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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Script] print
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[Script] print
Eu encontrei um script muito legal de se usar. Ele lembra uma função muito útil das linguagens de programação (C/C++, entre outras). O autor é o Dark Matter. Você pode usar em versões recentes do Game Maker (não sei se pega no GM7). O script é de fácil entendimento.
Basicamente, em vez de você usar show_message(), você usa print().
As vantagens são as seguintes:
- Menos conversões, menos caracteres digitados.
- Maior legibilidade (mais fácil de ler).
- Uso de variáveis, que no GM são strings ou números.
Finalmente, o script:
Obs: você não precisa usar o show_message, já que eu coloquei para retornar a string, então você pode usar no draw_text ou similares.
Exemplo:
Até mais!
Basicamente, em vez de você usar show_message(), você usa print().
As vantagens são as seguintes:
- Menos conversões, menos caracteres digitados.
- Maior legibilidade (mais fácil de ler).
- Uso de variáveis, que no GM são strings ou números.
Por exemplo, você digitaria:
- Código:
show_message(string(10*3)+", "+string(25-2)+", "+string(object0.x))
Mas você digita:
- Código:
print(10*3, 25-2, object0.x)
O que isso mostra na tela?
- Código:
30, 23, x (depende da posição do objeto)
Você digitaria:
- Código:
show_message("Hello "+string(player_name)+"! Your score is "+string(player_score)+"!")
Mas agora você digita:
- Código:
print("Hello %v! Your score is %v!", player_name, player_score)
Legal, não é?
Finalmente, o script:
- Código:
//print(string[optional], [var1, ..., var15])
var str, i, pos;
str = "";
if (argument_count > 0)
str = string(argument[0]);
for (i = 1; i < argument_count; i += 1) {
pos = string_pos("%v", str);
if (pos == 0)
str += ", "+string(argument[i]);
else
str = string_replace(str, "%v", string(argument[i]));
}
show_message(str);
return str; //eu adicionei essa linha pq pode ser útil
Obs: você não precisa usar o show_message, já que eu coloquei para retornar a string, então você pode usar no draw_text ou similares.
Exemplo:
- Código:
a = "Pedro"
b = 16
c = "GMBR"
d = "Nome: %v # Idade: %v # Melhor fórum de Game Maker do Brasil: %v" //# quebra a linha
draw_text(x, y, print(d, a, b, c));
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Script] print
É... isso me lembra o velho, simples e interessante basic. que bom que postou pois pessoalmente não sou muito fã do show_mensage
Gostei.
Gostei.
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