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GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
Na 1º lição de GM RPG aprendemos a criar um movimento com Clique de mouse, no estilo dos jogos atuais, porém usando um char Isométrico.
Muitas pessoas não tem muita noção e acham que um jogo Isométrico é um jogo na diagonal.
Isto é verdade em relação aos gráficos, mas o que realmente muda é a proporção do movimento.
Num jogo isométrico, o movimento na horizontal é sempre 2 vezes proporcional ao movimento na vertical, formando assim a idéia de um losango.
Todo e qualquer movimento ou cenário nesse tipo de jogo deve seguir este padrão.
Na aula passada eu disse que aprenderíamos sobre movimento de Mobs(Inimigos). A sigla Mob é muito usada hoje nos jogos Online, talvez pelo tamanho da palavra.
Você já usou Paths no GM? se não, hoje será uma boa chance de ver como funciona e como criar e modificar paths usando GML.
O que faremos será criar um Path, com GML, e fazer nosso Mob seguir o mesmo.
Pra quem já fez jogos em RPGMaker sabe que rafemos o mesmo tipo de movimento quando se cria um evento e coloca-se nele uma rota-pré-definida.
O uso de Paths nesse caso não precisa se limitar aos Mobs, ele pode ser usado para NPCs e objetos de cenário.
Vamos começar.
Antes de mais nada um detalhe: estaremos usando a mesma idéia de Sprites da aula passada. Eu ainda estou desenvolvendo a ferramenta de criação, assim que ela estiver pronta eu disponibilizarei.
Enquanto isso, use a imagem abaixo para nosso exemplo de Mob:
Crie um sprite, chame-o de Zumbi. Repita os passos de criação do Strip, como na aula passada, lembrando de deixar o ultimo quadro branco.
Vamos exercitar a criação de um Path? Crie um novo Path na pasta, e vá clicando na tela e movendo os pontos até ficarem assim:
Observe que fizemos uma elípse. na verdade esse exercício de Paths é apenas para que você saiba depois criar seus próprios paths.
Não iremos usar este que criamos. Porque? Simples: O Path funciona na tela exatamente aonde você o criou. Se tentarmos mudar as coordenadas dele em tempo de execução, TODOS os objetos que compartilharem o path irão para aquela posição.
Crie um script, chame-o de elipse_path, e adione nele o seguinte código:
A idéia é que, para cada Tipo de Path que você crie, haja um script de criação para o mesmo, de forma que vários objetos poderão compartinhar do tipo de movimento, sem compartilhar o mesmo Path e consequentemente havendo falhas no seu jogo.
Para já vermos a bagaça funcionando de várias formas, crie outro script, nomeie-o de circulo_path e adicione o seguinte código:
Crie um objeto, chame-o de MOB, coloque o Sprite do Zumbi. Adicione os Eventos Create e Draw. Agora em cada um coloque assim:
Evento Create:
Bem, vou explicar:
No evento Create, declaramos uma variável ind, que recebe o path criado pelo script circulo_path. Setamosas variáveis de movimento e de imagem, e criamos uma old_dir. Esta variável nos ajudará a saber se o mob mudou de direção, para podermos mudar também o seu sprite.
No evento Draw, encontramos a direção do objeto e usamos uma divisão por 45 para obtermos 8 direções. Fazemos uma correção nos cálculos, pois precisamos do valor entre 1 e 7, Setamos a direção. Validamos se a direção mudou e se sim, mudamos novamente o seu valor, e no final fazemos a mesma jogada que foi feita com o personagem na aula passada.
Por fim desenhamos o Sprite.
Para testar, crie uma Room, adicione vários Zumbis em lugares diferentes e rode.
Se todos os passos foram seguidos, seu mob vai andar lindo num movimento circular excelente. Para mudar o movimento, teste o script elipse_path no lugar do circulo.
Agora como execício, crie seus próprios Paths. Para ter certeza do desenho que eles descreverão, crie primeiro um path atoa e desenhe nele. Anote os valores dos pontos e use-os como nos scripts que criamos.
Algumas pessoas sempre põem dificuldade em criar, por ser mais fácil pegar pronto na Net. Eu discordo, e provo que com o Game Maker é possível fazer qualquer tipo de jogo, basta que você seja criativo e esforçado. Ninguém precisa saber tudo, até eu mesmo pesquiso as vezes para encontrar modelos de engines e adaptá-los à minha necessidade.
Na Próxima lição: Menus Flutuantes estilo Ragnarok. Até lá.
