William Lima Qui 25 Out 2012, 19:48

Creio que quando o GM salva em ".png" ele cria automaticamente em 32-bits.
Não entendo muito como funciona o sistema de cores em 32-bits. Acho que seria bom você dar uma procurada por alguma DLL ou Extensão.
Obrigado pelo "Ótima engine cara".

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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty Re: [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por luiz_eldorado Qui 25 Out 2012, 19:57

Porque este ZIP está tão pesado? Você colocou o executável nele? Por favor tire e deixe só o GMK, eu estou ansioso para ver como funciona isto.
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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty Re: [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por William Lima Qui 25 Out 2012, 19:59

O "Zip" tem um conversor de imagens em *.txt!
Por isso pesa pouco mais de 1 MB.
Mas vou separar os arquivos e colocar mais um link.

Edit:
-Adicionado 1 link sem o conversor (peso de 13,7 kb).
Extraia para ~lhe usar!
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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty Re: [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por Luca$ Qui 25 Out 2012, 20:18

William,eu tive uma conversa com um mentor da GMC,e olha oque ele me respondeu:

...Converting from 24 to 32 means adding zeros (binary) and 32 to 24 means dropping the fourth byte. You could therefor get GM to save the 32bit image to the temp_directory and then read it a byte at a time, writing 3 bytes and discarding the fourth to the a save location. You will however still need to preserve any file header information.

In any event, reducing the bits will affect the quality and may result in color mis-matches. The number of colors in 24bit remains unaltered however the spectrum is likely to be different. It is a bit like trying to cram the contents of a suitcase into a smaller one - some things get left out.

Se não entender,é só traduzir no google Smile

Só não faço isso que ele me explicou porque não entendo nada de binarios...
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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty Re: [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por William Lima Qui 25 Out 2012, 20:52

Olha pelo que entendi o sistema de cores 32-bits é formado por 8 bits x 4 cores(CMYK) as quais são:
-C-Ciano;
-M-Magenta;
-Y-Amarelo;
-k-Preto; (blac'K')

Já o sistema de 24-bits é formado por 8 bits x 3 cores(RGB) as quais são:
-R-Vermelho;
-G-Verde;
-B-Azul;

Percebendo isso, eu notei que nesse sistema que usei, provavelmente eu importo uma imagem em *.txt no padrão de 24-bits. Pois para guardar a imagem em um arquivo file_bin eu salvei as cores em RGB e assim as carreguei em RGB também. Logo temos uma imagem 24-bit. Eu acho.
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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty Re: [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por luiz_eldorado Qui 25 Out 2012, 21:28

Legal a engine, mas muito lento. Você dá um loop usando as funções de getpixel (que são lentas). Seria bom para "proteger" as sprites quando são externas para não copiarem facilmente, mas isso é realmente lento. E o arquivo gerado é mais pesado.

William Lima escreveu:Percebendo isso, eu notei que nesse sistema que usei, provavelmente eu importo uma imagem em *.txt no padrão de 24-bits. Pois para guardar a imagem em um arquivo file_bin eu salvei as cores em RGB e assim as carreguei em RGB também. Logo temos uma imagem 24-bit. Eu acho.
Mas o que ele procura é um PNG nesse formato. PNG é um formato difícil de lidar assim como todos os outros, menos o BMP, que usa 24 bits, mas o arquivo é bem maior porque ele guarda o RGB de cada pixel (como esta engine faz). Existe um manipulador de BMP, feito pelo Ninja8086.
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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty Re: [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por William Lima Qui 25 Out 2012, 21:39

Sim, eu já havia citado no início o que você falou agora!
É lento para imagens de alta resolução, se você notar a imagem do morcego é animada então temos uma sequência de imagens guardada e a imagem da nuvem não é tão pequena também!
Bem, seria notável alguma utilidade para essa engine/scripts* em projetos que usem resoluções extremamente baixas como por exemplo a imagem de um player 16x16* ou 8x8*.
*ultimo numero x numero de frames.

Em relação ao que ele pediu, se for só pra salvar uma imagem em 24-bits, pode-se usar o paint.

Obrigado por testar e comentar.
Qualquer dica para aprimoração ou bug encontrado avisem-me !



Última edição por William Lima em Qui 25 Out 2012, 22:47, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Luca$ Qui 25 Out 2012, 22:11

William Lima escreveu:Sim, eu já havia citado no início o que você falou agora!
É lento para imagens de alta resolução, se você notar a imagem do morcego é animada então temos uma sequência de imagens guardada e a imagem da nuvem não é tão pequena também!
Bem, seria notável alguma utilidade para essa engine/scripts* em projetos que usem resoluções extremamente baixas como por exemplo a imagem de um player 16x16* ou 8x8*.
*ultimo numero x numero de frames.

Em relação ao que ele pediu, se for só pra salvar uma imagem em 24-bits, pode-se usar o paint.

Obrigado por testar e comentar.
Qualquer dica para aprimoração ou bug encontrado avisem-me !

Na verdade é para um projeto meu de editor de mapas,para um jogo que não é meu,e ele só aceita PNG 24BITS.

Você disse que ele salva os textos como se fossem 24bits,então se eu salvar em texto,e depois converter de volta,fica uma imagem 24bits?
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[scripts]Salve imagens em "*.txt" Empty Re: [scripts]Salve imagens em "*.txt"

Mensagem por William Lima Qui 25 Out 2012, 22:42

Pelo que eu li, o RGB é 24-bits. Então Sim.
Se eu estiver errado me corrijam!

Edit:
Errado, não é não... estou solucionando isso para você lucas!
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