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image_angle=direction
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Pit Bull
kadini
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Página 1 de 1
image_angle=direction
Olá estou com uma duvida talvez basica é o seguinte eu quero que a imagem do player (uma bola com 2 traços) rode consuante a direçao que segue, eu ja programei o player para se movimentar como eu quero, sem clicar de nenhuma tecla.
por isso pensei por no step:
se poderem help:)
por isso pensei por no step:
- Código:
image_angle=direction
se poderem help:)
Última edição por kadini em Ter 15 maio 2012, 14:40, editado 1 vez(es)
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: image_angle=direction
você quer e a bola fique rodando o jogador, ou que ela fique rodando sobre o proprio eixo?
Re: image_angle=direction
tenta por image_angle+=5 pra ela roda
ai o "5" que eu pus tu troca pela velocidade que a bola anda
ai o "5" que eu pus tu troca pela velocidade que a bola anda
Re: image_angle=direction
axo que nao perseberam o meu problema, esqueçao a bola.
um personagem, o personagem quando inicia o jogo esta com os braços para direita ( exemplo ) e ele faz movimentos em todas as direçoes, exemplo ele movimentasse para a esquerda, ou seja, os personagem virava para a esquerda (braços apontavam para a esquerda, neste caso).
o que aconteceu foi que a imagem se movimentou segundo a direçao tomada pelo seu objeto, eu queria saber era esse codigo
um personagem, o personagem quando inicia o jogo esta com os braços para direita ( exemplo ) e ele faz movimentos em todas as direçoes, exemplo ele movimentasse para a esquerda, ou seja, os personagem virava para a esquerda (braços apontavam para a esquerda, neste caso).
o que aconteceu foi que a imagem se movimentou segundo a direçao tomada pelo seu objeto, eu queria saber era esse codigo
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Agora ficou mais confuso
Malz mais não entendi ainda oque vc quer ezatamente,que image fique na direção de algo não emporta o angulo?
se for iso coloca iso por exemplo
direction = point_direction(x,y,obj_desejado.x,obj_desejado.y)
image_angle = direction
se for iso vai funcionar,se não for porfavor explica melhor para podermos entender.
se for iso coloca iso por exemplo
direction = point_direction(x,y,obj_desejado.x,obj_desejado.y)
image_angle = direction
se for iso vai funcionar,se não for porfavor explica melhor para podermos entender.
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: image_angle=direction
isso foi o que eu disse no 1º poste. uxei tambem o point_direction.
Axo que nao é dificil perseber, o que quero é isto a imagem rotaciona com forme a direçao.
Imagem do que acontece.
Imagem do que eu queria que acontece-se
era so isso
Axo que nao é dificil perseber, o que quero é isto a imagem rotaciona com forme a direçao.
Imagem do que acontece.
Imagem do que eu queria que acontece-se
era so isso
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Ahhh
ok ok entendi mais se for mouse,então função que passei funcionaria?
so mudar obj_desejaodo por mouse_x,e mouse_y.
agora se for teclada fassa iso
if keyboard_check(vk_left)
{
//codigo para ele andar
sprite_index = //sprite que vc quer
}
so mudar obj_desejaodo por mouse_x,e mouse_y.
agora se for teclada fassa iso
if keyboard_check(vk_left)
{
//codigo para ele andar
sprite_index = //sprite que vc quer
}
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: image_angle=direction
nao pode ser teclada pq e IA, e nao pode ser pelo mouse, visto que sao mais que 1 objeto.
esse codigo que testei, tb testei com o mouse_x e mouse_y e ele nao roda, ou seja, talvez o problema esteja no moviemento?????, nao sei
esse codigo que testei, tb testei com o mouse_x e mouse_y e ele nao roda, ou seja, talvez o problema esteja no moviemento?????, nao sei
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Hmm...
Se não é por tecla nem por mouse,se objto esta indo para algum lugar ou seguindo algo né?
se ele esta seguindo algo simplismente so vc botas o codigo que falei acima
agora se ele ta andando pra qualquer lado sem rumo,ai vc vai terque adaptar
Exemplo:
direction = andar(360)//ese codigo não eziste obviu
image_angle = direction
é só exemplo se vc colocar assim nunca ira pegar vc teria que adaptalo ao seu jogo.
se ele esta seguindo algo simplismente so vc botas o codigo que falei acima
agora se ele ta andando pra qualquer lado sem rumo,ai vc vai terque adaptar
Exemplo:
direction = andar(360)//ese codigo não eziste obviu
image_angle = direction
é só exemplo se vc colocar assim nunca ira pegar vc teria que adaptalo ao seu jogo.
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: image_angle=direction
nao ele tem um rumo programado, tem IA (inteligencia artificial), e a inteligencia artificial é a seguinte.
crio um cabana e essa cabana cria o lenhador, o lenhador vai ver qual a arvore mais perto e vai ate lá, fica la um bocado ( cortar ) e depois volta para a cabana e fica la algum tempo (tempo de tranformar o tronco em tabuas), depois volta a arvore, e volta para a cabana, ( a arvore ao de ficar sem recurso destroi-se e ele vai a outra arvore que estaja mais perto)
ou seja, a direçao que o player segue =ao movimento para chegar à arvore mais perto, e depois quando volta para a cabana fica com a direçao igual ao movimento para a cabana.
eu tentei com o poin_direction, mas nao da nao sei pq.