Muitas pessoas não tem muita noção e acham que um jogo Isométrico é um jogo na diagonal.
Isto é verdade em relação aos gráficos, mas o que realmente muda é a proporção do movimento.
Num jogo isométrico, o movimento na horizontal é sempre 2 vezes proporcional ao movimento na vertical, formando assim a idéia de um losango.
Todo e qualquer movimento ou cenário nesse tipo de jogo deve seguir este padrão.
Na aula passada eu disse que aprenderíamos sobre movimento de Mobs(Inimigos). A sigla Mob é muito usada hoje nos jogos Online, talvez pelo tamanho da palavra.
Você já usou Paths no GM? se não, hoje será uma boa chance de ver como funciona e como criar e modificar paths usando GML.
O que faremos será criar um Path, com GML, e fazer nosso Mob seguir o mesmo.
Pra quem já fez jogos em RPGMaker sabe que rafemos o mesmo tipo de movimento quando se cria um evento e coloca-se nele uma rota-pré-definida.
O uso de Paths nesse caso não precisa se limitar aos Mobs, ele pode ser usado para NPCs e objetos de cenário.
Vamos começar.
Antes de mais nada um detalhe: estaremos usando a mesma idéia de Sprites da aula passada. Eu ainda estou desenvolvendo a ferramenta de criação, assim que ela estiver pronta eu disponibilizarei.
Enquanto isso, use a imagem abaixo para nosso exemplo de Mob:
Crie um sprite, chame-o de Zumbi. Repita os passos de criação do Strip, como na aula passada, lembrando de deixar o ultimo quadro branco.
Vamos exercitar a criação de um Path? Crie um novo Path na pasta, e vá clicando na tela e movendo os pontos até ficarem assim:
Observe que fizemos uma elípse. na verdade esse exercício de Paths é apenas para que você saiba depois criar seus próprios paths.
Não iremos usar este que criamos. Porque? Simples: O Path funciona na tela exatamente aonde você o criou. Se tentarmos mudar as coordenadas dele em tempo de execução, TODOS os objetos que compartilharem o path irão para aquela posição.
Crie um script, chame-o de elipse_path, e adione nele o seguinte código:
- Código:
X = argument0;
Y = argument1;
ind = path_add();
path_set_kind(ind,argument2) //0 - Reta, 1 = Curva
path_add_point(ind,X,Y, 32,100);
path_add_point(ind,X,Y, 96,100);
path_add_point(ind,X 80,Y, 128,100);
path_add_point(ind,X 144,Y, 128,100);
path_add_point(ind,X 224,Y, 96,100);
path_add_point(ind,X 224,Y, 32,100);
path_add_point(ind,X 144,Y,100);
path_add_point(ind,X 80,Y,100);
return ind;
A idéia é que, para cada Tipo de Path que você crie, haja um script de criação para o mesmo, de forma que vários objetos poderão compartinhar do tipo de movimento, sem compartilhar o mesmo Path e consequentemente havendo falhas no seu jogo.
Para já vermos a bagaça funcionando de várias formas, crie outro script, nomeie-o de circulo_path e adicione o seguinte código:
- Código:
X = argument0;
Y = argument1;
ind = path_add();
path_set_kind(ind,argument2)//0 - Reta, 1 = Curva
path_add_point(ind,X,Y, 64,100);
path_add_point(ind,X,Y, 128,100);
path_add_point(ind,X 64,Y, 192,100);
path_add_point(ind,X 128,Y, 192,100);
path_add_point(ind,X 192,Y, 128,100);
path_add_point(ind,X 192,Y, 64,100);
path_add_point(ind,X 128,Y,100);
path_add_point(ind,X 64,Y,100);
return ind;
Crie um objeto, chame-o de MOB, coloque o Sprite do Zumbi. Adicione os Eventos Create e Draw. Agora em cada um coloque assim:
Evento Create:
- Código:
ind = circulo_path(x,y,1);
path_start(ind,2,1,true);
speed = 1.0;
image_speed=0.3;
image_index=6;
old_dir = 1;
- Código:
facing = round(direction / 45);
if facing == 8 then facing = 0;
direcao = (facing * 4);
if old_dir == 1 {
old_dir = direcao;
image_index = direcao;
}
if (old_dir != direcao){
old_dir = direcao;
image_index = direcao;
}
if (round(image_index) >= direcao 4) {image_index = direcao;}
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
Bem, vou explicar:
No evento Create, declaramos uma variável ind, que recebe o path criado pelo script circulo_path. Setamosas variáveis de movimento e de imagem, e criamos uma old_dir. Esta variável nos ajudará a saber se o mob mudou de direção, para podermos mudar também o seu sprite.
