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Por favor me ajudem com Ataque de inimigo

3 participantes

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Por favor me ajudem com Ataque de inimigo Empty Por favor me ajudem com Ataque de inimigo

Mensagem por The_Game Sáb 07 Jan 2012, 23:33

Olá pessoal , eu queria ajuda para o inimigo do meu jogo!!Acredito que não seja algo muito dificil , mas como sou 'iniciante' não consigo fazer --' várias tentativas fails!!
Oque quero é fazer ele atacar , o spr dele atacando para direita é spr_navy_ad , e para esquerda spr_navy_ae
Vamos lá , o código de movimentação do meu inimigo é :
Create :
Código:
parado=true
atacando=false
direita=false
Step :
Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1}else{gravity=0}
if distance_to_object(objLuffy)<300{parado=false if objLuffy.x<x{direita=false}else{direita=true} move_towards_point(objLuffy.x,objLuffy.y,5)}
if distance_to_object(objLuffy)<23{parado=true speed=0 }
if parado=false and direita=true{sprite_index=s_navy_cd}
if parado=false and direita=false{sprite_index=s_navy_ce}
if parado=true and direita=true{sprite_index=s_navy_pd}
if parado=true and direita=false{sprite_index=s_navy_pe}

if distance_to_object(objLuffy)<24{atacando=true}else{atacando=false}

Colision com o Chao :
Código:
speed=0

Obrigado pessoal , até mais!
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Mensagem por luiz_eldorado Dom 08 Jan 2012, 00:54

Acho que é bem simples, é so verificar no step se está atacando, e dentro desta verificação, verificar se tá pra direita ou esquerda. Agora faça o código!
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Mensagem por The_Game Dom 08 Jan 2012, 01:20

Já tentei , nao funciona , ele fica repitindo a sprite de ataque!!
Fui tentar fazer de novo e deu num loop sem fim de ataque , o código é este :
Step continuo igual só modifiquei/acresentei isto
Código:
if distance_to_object(objLuffy)<24 and pd = true {atacando=true}else{atacando=false}
if atacando=true and pd = true {if direita = true {sprite_index=s_navy_ad alarm[0]=30  }else{sprite_index=s_navy_ae alarm[0]=30 }}
Alarm 0:
Código:
pd=false
alarm[1]=30
Alarm 1
Código:
pd=true


Última edição por The_Game em Dom 08 Jan 2012, 01:35, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Markituh Dom 08 Jan 2012, 01:23

Ataque corpo a corpo? Nesse caso seria viável usar um objeto separado, com uma mask representando a dimensão/tamanho do ataque. Então quando apertasse tal tecla, criava esse objeto - quando o inimigo colidisse com esse objeto, tomava dano.

Bom, fiz uma modificação daquela engine do Naruto; Agora ela tem
  • um bonequin de palha
  • você pode tanto jogar kunai como socar ele (usando o conceito que te falei agora)
  • O boneco também tenta acertar você quando você chega perto <--- Com kunais e também socos
  • uma introdução legal
  • um cenário decente

Dê uma boa estudada fih, Tio Nokalt teve que fazer muita coisa aí.
http://dl.dropbox.com/u/55730378/Naruto.gmk
Suponho que o seu seja inimigos em movimento, então só é adaptar o código =)
Já tentei , nao funciona , ele fica repitindo a sprite de ataque!!
Ah e, na engine, o inimigo não é "spritado", então dê uma olhada no player Very Happy
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Mensagem por The_Game Dom 08 Jan 2012, 01:37

Entao , o jeito que faço para atacar é exatamente desta forma que cria o objeto que faz o dano , e vou dar uma olhada nisto !! Até mais e valeu , vc sempre me ajudando desde os tempos antigos hehehe!!
____________________________________EDIT________________________________
Entao , eu li e tals , só um problema eu ja sabia fazer isto só nao consigo arrumar a sprite para ter um intervalo de um ataque a outro , ele ataca toda hora fica repitindo e repitindo , que se fosse num jogo seria impossivel para o jogador atacar!!

Dei upload aqui na engine do jogo :
http://www.4shared.com/file/hVtZPTIk/One_Piece.html
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Mensagem por Markituh Dom 08 Jan 2012, 15:47

Já tentou usar alarms, mano? No exemplo que eu te mandei eu usei um alarm no inimigo para ele não jogar kunais o tempo todo. (Ah e o 4shared não tá dando pra baixar)
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Mensagem por The_Game Dom 08 Jan 2012, 15:57

Então , ja tentei sim , vou dar uplaod dnvo
tenta ai http://www.4shared.com/file/QYi_GMvy/One_Piece_2.html
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Mensagem por Markituh Dom 08 Jan 2012, 16:18

Aê, achei o motivo.
Spoiler:
Cara, o código é executado a cada step, então não faz sentido definir o alarm pra daqui a 15 step sendo que ele vai ser definido novamente e nunca vai parar a contagem. E você fez uma condição desnecessária... Veja:
Código:
if distance_to_object(objLuffy) < 24 and pd == true
{
        pd = false;
        if direita = true
        {
            sprite_index=s_navy_ad
        }
        else
        {
            sprite_index=s_navy_ae
        }
       
        alarm[0] = 15; // Chama o alarm pra colocar pd = true
}
// Pelo que vi, o código que vem antes vai cuidar do resto (troca entre sprites)
Sacou a lógica?
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Mensagem por The_Game Dom 08 Jan 2012, 19:30

Certo , eu ja havia tentado isso , mas ele passa só um frame da spr sei la , nao da nem pra ver ele trocando de psrite ... Por isso tentei de tal forma...
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Mensagem por Markituh Dom 08 Jan 2012, 21:03

Já tentou colocar no valor do alarm o número de frames que a sprite tem? Ou o número de frames multiplicado por 30? Talvez resolva. No exemplo do naruto eu uso um sistema similiar para a animação de jogar a kunai.
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Mensagem por The_Game Dom 08 Jan 2012, 21:27

Já tentei , mas nao muda nada!! E Agora mestre?
O problema é que ele só executa a animação se a distancia for menor de 24 e se pd = true , se logo no começo pd = false ele nao vai terminar eu acho ... kkk
_____________________________edit__________________________
Eu ach oque teria que ter depois do sprite_index=... deveria ter um alarm[0]=30 que neste alarm pd=false
e depois lá embaixo alarm[1]=15 pd = true , tipo assim... Mas não funcionou!!
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Mensagem por Markituh Dom 08 Jan 2012, 22:17

Rapaz, eu vou tentar fazer uma IA aqui, qualquer coisa dou um toque, beleza?
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Mensagem por The_Game Dom 08 Jan 2012, 22:37

Certo , mas não seria mas facil voce tentar baixar a engine que coloquei a[i e ver o erro que está ocorrendo ?? vlw a até mais!
Droga , por algum motivo parou de ter respostas ;/!
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