Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
importar para GMStudio
5 participantes
Página 1 de 1
importar para GMStudio
Estou brincando com minha versão beta do GMS e importei um projeto feito no GM8.0.
Não vi nenhuma diferença nos códigos importados. MAS teve uma diferença na performance.
Primeiro, o tamanho da tela ficou bem diferente, apesar de eu ter definido o tamanho de cada uma delas. Bom, tinha uma room de inicialização que tem o tamanho que ficou na tela. quando eu mudei o tamanho dessa room de inicialização, o problema foi corrigido, mas eu gostaria de saber o que houve. Mas esse foi o menor dos problemas. Veja isso:
Alguma idéia do que pode estar acontecendo?
Tentei rodar em windows e em HTML5. O erro foi mostrado em windows. Em HTML5, alguns objetos não foram criados, acho que o erro aconteceu e ao invés de mostrar o erro, o computador simplesmente ignorou.
Não vi nenhuma diferença nos códigos importados. MAS teve uma diferença na performance.
Primeiro, o tamanho da tela ficou bem diferente, apesar de eu ter definido o tamanho de cada uma delas. Bom, tinha uma room de inicialização que tem o tamanho que ficou na tela. quando eu mudei o tamanho dessa room de inicialização, o problema foi corrigido, mas eu gostaria de saber o que houve. Mas esse foi o menor dos problemas. Veja isso:
Bom, então eu esqueci de definir a variável, certo? Não, veja essas linhas que estão no objControle, o primeiro objeto a ser criado na room:############################################################################################
VMError!! Occurred - Push :: Execution Error - Variable Get chanceEspecial
at gml_Object_objSpawnPath_Alarm_0 (line 25) - if (floor(random(chanceEspecial / 2)) == 0 && instance_exists(objPlacePath)){ // na remota possibilidade de surgir um path especial // ){ //
############################################################################################
- Código:
globalvar nCol, nLin, chanceEspecial;
(...)
chanceEspecial = 10; //1 em chanceEspecial
Alguma idéia do que pode estar acontecendo?
Tentei rodar em windows e em HTML5. O erro foi mostrado em windows. Em HTML5, alguns objetos não foram criados, acho que o erro aconteceu e ao invés de mostrar o erro, o computador simplesmente ignorou.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: importar para GMStudio
Ainda bem que você comentou Saim. Eu tava quase ficando louco aqui, procurando erro onde não tem.
Eu acho Saim que essa versão beta tem restrições em algumas partes dos códigos.
Eu fiz uns eventos de colisão que funcionam perfeitamente no GM8 PRO e no HTML5 retorna 2 erros, só que esses dois se multiplicam na telinha do debug pra 6.
Já ví reví e nenhum erro encontro.
Minha conclusão é que de alguma forma a Yoyo Games mudou alguma coisa na pasta do GMS mesmo não fazendo as atualizações.
isso não acontecia antes da liberação do GMS completo.
Será que pode ser isso?
Eu acho Saim que essa versão beta tem restrições em algumas partes dos códigos.
Eu fiz uns eventos de colisão que funcionam perfeitamente no GM8 PRO e no HTML5 retorna 2 erros, só que esses dois se multiplicam na telinha do debug pra 6.
Já ví reví e nenhum erro encontro.
Minha conclusão é que de alguma forma a Yoyo Games mudou alguma coisa na pasta do GMS mesmo não fazendo as atualizações.
isso não acontecia antes da liberação do GMS completo.
Será que pode ser isso?
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: importar para GMStudio
Saim, o GMS não permite mudar para views de aspectos diferentes, fica tudo como definido na view da primeira room, zoom eu acho que funciona numa boa, mas alternar de (mais largo) para (mais alto) ou viceversa não funciona. Pelo menos eu não consegui. Não acho que isto seja um problema, porque não me lembro de nenhum jogo comercial com fases em janelas de tamanhos diferentes, só me lembro de ver isto em jogos feitos no GM mesmo.
O problema com as variáveis parece ser que agora não se pode usar nomes parecidos com funções e variáveis internas, não se pode mais também definir recursos com o mesmo nome, tipo o mesmo nome pra um som e pra um objeto, ele acusa erro nisto. Nas versões antigas não havia problema nisto.
