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Extreme physics : Aprendendo o Básico
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Extreme physics : Aprendendo o Básico
Extreme physics
Aprendendo o básico
Bem neste tutorial ensinar a como criar uma simulação de physics usando a extremephysics.dllAprendendo o básico
o nivel de dificuldade é intermediario e requer a versão pro do game maker.
Para comecar o tutorial você deverá primeiramente baixar este pequeno pack clicando aqui
Depois instale a extensão da extreme physics, Ela vem junto com o pack. Para instalar clique em extensões, install e localize a extensão que esta na pasta do pack, depois clique na setinha para adicionar ela.
Apos isso você estará apito para comecar este tutorial =)
Bom, Vamos lá.
Scripts
- physics_object_set:
- Código:
ep_body_set_position(global.world, argument0, x, y, degtorad(image_angle));
- physics_object_update:
- Código:
x = ep_body_get_x(global.world, argument0);
y = ep_body_get_y(global.world, argument0);
image_angle = radtodeg(ep_body_get_rot(global.world, argument0));
- draw_sprite_corrected:
- Código:
var c, s, xx, yy;
c = cos(degtorad(argument6));
s = sin(degtorad(argument6));
xx = (c+s-1)/2;
yy = (c-s-1)/2;
draw_sprite_ext(argument0, argument1, argument2+xx, argument3+yy, argument4, argument5, argument6, argument7, argument8);
Objetos
- obj_gamestart:
Adicione o evento game_start e nele coloque :- Código:
if ep_gm_functions_init() {
room_goto_next();
}else{
show_message("Não conseguimos inicializar as funções do game maker!")
game_end()
}
/*
Explicação : Caso o game consiga carregar todas as funções ele vá para a proxima room senão ele mostra uma mensagem e encerra o jogo.
*/
- obj_control:
Adicione o evento create e nele coloque :- Código:
global.world = ep_world_create();
ep_world_set_settings(global.world, 1, 20, 10, 0.1, 0.5, 0, 0.6, 1);
ep_world_set_sleeping(global.world, true, 60, 0, 0.01, 0.001);
/*
Explicação : global.world é a variavel que representará o mundo dos objetos
ep_world_set_settings(variavel_do_mundo,velocidade_do_mundo o normal é 1 acima de 1 acelera e abaixo de 1 desacelera,velocidade_das_interações,posicao_das_interações,limite_de_contato,
velocidade_de_contato,fator_de_baumgarte,viés_de_massa,fator_da_posicao)
ep_world_set_sleeping(variavel_do_mundo,ativar_sleeping,tempo_estavel,tempo_foradavista,estavel_velocidademaxima,estavel_velocidadederotacaomaxima)
confesso que neste explicas-são usei o google tradutor em vários momentos por isso não está 100% correto.
*/
- Código:
ep_world_update_contacts(global.world);
ep_world_simulate_step(global.world);
/*
Vamos dizer que isso é necessário para simular o physics de todos os objetos do global.world
*/
Adicione o evento room_end e nele coloque :- Código:
ep_world_destroy(global.world); // Quando a room terminar deletar o global.world
- obj_bloco_dinamico:
Adicione o evento create e nele coloque :- Código:
body = ep_body_create_dynamic(global.world, 0);
// o numero 1 significa se ele não terá rotação
shape1 = ep_shape_create_box(global.world, body, 24, 15, 0, 0, 0, 1);
// troque o 24-15 pelo tamanho da sprite
ep_shape_set_collision(global.world, body, shape1, 1, 1, 0);
//mundo,body,shape,1,1,grupo
ep_shape_set_material(global.world, body, shape1, 0.4, 0.4, 0, 0); //mundo,body,shape,restituicao,friccao,velocidade normal,velocidade tangente
ep_body_calculate_mass(global.world, body);
//mundo,body
ep_body_set_gravity(global.world, body, 0, 0.2);
//mundo,body,gravite x,gravite y
physics_object_set(body);
//cria um objeto physics do body
- Código:
ep_body_destroy(global.world, body);
//quando o objeto ser destruido destruir sua body
Adicione o evento end_step e nele coloque :- Código:
physics_object_update(body);
Adicione o evento draw e nele coloque :- Código:
draw_sprite_corrected(sprite_index, image_index, x, y, image_xscale, image_yscale, image_angle, image_blend, image_alpha);
//apenas um codigo simples para desenhar a sprite corretamente
- obj_bloco_statico:
Adicione o evento create e nele coloque :- Código:
body = ep_body_create_static(global.world);
shape1 = ep_shape_create_box(global.world, body, 32, 32, 0, 0, 0, 1);
ep_shape_set_collision(global.world, body, shape1, 1, 1, 0);
ep_shape_set_material(global.world, body, shape1, 0.4, 0.4, 0, 0);
physics_object_set(body);
//mesma explicação do objeto anterior só muda o tipo do body que agora é static
Adicione o evento destroy e nele coloque :- Código:
ep_body_destroy(global.world, body); // mesma coisa...
- obj_bola_dinamica:
Faça tudo exatamente igual ao obj_bloco_dinamico apenas mude o create e no lugar coloque :- Código:
body = ep_body_create_dynamic(global.world, 1);
shape1 = ep_shape_create_circle(global.world, body, 22, 0, 0, 0, 1);
// o numero 22 é o tamanho do circulo
ep_shape_set_collision(global.world, body, shape1, 1, 1, 0);
ep_shape_set_material(global.world, body, shape1, 0.4, 0.4, 0, 0);
ep_body_calculate_mass(global.world, body);
ep_body_set_gravity(global.world, body, 0, 0.2);
physics_object_set(body);
Rooms
- room_gamestart:
- Nele apenas coloque o obj_gamestart
- room_game:
- Nele coloque o obj_control e expalhe os objetos : obj_bloco_statico,obj_bloco_dinamico,obj_bola_dinamica
Bom, como vocês podem perceber tudo está funcionando perfeitamente e com isso encerramos este tutorial.
Espero que tenham aprendido algo.
Caso ainda tenham alguma duvida poste aqui mesmo e quem sabe eu não posso tira-lá de você.
Última edição por kapoty em Seg 27 Ago 2012, 17:44, editado 3 vez(es)
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Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
Muito bom, muito bom mesmo, é realmente um pouco complicado mexer com physics.
Parabéns!
(Para ficar melhor eu acho que só colocando uma engine mesmo. XD)
Parabéns!
(Para ficar melhor eu acho que só colocando uma engine mesmo. XD)
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Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
Thiago_o_programador escreveu:Muito bom, muito bom mesmo, é realmente um pouco complicado mexer com physics.
Parabéns!
(Para ficar melhor eu acho que só colocando uma engine mesmo. XD)
Obrigado =), Só não coloquei a engine porque praticamente TODOS pulariam o tutorial e baixariam apenas a engine.
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Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
Olha importei o .Gex e a Dll ta na mesma pasta, junto com o exe do jogo!
Dai quando inicia da o erro "Não conseguimos inicializar as funções do game maker!"
Ai fecha' tenho que fazer algo?
Dai quando inicia da o erro "Não conseguimos inicializar as funções do game maker!"
Ai fecha' tenho que fazer algo?
Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
un00brn escreveu:Olha importei o .Gex e a Dll ta na mesma pasta, junto com o exe do jogo!
Dai quando inicia da o erro "Não conseguimos inicializar as funções do game maker!"
Ai fecha' tenho que fazer algo?
Isso significa que o game maker não conseguiu inicializar todas as funções, como isso nunca ocorreu comigo não sei como resolver mas posso arriscar : tente baixar o pack denovo quem sabe ele não veio corrompido, mas caso o erro continue postarei a engine também né, fazer oque =/...
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Re: Extreme physics : Aprendendo o Básico
Você se lembrou de instalar a extensão no GM?Olha importei o .Gex e a Dll ta na mesma pasta, junto com o exe do jogo!
Dai quando inicia da o erro "Não conseguimos inicializar as funções do game maker!"
Ai fecha' tenho que fazer algo?
Caminho: Resources/ Extension Packages / Install
Selecione o .Gex no seu PC, depois selcione a extensão na janela direita e clique na setinha pra ativar no GM. Agora pode usar.
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