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Extreme physics : Debug Mode
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Extreme physics : Debug Mode
Extreme physics
Debug Mode
Bem, Nesta aula ensinarei a como usar o Debug Mode pra que serve e porque usar, Para que voce possa comecar esta parte do tutorial voce tera que ter completado com exito esta parte do tutorial, Feito isso você poderá começar este tutorial.Debug Mode
- Como Usar:
Bom, Junto com a extremephysics.dll vem exatamente 7 funções de Debug Mode que são :- ep_debugdraw_bodies(...)
- ep_debugdraw_constraints(...)
- ep_debugdraw_forces(...)
- ep_debugdraw_links(...)
- ep_debugdraw_set_transformation(...)
- ep_debugdraw_velocity(...)
- ep_debugdraw_views(...)
Para usar basta adicionar no evento draw de um objeto controlador no nosso caso o obj_control alguma destas funções, Irei mostrar como usar apenas aquela funções que realmente poderão ser uteis futuramente.- ep_debugdraw_bodies
- Código:
// Para usar utilize o comando abaixo
ep_debugdraw_bodies(var do mundo,cor dos blocos estaticos, cor dos blocos dinamicos)
// Um exemplo
ep_debugdraw_bodies(global.world,c_blue,c_red)
- ep_debugdraw_forces
- Código:
// Para usar utilize o comando abaixo
ep_debugdraw_forces(var do mundo,cor da força,escala da força, escala da força de rotaçao)
// Um exemplo
ep_debugdraw_forces(global.world,c_green,2,2)
- ep_debugdraw_velocity
- Código:
// Para usar utilize o comando abaixo
ep_debugdraw_velocity(var do mundo,cor da velocidade,escala da velocidade, escala da velocidade de rotaçao)
// Um exemplo
ep_debugdraw_velocity(global.world,c_black,2,2)
- ep_debugdraw_bodies(...)
- Pra que serve?:
Bom, Vou explicar para que serve essas 3 funções que eu disse que realmente poderíamos ter a necessidade de se usar.- ep_debugdraw_bodies
Bom, Com esta função poderemos ver em cores todas as bodies que existem na room, Para ver realmente pra que serve ela, Desmarque o visible de todos os objetos e adicione no draw do obj_control :- Código:
ep_debugdraw_bodies(global.world,c_blue,c_red)
- ep_debugdraw_forces
Bom, Agora com esta função poderemos ver a força que os objetos estão tendo, Para entender melhor adicione no evento draw do obj_control :- Código:
ep_debugdraw_forces(global.world,c_white,2,2)
- ep_debugdraw_velocity
Vamos fazer igual fizemos acima, Para saber para que serve adicione no evento draw do obj_controler :- Código:
ep_debugdraw_velocity(global.world,c_green,2,2)
- Porque usar?:
Voce deve estar se perguntando "Ora bolas, Por que eu usarei isto? Por mim isto e inútil" mas na verdade não e inutil não, Pense comigo e se um dia quando você for fazer uma bola por exemplo, Ai você vê que ela não esta funcionando perfeitamente ou seja não esta tendo uma colisão perfeita logo você pensa que você esta fazendo tudo certo, Mas como saber se a bola esta tendo suas shapes corretamente? basta usar a funçao que citei acima a ep_debugdraw_bodies .
E agora digamos que você esta fazendo um jogo onde você terá que lançar bolas nas caixas fazendo com que elas caim, Como saber qual a força que você esta fazendo nas caixas? basta usar este função que eu ensinei a vocês a usarem a ep_debugdraw_forces.
Mas ai digamos, Como saber qual a velocidade que estas caixas estão atingindo? Sera que esta sendo proporcional a força que você aplicou sobre as caixas? então para saber basta usar esta função ep_debugdraw_velocity.
Entao agora encerro mais este tutorial, Quem sabe eu não crio mais tutoriais relacionados a extremephysics.dll, Mas é claro que isto depende de vocês!
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