Outra coisa que notei é que não pode haver objetos com erro mesmo que não estejam em nenhuma room, ele acusa o erro, mesmo sem nenhuma instância na room.
Eu não consegui fazer funcionar as transições, instalo mas não funcionam. Nas versões beta elas causavam erro em projetos importados.
Transições funcionaram pra vocês?
Há, o som que não funcionava no meu agora tá funcionando numa boa, o problema eram os mids que ele tentava converter e travava tudo, apaguei os mids e deixei só o que era mp3.
O problema com as variáveis parece ser que agora não se pode usar nomes parecidos com funções e variáveis internas, não se pode mais também definir recursos com o mesmo nome, tipo o mesmo nome pra um som e pra um objeto, ele acusa erro nisto. Nas versões antigas não havia problema nisto.
Outra coisa que notei é que não pode haver objetos com erro mesmo que não estejam em nenhuma room, ele acusa o erro, mesmo sem nenhuma instância na room.
Eu não consegui fazer funcionar as transições, instalo mas não funcionam. Nas versões beta elas causavam erro em projetos importados.
Transições funcionaram pra vocês?
Há, o som que não funcionava no meu agora tá funcionando numa boa, o problema eram os mids que ele tentava converter e travava tudo, apaguei os mids e deixei só o que era mp3.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: importar para GMStudio
Bom, eles afirmaram que a licença do Beta só funcionaria até o lançamento. Podem ter previsto a data e colocado uma bomba-relógio que se ativaria na data tal. (hmm... será que voltar meu relógio resolve isso?)Super Maker escreveu:Minha conclusão é que de alguma forma a Yoyo Games mudou alguma coisa na pasta do GMS mesmo não fazendo as atualizações.
isso não acontecia antes da liberação do GMS completo.
Será que pode ser isso?
Mas acho estranho esse comportamento. O que eu esperava era que o GMStudio parasse de abrir e pronto, não que começasse a apresentar erros onde não existe (ou onde eu ACHO que não existem).
Pena. É que com a flexibilidade do Studio, eu queria adaptar o jogo à tela. Por isso nem esquentei com a primeira room, ela não chega a aparecer na tela, só serve pra configurar algumas globais e o tamanho das rooms, imediatamente ela já passa pra room_menu.cascavelo escreveu:Saim, o GMS não permite mudar para views de aspectos diferentes, fica tudo como definido na view da primeira room, zoom eu acho que funciona numa boa, mas alternar de (mais largo) para (mais alto) ou viceversa não funciona. Pelo menos eu não consegui. Não acho que isto seja um problema, porque não me lembro de nenhum jogo comercial com fases em janelas de tamanhos diferentes, só me lembro de ver isto em jogos feitos no GM mesmo.
Isso significa que, pra cada tela diferente, teremos que fazer uma versão diferente do jogo. Pé no s@co, né?
Não, esses casos eu posso afirmar sem MUITO medo de errar que não acontecem. Eu tenho uma lógica (meio louca, admito) na nomenclatura de variáveis e recursos. De qualquer forma, eu fiz o projeto em questão no notepad++ antes de copiar tudo pra dentro do GM8, antes de importar pro studio. No notepad++ podemos dar um ctrl+f e procurar por um termo em todos os arquivos, a variável "chanceEspecial" está só nos lugares corretos.cascavelo escreveu:O problema com as variáveis parece ser que agora não se pode usar nomes parecidos com funções e variáveis internas, não se pode mais também definir recursos com o mesmo nome, tipo o mesmo nome pra um som e pra um objeto, ele acusa erro nisto. Nas versões antigas não havia problema nisto.
Outra coisa que notei é que não pode haver objetos com erro mesmo que não estejam em nenhuma room, ele acusa o erro, mesmo sem nenhuma instância na room.
Quanto aos objetos com erros, o jogo já foi testado e retestado, acho que não existem mais possibilidades de erros.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: importar para GMStudio
É, na questão do Aspecto da tela, eu segui a dica que tá na apostila da yoyo e fiz as views em 960x640 e deu zebra, deteriorou os gráficos, tó refazendo tudo com 800x480 e agora tá tudo lindo, da maneira que eu concebi. Mas vai ser necessário fazer uma lista das resoluções disponíveis nos cels mais vendidos pra fazer um algoritimo que funcione pra maioria, as proporções de tela variam em: 1,66 - 1,33 - 1,7 e várias outras (altura/largura).
