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Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
5 participantes
Página 1 de 1
Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Olá,
Então estou com um pequeno probleminha..
Eu crie no meu TDS um variável ammo. E criei um objeto obj_ammo para desenhar em determinado ponto este sprite na tela, porém eu queria mudar este sprite de acordo com a mudança da variável ammo, assim ammo = 25 a sprite mostra todas as balas, mas ammo=24 mostra uma bala a menos ou seja outra sprite.. Alguém tem alguma idéia de como fazer isso??
Obrigado desde já;
Então estou com um pequeno probleminha..
Eu crie no meu TDS um variável ammo. E criei um objeto obj_ammo para desenhar em determinado ponto este sprite na tela, porém eu queria mudar este sprite de acordo com a mudança da variável ammo, assim ammo = 25 a sprite mostra todas as balas, mas ammo=24 mostra uma bala a menos ou seja outra sprite.. Alguém tem alguma idéia de como fazer isso??
Obrigado desde já;
leandroferro- Data de inscrição : 03/09/2012
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Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Use image_index=ammo,
sendo que o primeiro desenho dos frames do sprite deve ser vazio, ou use ammo+1 no caso do primeiro frame ter o desenho de uma bala.
Você terá que fazer um sprite com 25 desenhos.
sendo que o primeiro desenho dos frames do sprite deve ser vazio, ou use ammo+1 no caso do primeiro frame ter o desenho de uma bala.
Você terá que fazer um sprite com 25 desenhos.
cascavelo- Games Ranking :
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Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
- Código:
for(i=0;i<ammo;i+=1) {
draw_sprite(spriteDaBala,0,x+(i*16),y);
}
Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Ok, entendido, mas desculpe a ignorância luiz_eldorado onde eu ponho este código em qual event??
Eu não entendi bem cascavelo em relação ao image_index=ammo, eu tipo coloco criar sprite e em sprite = ammo, tipo ammo = 25 e image = 25, ammo 24 e image = 24?? Seria certo...
Eu não entendi bem cascavelo em relação ao image_index=ammo, eu tipo coloco criar sprite e em sprite = ammo, tipo ammo = 25 e image = 25, ammo 24 e image = 24?? Seria certo...
leandroferro- Data de inscrição : 03/09/2012
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Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
não é o melhor o que o Cascavelo disse(dependendo para que quer), Mas foi o que você pediu, então está certo.
o Luiz_eldorado falou um jeito para desenhar na Tela, o número de balas que você tem, por icones, isto é, não o Número.
e Coloque no Draw.
o Luiz_eldorado falou um jeito para desenhar na Tela, o número de balas que você tem, por icones, isto é, não o Número.
e Coloque no Draw.
Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
No Draw Event.
Acho que o que o cascavelo quis dizer é criar uma subimagem pra cada quantidade de balas, mas acho que isto irá pesar muito no seu jogo (não em velocidade, mas no tamanho do exe).
theguitarmester, se quiser colocar o numero é só por num draw_text.
Acho que o que o cascavelo quis dizer é criar uma subimagem pra cada quantidade de balas, mas acho que isto irá pesar muito no seu jogo (não em velocidade, mas no tamanho do exe).
theguitarmester, se quiser colocar o numero é só por num draw_text.
Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Eu não entendi bem cascavelo em relação ao image_index=ammo, eu tipo coloco criar sprite e em sprite = ammo, tipo ammo = 25 e image = 25, ammo 24 e image = 24?? Seria certo...
Não, você usa assim mesmo, coloca no step, pode usar também aquele icone "Change sprite" a subimage é a variável ammo e a velocidade é zero, só que você teria o trabalho de fazer um sprite com 25 imagens pras balas.
A diferença de usar draw e usar este método é:
com draw - você só precisa de um desenho da bala e necessita saber o tamanho dele pra espaçar corretamente. É o método mais rápido e o arquivo será menor.
Com sprite_index, image_index - Você tem que desenhar todas as imagens antes, mas tem mais flexibilidade pra animar pois cada imagem é diferente uma da outra. Você pode fazer um trabalho mais artístico.É mais demorado e o arquivo será maior. Só recomendo este método se você tiver dons artísticos.
É bom compreender os dois métodos.
