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Inimigo Movimentos/Ataque
2 participantes
Página 1 de 1
Inimigo Movimentos/Ataque
Olá galera sou fernando
Estou precisando de uma ajuda urgente de vocês sera que poderiam me ajudar por favor...
Poís estou fazendo um jogo gênero plataforma...e estou tendo uma certa dificuldade com o inimigo...
Tipo gostaria que ele me ataca-se(Player) quando estive-se perto demim ou algo do tipo
e também que não fica-se parado,que anda-se para deixar o jogo um pouco mais realista sabe
Alias aproveitando...sempre que meu player pula em cima do inimigo,ele fica grudado...já tentei configurar o Move to contact,mas movia para bem longe...me ajudem nessa também por favor pessoal
Estou precisando de uma ajuda urgente de vocês sera que poderiam me ajudar por favor...
Poís estou fazendo um jogo gênero plataforma...e estou tendo uma certa dificuldade com o inimigo...
Tipo gostaria que ele me ataca-se(Player) quando estive-se perto demim ou algo do tipo
e também que não fica-se parado,que anda-se para deixar o jogo um pouco mais realista sabe
Alias aproveitando...sempre que meu player pula em cima do inimigo,ele fica grudado...já tentei configurar o Move to contact,mas movia para bem longe...me ajudem nessa também por favor pessoal
Ferna49- Data de inscrição : 19/07/2012
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Ajuda
Bom,para fazer o inimigo atacar o player se estiver á uma certa distancia você precisara fazer uma pequena IA Inteligencia Artifical.
Bom ponha esté codigo no step do inimigo
if distance_to_object(obj_player) >=50//verifica se está na distancia marcada por você
{
//executa o codigo de ataque que pode ser criar um tiro
//desde uzar uma sprite de ataque.
}
Olhe tambem um tutorial sobre esse simbolos <> para você entendelos melhor cazo não os conhesa.
Agora para o movimento do inimigo vamos fazer o seguinte
no Create do inimigo
direction = choose(1,2) //vai fazer uma seleção entre 1 e 2
if direction = 1
{
direction = 0
speed = 5
image_xscale = -1 //para mudar a sprite,mais se vc tiver duas uma de cada lado uze o //sprite index
alarm[0] = 50
}
if direction = 2
{
direction = 180
speed = 5
image_xscale = 1
alarm[0] = 50 //dispara o alarm[0]
}
Agora no alarm[0] vamos por a mesma coiza,assim ele ficara repetindo a ação
direction = choose(1,2)
if direction = 1
{
direction = 0
speed = 5
image_xscale = -1
alarm[0] = 50
}
if direction = 2
{
direction = 180
speed = 5
image_xscale = 1
alarm[0] = 50
}
e pronto agora seu inimigo seleciona as direços por onde ele vai,qualquer,erro nas direçoes é so alterar para 270,180,90,té 360.flw
Bom ponha esté codigo no step do inimigo
if distance_to_object(obj_player) >=50//verifica se está na distancia marcada por você
{
//executa o codigo de ataque que pode ser criar um tiro
//desde uzar uma sprite de ataque.
}
Olhe tambem um tutorial sobre esse simbolos <> para você entendelos melhor cazo não os conhesa.
Agora para o movimento do inimigo vamos fazer o seguinte
no Create do inimigo
direction = choose(1,2) //vai fazer uma seleção entre 1 e 2
if direction = 1
{
direction = 0
speed = 5
image_xscale = -1 //para mudar a sprite,mais se vc tiver duas uma de cada lado uze o //sprite index
alarm[0] = 50
}
if direction = 2
{
direction = 180
speed = 5
image_xscale = 1
alarm[0] = 50 //dispara o alarm[0]
}
Agora no alarm[0] vamos por a mesma coiza,assim ele ficara repetindo a ação
direction = choose(1,2)
if direction = 1
{
direction = 0
speed = 5
image_xscale = -1
alarm[0] = 50
}
if direction = 2
{
direction = 180
speed = 5
image_xscale = 1
alarm[0] = 50
}
e pronto agora seu inimigo seleciona as direços por onde ele vai,qualquer,erro nas direçoes é so alterar para 270,180,90,té 360.flw
Última edição por God_of_war425 em Qui 19 Jul 2012, 16:01, editado 1 vez(es)
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: Inimigo Movimentos/Ataque
Vou testar Vlw
Ah mas você saberia oque esta dando esse erro...