Essa e a minha duvida
crio um cabana e essa cabana cria o lenhador, o lenhador vai ver qual a arvore mais perto e vai ate lá, fica la um bocado ( cortar ) e depois volta para a cabana e fica la algum tempo (tempo de tranformar o tronco em tabuas), depois volta a arvore, e volta para a cabana, ( a arvore ao de ficar sem recurso destroi-se e ele vai a outra arvore que estaja mais perto)
ou seja, a direçao que o player segue =ao movimento para chegar à arvore mais perto, e depois quando volta para a cabana fica com a direçao igual ao movimento para a cabana.
eu tentei com o poin_direction, mas nao da nao sei pq.
Essa e a minha duvida
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: image_angle=direction
cara mande os codigos, é passa para cá(principalmente o do step)
Eu testei aqui, e deu certo.
Eu testei aqui, e deu certo.
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: image_angle=direction
no sept obj_lenhador está
se eu colocasse image_angle=direction o objeto a imagem deveria rodar segundo a direçao, mas nao esta a dar nada disso, a imgem fica igual
- Código:
if (instance_exists(obj_arvore) and direcao_arvore=false){move_towards_point(instance_nearest(x,y,obj_arvore).x,instance_nearest(x,y,obj_arvore).y,5)}
if (tempo_corte=0){direcao_arvore=false}
if (tempo_corte=200){direcao_casa=true}
if (direcao_casa=true){move_towards_point(obj_casa.x,obj_casa.y,5)}
se eu colocasse image_angle=direction o objeto a imagem deveria rodar segundo a direçao, mas nao esta a dar nada disso, a imgem fica igual
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: image_angle=direction
Parece que o move_towards_point não altera o valor de direction. Mas tudo bem, se você sabe a direção que é pra se mover, basta definir image_angle=essaDireção.
Tente
Tente
- Código:
image_angle=point_direction(x, y, instance_nearest(x,y,obj_arvore).x,instance_nearest(x,y,obj_arvore).y);
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Re: image_angle=direction
desculpa esquecime de referir que tb ja tinha testado essa e nao da, fora do codigo e tb ao pe do move_towards_point e nao da, isso e que eu nao persebo pq nao dá??
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: image_angle=direction
Não dá??? Deveria! Agora lascou!
Olha, DEVE ter algum outro código voltando image_angle pra 0, antes do draw event.
...Ou então, você está usando "draw_sprite" no draw event. Mostre pra gente o que há no seu draw_event.
Olha, DEVE ter algum outro código voltando image_angle pra 0, antes do draw event.
...Ou então, você está usando "draw_sprite" no draw event. Mostre pra gente o que há no seu draw_event.
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Re: image_angle=direction
Coloque o image_angle=direction no evento end step.
Se não der certo você avisa.
Se não der certo você avisa.
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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- Outros
Re: image_angle=direction
SAIM muito muito obrigado!!!!, e tambem a todos o que postaram para me ajudar.
Eu tinha draw_sprite no personagem.
tirei e bastou por image_angle=direction, e ja esta a dar.
Uma duvida se quiser uzar o draw event, como por exemplo para desenhar o retangulo com a vida, como faço??????? de modo que o codigo image_angle=direction nao se "desative"
Eu tinha draw_sprite no personagem.
tirei e bastou por image_angle=direction, e ja esta a dar.
Uma duvida se quiser uzar o draw event, como por exemplo para desenhar o retangulo com a vida, como faço??????? de modo que o codigo image_angle=direction nao se "desative"
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: image_angle=direction
Use alguma função mais avançada, como draw_sprite_ext.
Acredito que seja essa a função que esteja no draw "padrão" do game maker.
Há uma diferença entre fazer isso e usar uma outra variável qualquer no campo "rot" pra rodar a sprite. Quando você usa image_angle, a máscara de colisão também roda. Se você usa qualquer outra coisa sem modificar o valor de image_angle, a sprite será mostrada rotacionada, na tela, mas essa rotação não terá efeito nos testes de colisão.
Claro que isso não significa que haverão bugs se você usar alguma variável COM O MESMO VALOR que image_angle.
Acredito que seja essa a função que esteja no draw "padrão" do game maker.
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index, image_index, x, y, image_xscale, image_yscale, image_angle, c_white, image_alpha);
Há uma diferença entre fazer isso e usar uma outra variável qualquer no campo "rot" pra rodar a sprite. Quando você usa image_angle, a máscara de colisão também roda. Se você usa qualquer outra coisa sem modificar o valor de image_angle, a sprite será mostrada rotacionada, na tela, mas essa rotação não terá efeito nos testes de colisão.
Claro que isso não significa que haverão bugs se você usar alguma variável COM O MESMO VALOR que image_angle.
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Re: image_angle=direction
SAIM obrigado, da certo
com essa funçao
com essa funçao
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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