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Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Se ainda não entendeu, vamos ver ao meu modo:
Há três modos de você fazer isso:
1- um sprite de cada fase(creio que fez isso)
2- um sprite contendo vários frames(todas imagens)
3- um só sprite que será desenhado conforme o valor a variável
A opção 2 pra mim é a melhor.
Se não criou, crie um obj_ammo com a imagem inicial e e coloque na room onde
bem quiser e no seu steep:
Se quiser, adicione isto no create ou steep:
Pra opções 1 e 3 dá trabalho pra cacilds!!! mas se quiser, os camaradas lhe ajudarão.
Há três modos de você fazer isso:
1- um sprite de cada fase(creio que fez isso)
2- um sprite contendo vários frames(todas imagens)
3- um só sprite que será desenhado conforme o valor a variável
A opção 2 pra mim é a melhor.
Se não criou, crie um obj_ammo com a imagem inicial e e coloque na room onde
bem quiser e no seu steep:
- Código:
sprite_index=spr_ammo image_speed=0 image_index=25
- Código:
sprite_index=spr_ammo image_speed=0 image_index=ammo
Se quiser, adicione isto no create ou steep:
- Código:
x=10 y=10
- Código:
view_xview=10 e view_yview=10
Pra opções 1 e 3 dá trabalho pra cacilds!!! mas se quiser, os camaradas lhe ajudarão.
Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Obrigado a todos,
Porém uma dúvida MoisesBR a variavel ammo está no object char e você está pedindo para eu criar um novo objeto ammo, como o objt_ammo perceberia que tem de mudar a sprite e a variável está em outro objeto???
Porém uma dúvida MoisesBR a variavel ammo está no object char e você está pedindo para eu criar um novo objeto ammo, como o objt_ammo perceberia que tem de mudar a sprite e a variável está em outro objeto???
leandroferro- Data de inscrição : 03/09/2012
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Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Para usar variáveis de outros objetos é só colocar o nome dele com um ponto e a variável. A instância do objeto char tem que existir sempre, se você a destruir dará erro, se este for o caso faça a variável ammo como global e pode utiliza-la em qualquer objeto.
assim:
image_index=obj_char.ammo
ou assim:
image_index=global.ammo
Procure aprender sobre variáveis globais.
assim:
image_index=obj_char.ammo
ou assim:
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Procure aprender sobre variáveis globais.
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Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Então sabem o que aconteceu?
Meu char transformou-se no sprite da ammo??? E se eu coloco no o change sprite no obj_ammo ele ignora a informação de atirar e ter de mudar o sprite.
A parte boa é que deu certo colocando a informação no step do char, a parte ruim é que alterou o char, tem como mudar isso??
Meu char transformou-se no sprite da ammo??? E se eu coloco no o change sprite no obj_ammo ele ignora a informação de atirar e ter de mudar o sprite.
A parte boa é que deu certo colocando a informação no step do char, a parte ruim é que alterou o char, tem como mudar isso??
leandroferro- Data de inscrição : 03/09/2012
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Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Kkkkkkkkk!
Parece que vc está usando um draw sprite!
O ruim de mudar de objeto com um change, é que os codes não vão também... Por isso, adotei o sprite index
Voce devia ter um objeto ammo! Assim os codes só vão mexer nele e voce pode até modifica-los através de outro objeto como o char, coisa que é possivel usando um with! Exemplo:
with(obj_ammo) + codes
Tente no novo obj_mmo, num evento draw ou steep:
Non deu? adapte! Só tô falando porque consegui isso em último cas....mas em últimpo meeesmo nois faiz uma engine pro C.
"tente outra vez"
Parece que vc está usando um draw sprite!
O ruim de mudar de objeto com um change, é que os codes não vão também... Por isso, adotei o sprite index
Voce devia ter um objeto ammo! Assim os codes só vão mexer nele e voce pode até modifica-los através de outro objeto como o char, coisa que é possivel usando um with! Exemplo:
with(obj_ammo) + codes
Tente no novo obj_mmo, num evento draw ou steep:
- Código:
sprite_index=spr_ammo image_speed=0 image_index=obj_ammo.ammo
Non deu? adapte! Só tô falando porque consegui isso em último cas....mas em últimpo meeesmo nois faiz uma engine pro C.
"tente outra vez"
Re: Mudar SPRITE ou OBJETO de acordo com uma variável
Perfeito funcionou, obrigado. Logo eu posto o resultado..Abraços
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leandroferro- Data de inscrição : 03/09/2012
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