Acho que seria legal se quem tem celular Android aqui no forúm se dispusesse a testar os games e informasse a marca e característica do aparelho. Pena que parece que poucos tem android, vou ver se compro uns aparelhos usados para teste.
Me lembrei que este lance da variável que aconteceu com você, já ocorreu comigo usando o GM 8.1, eu já tava terminando o jogo para o primeiro concurso que participei e aconteu isto aí, funcionava normalmente e no último dia já pra postagem, duas variáveis globais não eram mais reconhecidas, quebrei a cabeça por umas 10 horas seguidas e não encontrava o erro,tive que postar uma versão inacabada que eu havia salvado no dia anterior, depois disto abandonei o GM8.1 e fui para o GM8.
No GMS tive o mesmo problema duas vezes com projetos que importei, mas eu uma transição que causava os erros, não tinha nada haver como o que ele informava, apaguei as transições e ele não acusou mais os erros.
Agora estou fazendo direto no GMS e estes problemas não estão acontecendo. Tem outros mas estes não.
Acho que seria legal se quem tem celular Android aqui no forúm se dispusesse a testar os games e informasse a marca e característica do aparelho. Pena que parece que poucos tem android, vou ver se compro uns aparelhos usados para teste.
Me lembrei que este lance da variável que aconteceu com você, já ocorreu comigo usando o GM 8.1, eu já tava terminando o jogo para o primeiro concurso que participei e aconteu isto aí, funcionava normalmente e no último dia já pra postagem, duas variáveis globais não eram mais reconhecidas, quebrei a cabeça por umas 10 horas seguidas e não encontrava o erro,tive que postar uma versão inacabada que eu havia salvado no dia anterior, depois disto abandonei o GM8.1 e fui para o GM8.
No GMS tive o mesmo problema duas vezes com projetos que importei, mas eu uma transição que causava os erros, não tinha nada haver como o que ele informava, apaguei as transições e ele não acusou mais os erros.
Agora estou fazendo direto no GMS e estes problemas não estão acontecendo. Tem outros mas estes não.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: importar para GMStudio
Versões antigas do beta tinham problemas com variaveis do tipo globalvar embora global.variavel funcionava, em certos casos era como se ela não existisse mas isso já foi resolvido.
Tem que tomar cuidado quando testar para HTML pois os navegadores são otimizados para evitar erros. Variáveis que não existem por exemplo, são inicializadas automaticamente.
Quando for testar em HTML5 é bom usar o console de erros do próprio navegador.
Você pode mudar a view_w/hview e view_w/hport a qualquer momento (pelo menos na ultima versão).
Existem diversos aparelhos diferentes com android então é melhor algo generalizado do que específico.
O método que eu uso pra adaptar a tela é redimencionando a view, por exemplo:
O tamanho da tela do celular é 480x320 meu jogo foi feito em HD 1280x720.
Os aspectos são diferentes, 480/320 = 1.5, 1280/720 = 1.77.
Para igualar as proporções você precisa ajustar o tamanho da largura (ou o da altura se preferir). Seria algo assim para um jogo em paisagem fullscreen:
É bom para jogos em que não faz diferença o jogador ver um pouco mais ou menos da fase.
É errado definir a tela para o tamanho exato do celular porque a diferença vai ser enorme de um para o outro.
O unico problema seria o computador porque as resoluções e o monitor podem ser enormes e mesmo sem distorção e com a interpolação que ficou bem melhor no GMS pode embaçar muito.
Mas em um jogo 2D não há muito o que fazer a não ser desenvolver na maior resolução possível ou deixar a view ficar igual ao tamanho da tela o que não é exatamente uma boa idéia.
Você também tem que considerar o menor aspecto possível que para o celular e tablet dificilmente vai ser menos que 4:3 (aspecto do Ipad 2) e montar a fase de um jeito que até mesmo nessa resolução os objetos que precisam aparecer não vão ficar fora da visão.
O jeito mais fácil mesmo é já desenvolver o jogo no aspecto 4:3.
Tem que tomar cuidado quando testar para HTML pois os navegadores são otimizados para evitar erros. Variáveis que não existem por exemplo, são inicializadas automaticamente.
Quando for testar em HTML5 é bom usar o console de erros do próprio navegador.
E possível sim.Saim, o GMS não permite mudar para views de aspectos diferentes
Você pode mudar a view_w/hview e view_w/hport a qualquer momento (pelo menos na ultima versão).
Existem diversos aparelhos diferentes com android então é melhor algo generalizado do que específico.
O método que eu uso pra adaptar a tela é redimencionando a view, por exemplo:
O tamanho da tela do celular é 480x320 meu jogo foi feito em HD 1280x720.
Os aspectos são diferentes, 480/320 = 1.5, 1280/720 = 1.77.
Para igualar as proporções você precisa ajustar o tamanho da largura (ou o da altura se preferir). Seria algo assim para um jogo em paisagem fullscreen:
- Código:
if window_get_fullscreen() {
//var a,w,h;
w = display_get_width();
h = display_get_height();
a = max(w,h)/min(w,h);
view_wview = view_hview*a;
view_wport = view_wview;
}
É bom para jogos em que não faz diferença o jogador ver um pouco mais ou menos da fase.
É errado definir a tela para o tamanho exato do celular porque a diferença vai ser enorme de um para o outro.
O unico problema seria o computador porque as resoluções e o monitor podem ser enormes e mesmo sem distorção e com a interpolação que ficou bem melhor no GMS pode embaçar muito.
Mas em um jogo 2D não há muito o que fazer a não ser desenvolver na maior resolução possível ou deixar a view ficar igual ao tamanho da tela o que não é exatamente uma boa idéia.
Você também tem que considerar o menor aspecto possível que para o celular e tablet dificilmente vai ser menos que 4:3 (aspecto do Ipad 2) e montar a fase de um jeito que até mesmo nessa resolução os objetos que precisam aparecer não vão ficar fora da visão.
O jeito mais fácil mesmo é já desenvolver o jogo no aspecto 4:3.
Re: importar para GMStudio
Aproveitando o topico queria pergunta, como posso fazer uma conexão online nas versões mobile e html5? pelo que vi não tem como usar dll.
Re: importar para GMStudio
Não permite mudar a view, ele mantem sempre a janela com o aspecto da primeira room, acabei de testar. Mas saiu uma atualização agora, vou instalar, parece que fala algo sobre resolver isto.
O codigo necessário para as diversas resoluções é este mesmo, só vou dar uma pesquizada nas tela dos smartfones mais vendidos, acho que se aproximam mais de widescreen e não de 4:3, os tablets android são mais compridos também. Não sei se vale a pena pensar nos celulares de tela pequena (320x240) geralmente quem tem um destes nem joga. Vou testar o jogo que estou fazendo em 800x400 em um tablet com resolução maior pra ver se deteriora a imagem.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: importar para GMStudio
Não funciona também. Fiz várias e nada.cascavelo escreveu:Transições funcionaram pra vocês?
O GMS beta acusa erro como se desconhecesse esse evento.
O Dangerous_Dave da Game Maker Comunity disse que se eu quizer eu terei que recriar a função se for usando o beta
Esse labirinto que é o GMS beta tá me levando a comprar a licença antes do previsto.
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: importar para GMStudio
A atualização mudou a maneira de executar em tela cheia, mas ele continua desprezando as views que foram definidas nas roons posteriores.
Agora os botões que não tem opção pra preencher não abrem mais janelas, se você arrastar o botão de mudança de room ele nem abre mais opções, porque não tem transições pra escolher.
Agora os botões que não tem opção pra preencher não abrem mais janelas, se você arrastar o botão de mudança de room ele nem abre mais opções, porque não tem transições pra escolher.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» configurar o gmstudio exportar para android
» Importar GM 8.1 > para GM - Studio
» Importar Sistema para o Tululoo
» importar arquivos para o game maker
» [Resolvido]Importar room para o GameMaker 8
» Importar GM 8.1 > para GM - Studio
» Importar Sistema para o Tululoo
» importar arquivos para o game maker
» [Resolvido]Importar room para o GameMaker 8
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos