GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


image_angle=direction

+2
Pit Bull
kadini
6 participantes

Ir para baixo

image_angle=direction Empty image_angle=direction

Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 15:36

Olá estou com uma duvida talvez basica é o seguinte eu quero que a imagem do player (uma bola com 2 traços) rode consuante a direçao que segue, eu ja programei o player para se movimentar como eu quero, sem clicar de nenhuma tecla.

por isso pensei por no step:
Código:
image_angle=direction
mas nao deu em nada, depois tentei defernir a variavel direction com o point_direction, mas tb na da

se poderem help:)


Última edição por kadini em Ter 15 maio 2012, 14:40, editado 1 vez(es)
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por Pit Bull Dom 13 maio 2012, 15:38

você quer e a bola fique rodando o jogador, ou que ela fique rodando sobre o proprio eixo?
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por kevipegoraro Dom 13 maio 2012, 15:47

tenta por image_angle+=5 pra ela roda
ai o "5" que eu pus tu troca pela velocidade que a bola anda
kevipegoraro
kevipegoraro

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : C + D
Data de inscrição : 04/02/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 68
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://megaestudiojogos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 15:54

axo que nao perseberam o meu problema, esqueçao a bola.

um personagem, o personagem quando inicia o jogo esta com os braços para direita ( exemplo ) e ele faz movimentos em todas as direçoes, exemplo ele movimentasse para a esquerda, ou seja, os personagem virava para a esquerda (braços apontavam para a esquerda, neste caso).

o que aconteceu foi que a imagem se movimentou segundo a direçao tomada pelo seu objeto, eu queria saber era esse codigo
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Agora ficou mais confuso

Mensagem por God_of_war425 Dom 13 maio 2012, 16:25

Malz mais não entendi ainda oque vc quer ezatamente,que image fique na direção de algo não emporta o angulo?

se for iso coloca iso por exemplo

direction = point_direction(x,y,obj_desejado.x,obj_desejado.y)
image_angle = direction

se for iso vai funcionar,se não for porfavor explica melhor para podermos entender.
God_of_war425
God_of_war425

Data de inscrição : 29/10/2011
Reputação : 4
Número de Mensagens : 510
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 16:51

isso foi o que eu disse no 1º poste. uxei tambem o point_direction.

Axo que nao é dificil perseber, o que quero é isto a imagem rotaciona com forme a direçao.

Imagem do que acontece.
image_angle=direction Exmplo1



Imagem do que eu queria que acontece-se

image_angle=direction Exmplo2



era so isso
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Ahhh

Mensagem por God_of_war425 Dom 13 maio 2012, 17:04

ok ok entendi mais se for mouse,então função que passei funcionaria?
so mudar obj_desejaodo por mouse_x,e mouse_y.

agora se for teclada fassa iso

if keyboard_check(vk_left)
{
//codigo para ele andar
sprite_index = //sprite que vc quer
}
God_of_war425
God_of_war425

Data de inscrição : 29/10/2011
Reputação : 4
Número de Mensagens : 510
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 17:10

nao pode ser teclada pq e IA, e nao pode ser pelo mouse, visto que sao mais que 1 objeto.

esse codigo que testei, tb testei com o mouse_x e mouse_y e ele nao roda, ou seja, talvez o problema esteja no moviemento?????, nao sei
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Hmm...

Mensagem por God_of_war425 Dom 13 maio 2012, 17:19

Se não é por tecla nem por mouse,se objto esta indo para algum lugar ou seguindo algo né?

se ele esta seguindo algo simplismente so vc botas o codigo que falei acima

agora se ele ta andando pra qualquer lado sem rumo,ai vc vai terque adaptar

Exemplo:

direction = andar(360)//ese codigo não eziste obviu
image_angle = direction

é só exemplo se vc colocar assim nunca ira pegar vc teria que adaptalo ao seu jogo.
God_of_war425
God_of_war425

Data de inscrição : 29/10/2011
Reputação : 4
Número de Mensagens : 510
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por kadini Dom 13 maio 2012, 17:29

nao ele tem um rumo programado, tem IA (inteligencia artificial), e a inteligencia artificial é a seguinte.

crio um cabana e essa cabana cria o lenhador, o lenhador vai ver qual a arvore mais perto e vai ate lá, fica la um bocado ( cortar ) e depois volta para a cabana e fica la algum tempo (tempo de tranformar o tronco em tabuas), depois volta a arvore, e volta para a cabana, ( a arvore ao de ficar sem recurso destroi-se e ele vai a outra arvore que estaja mais perto)

ou seja, a direçao que o player segue =ao movimento para chegar à arvore mais perto, e depois quando volta para a cabana fica com a direçao igual ao movimento para a cabana.

eu tentei com o poin_direction, mas nao da nao sei pq.

