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Criando uma transição no GMS

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Criando uma transição no GMS Empty Criando uma transição no GMS

Mensagem por cascavelo Dom 30 Set 2012, 17:56

O Game maker studio não tem transições prontas pra uso, então temos que fazer as nossas, vou ensinar a fazer a mais fácil e que pode ser adaptada pra outros efeitos apenas entendendo o funcionamento,
 Vamos fazer um Fade out, Fade in, aquela transição que escurece no fim da fase e começa a outra fase clareando lentamente.

Primeiro crie um sprite quadrado todo preto, pode ser de qualquer tamanho.
Crie o objeto fadeout;
No create:
Spoiler:

No step:
Spoiler:
Esta instância deve ser criada no último evento da fase, vai escurecer a tela lentamente e chamar a próxima fase.

Agora  crie o objeto fadein, ele fará o contrário do anterior;
No Create:
Spoiler:
No step:
Spoiler:

 Como é um código bem simples, eu não testei, se houver algum erro, avisem pra que eu arrume.
Vários tipos de transição podem ser feitas usando dois objetos e uma variável pra controlar a animação.

Transições do tipo "push" necessitam de duas imagens, uma da última tela do fase e outra com a primeira tela da outra fase.
Apenas um objeto no início da room seguinte mostraria a transição trocando uma imagem pela outra. Um método um pouco mais complicado pois necessita de algum conhecimento de surfaces.


Última edição por cascavelo em Qui 09 Jan 2014, 08:12, editado 1 vez(es)
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Mensagem por theguitarmester Sáb 20 Out 2012, 14:34

Isso é Bem útil, se um Dia eu For usar o GMStudio concerteza irei querer saber disso(já havia pensado nesse método), mas faça então as com surfaces que estas são mais difíceis de aprender por sí só, boa sorte com seus jogos.
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Criando uma transição no GMS Empty Re: Criando uma transição no GMS

Mensagem por cascavelo Sáb 20 Out 2012, 16:45



Isso é Bem útil, se um Dia eu For usar o GMStudio concerteza irei querer saber disso(já havia pensado nesse método), mas faça então as com surfaces que estas são mais difíceis de aprender por sí só, boa sorte com seus jogos.

Usando este mesmo método com surfaces dá pra fazer umas bem legais, o que você faz é salvar uma copia da ultima tela da fase e depois quando iniciar a próxima fase desenha esta figura cobrindo toda a tela e aplica uma animação nela usando o step.
Para jogos de celular é melhor evitar o método com surfaces porque se o telefone chamar no momento da transição e o sujeito atender a surface será destruída e quando voltar o jogo dará erro.
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Mensagem por Kapoty Sáb 20 Out 2012, 17:31

cascavelo escreveu:
Para jogos de celular é melhor evitar o método com surfaces porque se o telefone chamar no momento da transição e o sujeito atender a surface será destruída e quando voltar o jogo dará erro.
Para jogos de computador acontece o mesmo, faça o teste, tente trocar a resolução de tela do seu computador no momento em que você utiliza uma surface, ela será destruída da mesma maneira e consequentemente dará erro.
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Mensagem por Super Maker Sáb 20 Out 2012, 18:55

Fiz um sistema semelhante a esse no início desse ano e como eu ainda não tinha aparelho pra testar, pedi a um amigo que testasse pra mim. Ele disse que ficou perfeito e queria saber como eu fiz.
Se ele não entendeu minha explicação esse tópico vai esclarecer tudo a ele.
Valeu Cascavelo!
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Mensagem por Gonzo Sáb 20 Out 2012, 19:17

Valeu Cascavelo eu tava atrás de um code de transição.
flw
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Mensagem por BertFe Ter 06 Nov 2012, 11:31

Valeu Cascavelo, eu tenho o GMS mas não sabia como fazer uma transição que não ficasse pesada.
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Mensagem por Laelço Mello Seg 10 Dez 2012, 12:10

muito legal
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Mensagem por ekuhnen Qui 16 Out 2014, 11:30

Cascavelo, todo mundo deu parabéns mas ninguém testou de verdade. A função pra esse caso não é image_blend e sim image_alpha.

forte abraço
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