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[RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
4 participantes
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
Então, estou fazendo meu primeiro jogo, um jogo de Arkanoid; ainda sei pouca coisa, e cá estou eu com mais uma dúvida =/
Como está no título, minha dúvida é passar de fase. Quero que quando acabe todos os blocos, passe de fase (pra mim isso é simples com um objeto, mas assim...). Na minha fase, são vários blocos, cada cor é um objeto. Quero que quando acabe todos esses objetos (obj_blockred, obj_blockgreen, assim por diante) mude para a próxima room.
Valeu ae, galera!
Como está no título, minha dúvida é passar de fase. Quero que quando acabe todos os blocos, passe de fase (pra mim isso é simples com um objeto, mas assim...). Na minha fase, são vários blocos, cada cor é um objeto. Quero que quando acabe todos esses objetos (obj_blockred, obj_blockgreen, assim por diante) mude para a próxima room.
Valeu ae, galera!
Última edição por EBuddy' em Qua 22 Ago 2012, 15:22, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
no evento onDestroy dos blocos:
- Código:
if ! instance_exists(obj_blockgreen) and ! instance_exists(obj_blockred){
room_goto_next();
}
Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
faça como o Moliware disse, ou faça:
- Código:
if instance_number(obj_blockgreen)=0 and instance_number(obj_blockred)=0
{
room_goto_next();
}
Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
O correto e mais simples método é usar parent.
Crie um objeto, chame-o como quiser, não precisa colocar nenhum código nele. Depois, nos blocos coloridos que você criou, defina-os como parent desse objeto que você acabou de criar.
Com isso, qualquer ação orientada para o objeto criado, vai afetar a todos os blocos, independente da cor.
Feito isso, você pode usar instance_exists(objeto_parent) pra checar se existe algum bloco. No caso acima, se for false, executa a ação para passar de fase.
Duvidas é só falar.
Flws...
Crie um objeto, chame-o como quiser, não precisa colocar nenhum código nele. Depois, nos blocos coloridos que você criou, defina-os como parent desse objeto que você acabou de criar.
Com isso, qualquer ação orientada para o objeto criado, vai afetar a todos os blocos, independente da cor.
Feito isso, você pode usar instance_exists(objeto_parent) pra checar se existe algum bloco. No caso acima, se for false, executa a ação para passar de fase.
Duvidas é só falar.
Flws...
Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
Criei um obj_controleb, e nele coloquei o código que disseram:
Daí coloquei ele na room, mas quando todos os blocos acabam, não acontece nada.. ;/
Ainda coloquei todos blocos como parents do obj_controleb, mas nada...
Molinware, o que o ! faz? Ele é como um NOT?
EDIT: coloquei o código no evento destroy.
- Código:
if instance_number(obj_blockgreen)=0 and instance_number(obj_blockred)=0 and instance_number(obj_blockyellow)=0 and instance_number(obj_blockblue)=0 and instance_number(obj_blockpink)=0
room_goto_next();
- Código:
if ! instance_exists(obj_blockgreen) and ! instance_exists(obj_blockred) and ! instance_exists(obj_blockblue) and ! instance_exists(obj_blockpink) and ! instance_exists(obj_blockyellow)
room_goto_next();
Daí coloquei ele na room, mas quando todos os blocos acabam, não acontece nada.. ;/
Ainda coloquei todos blocos como parents do obj_controleb, mas nada...
Molinware, o que o ! faz? Ele é como um NOT?
EDIT: coloquei o código no evento destroy.
Última edição por EBuddy' em Qua 22 Ago 2012, 13:12, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
Fiz um pequeno exemplo pra você. Veja se consegue identificar o erro no seu jogo. Download
Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
Willy escreveu:Fiz um pequeno exemplo pra você. Veja se consegue identificar o erro no seu jogo. Download
Cara, agora deu certinho. Mas, ps: Como coloquei no code um room_goto_next em vez de aparecer a mensagem, quero saber, como fazer o efeito blend pra transição (através do code). Valeu!
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Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
[...]como fazer o efeito blend pra transição (através do code)
- Código:
transition_kind=21;
room_goto_next();
Um concelho, quando acabar a fase, não faça pra ir direto pra próxima room, coloque algo na tela, pro jogador saber quantos pontos fez, em que tempo, etc (e também para ele saber que terminou a fase). Isso deixa o jogo mais profissional. Por exemplo, faça a tela ficar preta, e então, exiba os resultados (tipo Super Mario World).
Re: [RESOLVIDO] Dúvida Passar de Fase Arkanoid
Willy escreveu:[...]como fazer o efeito blend pra transição (através do code)transition_kind é o efeito utilizado pra passar de room. 21 é o Fade-in Fade-out.
- Código:
transition_kind=21;
room_goto_next();
Um concelho, quando acabar a fase, não faça pra ir direto pra próxima room, coloque algo na tela, pro jogador saber quantos pontos fez, em que tempo, etc (e também para ele saber que terminou a fase). Isso deixa o jogo mais profissional. Por exemplo, faça a tela ficar preta, e então, exiba os resultados (tipo Super Mario World).
Na verdade, a próxima fase ( como quiz dizer ) é uma preparação para a próxima fase; eu já estava fazendo isso mesmo!
Eu só tinha preparado uma room pra mostrar eu qual fase eu vou ir, mas acho que com suas dicas, agora também vou mostrar a pontuação. MUITO OBRIGADO a todos que comentaram: Willy, Molinware, Guitarmester, todos me ajudaram; e agora, tá tudo resolvido. Um obrigado especial a Willy pela engina e por todas essas explicações. VALEU, FLW!
PODEM TRANCAR!!
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