Essa e a minha duvida
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por Ralphed Dom 13 maio 2012, 19:37

cara mande os codigos, é passa para cá(principalmente o do step)
Eu testei aqui, e deu certo.
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por kadini Seg 14 maio 2012, 16:06

no sept obj_lenhador está
Código:
if (instance_exists(obj_arvore) and direcao_arvore=false){move_towards_point(instance_nearest(x,y,obj_arvore).x,instance_nearest(x,y,obj_arvore).y,5)}
if (tempo_corte=0){direcao_arvore=false}
if (tempo_corte=200){direcao_casa=true}
if (direcao_casa=true){move_towards_point(obj_casa.x,obj_casa.y,5)}

se eu colocasse image_angle=direction o objeto a imagem deveria rodar segundo a direçao, mas nao esta a dar nada disso, a imgem fica igual
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por saim Seg 14 maio 2012, 16:31

Parece que o move_towards_point não altera o valor de direction. Mas tudo bem, se você sabe a direção que é pra se mover, basta definir image_angle=essaDireção.

Tente
Código:
image_angle=point_direction(x, y, instance_nearest(x,y,obj_arvore).x,instance_nearest(x,y,obj_arvore).y);
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por kadini Seg 14 maio 2012, 16:42

desculpa esquecime de referir que tb ja tinha testado essa e nao da, fora do codigo e tb ao pe do move_towards_point e nao da, isso e que eu nao persebo pq nao dá??
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por saim Ter 15 maio 2012, 08:24

Não dá??? Deveria! Agora lascou!
Olha, DEVE ter algum outro código voltando image_angle pra 0, antes do draw event.
...Ou então, você está usando "draw_sprite" no draw event. Mostre pra gente o que há no seu draw_event.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por Ralphed Ter 15 maio 2012, 12:25

Coloque o image_angle=direction no evento end step.
Se não der certo você avisa.
Ralphed
Ralphed

Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Godot
  • Outros


Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por kadini Ter 15 maio 2012, 14:30

SAIM muito muito obrigado!!!!, e tambem a todos o que postaram para me ajudar.

Eu tinha draw_sprite no personagem.

tirei e bastou por image_angle=direction, e ja esta a dar.

Uma duvida se quiser uzar o draw event, como por exemplo para desenhar o retangulo com a vida, como faço??????? de modo que o codigo image_angle=direction nao se "desative"
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por saim Ter 15 maio 2012, 15:56

Use alguma função mais avançada, como draw_sprite_ext.
Acredito que seja essa a função que esteja no draw "padrão" do game maker.
Código:
draw_sprite_ext(sprite_index, image_index, x, y, image_xscale, image_yscale, image_angle, c_white, image_alpha);
Note que coloquei o valor "image_angle" no campo da rotação. O resultado é o mesmo que não ter um draw_event associado ao objeto.
Há uma diferença entre fazer isso e usar uma outra variável qualquer no campo "rot" pra rodar a sprite. Quando você usa image_angle, a máscara de colisão também roda. Se você usa qualquer outra coisa sem modificar o valor de image_angle, a sprite será mostrada rotacionada, na tela, mas essa rotação não terá efeito nos testes de colisão.
Claro que isso não significa que haverão bugs se você usar alguma variável COM O MESMO VALOR que image_angle.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por kadini Qua 16 maio 2012, 15:37

SAIM obrigado, da certo Smile

com essa funçao
kadini
kadini

Data de inscrição : 02/03/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 192
Prêmios : image_angle=direction Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

image_angle=direction Empty Re: image_angle=direction

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos