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[Engine] - Transição de Cor
2 participantes
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[Engine] - Transição de Cor
Engine – Transição de Cor
Michael Willy – 28/02/2015
Michael Willy – 28/02/2015
Versão: Game Maker Studio
Dificuldade: Fácil
Proposta:
A engine possui uma proposta simples e direta. Fazer uma transição de cores entre a cor primária e a cor secundária. Por exemplo, uma transição entre a cor c_red e c_blue traria esta sequencia de cores em 10 frames:
A cor inicial é a cor atual do objeto, já a cor final é a que você definirá. As cores entre estes dois pontos dependem da velocidade de transição.
Como usar:
Para a engine funcionar, seu projeto deverá incorporar o obj_fade_to e o script scr_fade_to. O objeto que terá a cor resultante armazenada deverá obrigatoriamente declarar a variável "Cor" e definir uma cor inicial conforme demonstrado na engine. Em seguida, basta chamar o script passando dois argumentos: scr_fade_to(NovaCor,VelocidadeDoFade);
Nota: O fade é baseado no valor atual da variável "Cor".
- Funcionamento da Engine:
- Apenas dois elementos tornam o sistema possível. Um objeto e um script.
O objeto (obj_fade_to) possui em seu create variáveis com valores padrão. Estes valores são atualizados através do script scr_fade_to(NovaCor,VelFade), ou seja, o script funciona como um "construtor de objeto".
Depois de criado, o step deste objeto faz a manipulação da cor usando a função merge_colour(Cor1,Cor2,Montante)*. Este código mistura a cor2 sobre a cor1 de acordo com o montante (no nosso caso, representado por "i"). Graças ao repeat, o valor de i é aumentado 0.01 multiplicado por VelFade, permitindo que uma transição entre 0 e 1 aconteça de forma suave. Conforme o código é executado, a variável "Cor" do objeto que chamou o script é atualizada. Depois de finalizar o processo (quando i é maior ou igual a 1), o objeto é destruído.
*Função não existe no GM8 ou inferior.
>>DOWNLOAD.GMZ<<
Dúvidas, criticas ou sugestões são bem-vindas.
Espero que lhe seja útil!
Espero que lhe seja útil!
Re: [Engine] - Transição de Cor
Olhando o tópico da para ver que é um recurso útil, e, mesmo que não seja difícil de fazer, é sempre bom ter um script já pronto para otimizar o tempo de criação de jogos.
Por exemplo:
Mesmo sabendo fazer o for i, eu sempre aperto F2 para colocar ele já pré feito, e, mesmo sabendo fazer uma procura/separação de letras em uma sequencia/string, eu uso o script do Jiraya como base(i)(claro que eu tenho uma adaptação dele já salva em meu PC).
Por exemplo:
Mesmo sabendo fazer o for i, eu sempre aperto F2 para colocar ele já pré feito, e, mesmo sabendo fazer uma procura/separação de letras em uma sequencia/string, eu uso o script do Jiraya como base(i)(claro que eu tenho uma adaptação dele já salva em meu PC).
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