Como eu já disse o player pula e fica grudadinho no inimigo perdendo toda health bar
Ah mas você saberia oque esta dando esse erro...
Como eu já disse o player pula e fica grudadinho no inimigo perdendo toda health bar
Ferna49- Data de inscrição : 19/07/2012
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Hmm
Hmm...tente fazer uma Mask para o player
o inimigo é solido?
quais codigos você uza para a colizão?mostre ele para ver como posso ajudalo,tambem estou fazendo jogo de plataforma então fica facil para mim solucionar os erros de grudar e etc.
o inimigo é solido?
quais codigos você uza para a colizão?mostre ele para ver como posso ajudalo,tambem estou fazendo jogo de plataforma então fica facil para mim solucionar os erros de grudar e etc.
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: Inimigo Movimentos/Ataque
Colisão esta "health-=2" do player
já do inimigo não tem.... sera esse o problema?
Aproveitando...
Os seus codigos não deram muito certo....
Tipo o inimigo esta correndo de presa demais para esquerda e não vira para direita em momento nenhum, e a sprite dele é a spr_parado ao inves de andando entendeu
já do inimigo não tem.... sera esse o problema?
Aproveitando...
Os seus codigos não deram muito certo....
Tipo o inimigo esta correndo de presa demais para esquerda e não vira para direita em momento nenhum, e a sprite dele é a spr_parado ao inves de andando entendeu
Ferna49- Data de inscrição : 19/07/2012
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Sim
se ele está correndo capido de mais altere a velocidade!
e se ele não troca a sprite conforme a direção retire aquele codigo
Ai está o problema vc temque por para o player colidir com o inimigo como se fosse uma chao aomde ele anda,assim ele nao vai afundar no inimigo mais tambem não vai impedir dele perde monte de vida sem parar,para evitar dele ficar perdendo vida fassa iso
Create
apanhou = false
Alarm[0]
apanhou = false
colizão com inimigo
if apanhou = false
{
health-=2
apanhou = true
alarm[0] = 5
}
pronto iso já basta para fazer um travamento para ele não ficar perdendo vida sem parar qualquer coiza post.
e se ele não troca a sprite conforme a direção retire aquele codigo
Ai está o problema vc temque por para o player colidir com o inimigo como se fosse uma chao aomde ele anda,assim ele nao vai afundar no inimigo mais tambem não vai impedir dele perde monte de vida sem parar,para evitar dele ficar perdendo vida fassa iso
Create
apanhou = false
Alarm[0]
apanhou = false
colizão com inimigo
if apanhou = false
{
health-=2
apanhou = true
alarm[0] = 5
}
pronto iso já basta para fazer um travamento para ele não ficar perdendo vida sem parar qualquer coiza post.
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: Inimigo Movimentos/Ataque
Como assim...temque por para o player colidir com o inimigo como se fosse uma chao
Isso é no Step
Sobre o movimento, deixe me explicar melhor...eu queria que o inimigo anda-se somente 3 blocos(plataforma)
Ferna49- Data de inscrição : 19/07/2012
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Re: Inimigo Movimentos/Ataque
Cara descubri um tuto daorinha bem simples porém não entendi a parte da spr_colidor
https://gmbr.forumeiros.com/t100-criando-seu-primeiro-jogo-de-plataforma-parte-2
https://gmbr.forumeiros.com/t100-criando-seu-primeiro-jogo-de-plataforma-parte-2
Ferna49- Data de inscrição : 19/07/2012
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