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Inimigo Movimentos/Ataque

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Inimigo Movimentos/Ataque Empty Inimigo Movimentos/Ataque

Mensagem por Ferna49 Qui 19 Jul 2012, 15:39

Olá galera sou fernando feliz2
Estou precisando de uma ajuda urgente de vocês sera que poderiam me ajudar por favor...
investigador Poís estou fazendo um jogo gênero plataforma...e estou tendo uma certa dificuldade com o inimigo...
Tipo gostaria que ele me ataca-se(Player) quando estive-se perto demim ou algo do tipo
e também que não fica-se parado,que anda-se para deixar o jogo um pouco mais realista sabe sorrindo2
Alias aproveitando...sempre que meu player pula em cima do inimigo,ele fica grudado...já tentei configurar o Move to contact,mas movia para bem longe...me ajudem nessa também por favor pessoal
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Inimigo Movimentos/Ataque Empty Ajuda

Mensagem por God_of_war425 Qui 19 Jul 2012, 15:54

Bom,para fazer o inimigo atacar o player se estiver á uma certa distancia você precisara fazer uma pequena IA Inteligencia Artifical.

Bom ponha esté codigo no step do inimigo

if distance_to_object(obj_player) >=50//verifica se está na distancia marcada por você
{
//executa o codigo de ataque que pode ser criar um tiro
//desde uzar uma sprite de ataque.
}

Olhe tambem um tutorial sobre esse simbolos <> para você entendelos melhor cazo não os conhesa.

Agora para o movimento do inimigo vamos fazer o seguinte

no Create do inimigo

direction = choose(1,2) //vai fazer uma seleção entre 1 e 2

if direction = 1
{
direction = 0
speed = 5
image_xscale = -1 //para mudar a sprite,mais se vc tiver duas uma de cada lado uze o //sprite index
alarm[0] = 50
}

if direction = 2
{
direction = 180
speed = 5
image_xscale = 1
alarm[0] = 50 //dispara o alarm[0]
}

Agora no alarm[0] vamos por a mesma coiza,assim ele ficara repetindo a ação


direction = choose(1,2)

if direction = 1
{
direction = 0
speed = 5
image_xscale = -1
alarm[0] = 50
}

if direction = 2
{
direction = 180
speed = 5
image_xscale = 1
alarm[0] = 50
}

e pronto agora seu inimigo seleciona as direços por onde ele vai,qualquer,erro nas direçoes é so alterar para 270,180,90,té 360.flw


Última edição por God_of_war425 em Qui 19 Jul 2012, 16:01, editado 1 vez(es)
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Inimigo Movimentos/Ataque Empty Re: Inimigo Movimentos/Ataque

Mensagem por Ferna49 Qui 19 Jul 2012, 16:00

Vou testar lendo jornal Vlw
Ah mas você saberia oque esta dando esse erro...
Inimigo Movimentos/Ataque Imagem
Como eu já disse o player pula e fica grudadinho no inimigo perdendo toda health bar anh!
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Inimigo Movimentos/Ataque Empty Hmm

Mensagem por God_of_war425 Qui 19 Jul 2012, 16:03

Hmm...tente fazer uma Mask para o player

o inimigo é solido?
quais codigos você uza para a colizão?mostre ele para ver como posso ajudalo,tambem estou fazendo jogo de plataforma então fica facil para mim solucionar os erros de grudar e etc.

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Inimigo Movimentos/Ataque Empty Re: Inimigo Movimentos/Ataque

Mensagem por Ferna49 Qui 19 Jul 2012, 16:14

Colisão esta "health-=2" do player
já do inimigo não tem.... surpreso2 sera esse o problema?

Aproveitando...
Os seus codigos não deram muito certo....
Tipo o inimigo esta correndo de presa demais para esquerda e não vira para direita em momento nenhum, e a sprite dele é a spr_parado ao inves de andando entendeu
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Inimigo Movimentos/Ataque Empty Sim

Mensagem por God_of_war425 Qui 19 Jul 2012, 16:21

se ele está correndo capido de mais altere a velocidade!
e se ele não troca a sprite conforme a direção retire aquele codigo

Ai está o problema vc temque por para o player colidir com o inimigo como se fosse uma chao aomde ele anda,assim ele nao vai afundar no inimigo mais tambem não vai impedir dele perde monte de vida sem parar,para evitar dele ficar perdendo vida fassa iso

Create

apanhou = false

Alarm[0]

apanhou = false

colizão com inimigo

if apanhou = false
{
health-=2
apanhou = true
alarm[0] = 5
}

pronto iso já basta para fazer um travamento para ele não ficar perdendo vida sem parar qualquer coiza post.
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Inimigo Movimentos/Ataque Empty Re: Inimigo Movimentos/Ataque

Mensagem por Ferna49 Qui 19 Jul 2012, 16:41

temque por para o player colidir com o inimigo como se fosse uma chao
Como assim...
Isso é no Step anh!

Sobre o movimento, deixe me explicar melhor...eu queria que o inimigo anda-se somente 3 blocos(plataforma)
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Inimigo Movimentos/Ataque Empty Re: Inimigo Movimentos/Ataque

Mensagem por Ferna49 Qui 19 Jul 2012, 17:07

Cara descubri um tuto daorinha bem simples porém não entendi a parte da spr_colidor
https://gmbr.forumeiros.com/t100-criando-seu-primeiro-jogo-de-plataforma-parte-2
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Inimigo Movimentos/Ataque Empty Re: Inimigo Movimentos/Ataque

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