No evento Draw, encontramos a direção do objeto e usamos uma divisão por 45 para obtermos 8 direções. Fazemos uma correção nos cálculos, pois precisamos do valor entre 1 e 7, Setamos a direção. Validamos se a direção mudou e se sim, mudamos novamente o seu valor, e no final fazemos a mesma jogada que foi feita com o personagem na aula passada.
Por fim desenhamos o Sprite.
Para testar, crie uma Room, adicione vários Zumbis em lugares diferentes e rode.
Se todos os passos foram seguidos, seu mob vai andar lindo num movimento circular excelente. Para mudar o movimento, teste o script elipse_path no lugar do circulo.
Agora como execício, crie seus próprios Paths. Para ter certeza do desenho que eles descreverão, crie primeiro um path atoa e desenhe nele. Anote os valores dos pontos e use-os como nos scripts que criamos.
Algumas pessoas sempre põem dificuldade em criar, por ser mais fácil pegar pronto na Net. Eu discordo, e provo que com o Game Maker é possível fazer qualquer tipo de jogo, basta que você seja criativo e esforçado. Ninguém precisa saber tudo, até eu mesmo pesquiso as vezes para encontrar modelos de engines e adaptá-los à minha necessidade.
Na Próxima lição: Menus Flutuantes estilo Ragnarok. Até lá.
Última edição por joaoneto em Seg 16 Fev 2009, 00:19, editado 1 vez(es)
Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
Oi amigo, seu tutorial está ótimo, como sempre. Gostaria apenas de dizer o seguinte:
Na verdade não precisa do script para as path veja o comando:
path_start(path,speed,endaction,absolute) Inicia uma path para instância atual.
Descrição dos parâmetros:
path- a path que vc definiu na interface
speed-velocidade da path
endaction- ação a ser executada no final da path
absolute-se true fica como vc disse mais se for false ele fica RELATIVO. Então ele pega a posição atual da instancia na qual se está atribuindo a path.
Isso foi só pra exclarecer, pois seu tambem método funciona.
Na verdade não precisa do script para as path veja o comando:
path_start(path,speed,endaction,absolute) Inicia uma path para instância atual.
Descrição dos parâmetros:
path- a path que vc definiu na interface
speed-velocidade da path
endaction- ação a ser executada no final da path
- 0-finaliza a path
- 1-continua do começo
- 2-continua da ultima posicao
- 3-inverte a path
absolute-se true fica como vc disse mais se for false ele fica RELATIVO. Então ele pega a posição atual da instancia na qual se está atribuindo a path.
Isso foi só pra exclarecer, pois seu tambem método funciona.
Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
Obrigado pela observação grande amigo. Isso mostra que pode-se então criar os Paths e usá-los sem a necessidade de se usar os scripts,vinians escreveu:Oi amigo, seu tutorial está ótimo, como sempre. Gostaria apenas de dizer o seguinte:
Na verdade não precisa do script para as path veja o comando:
path_start(path,speed,endaction,absolute) Inicia uma path para instância atual.
Descrição dos parâmetros:
path- a path que vc definiu na interface
speed-velocidade da path
endaction- ação a ser executada no final da path
- 0-finaliza a path
- 1-continua do começo
- 2-continua da ultima posicao
- 3-inverte a path
absolute-se true fica como vc disse mais se for false ele fica RELATIVO. Então ele pega a posição atual da instancia na qual se está atribuindo a path.
Isso foi só pra exclarecer, pois seu tambem método funciona.
mais uma opção para aqueles que são pouco familiarizados com os mesmos, como eu .
Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
o meu deu erro.><
espero q me ajudem.
wow menu de ragnarok essa nun posso perder.
vlw.
espero q me ajudem.
wow menu de ragnarok essa nun posso perder.
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xxxAKIRAxxx- Data de inscrição : 04/02/2009
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
cara, olha na sua sintaxe que ficou faltando uma virgula entre o Y e o 32.
Vou ter que começar a postar código fonte junto, toda vez que eu vou postar Code ele come algum pedaço e fica dando esses erros.
Vou ter que começar a postar código fonte junto, toda vez que eu vou postar Code ele come algum pedaço e fica dando esses erros.
xxxAKIRAxxx- Data de inscrição : 04/02/2009
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
o meu deu erro
esse erro aki:
___________________________________________
COMPILATION ERROR in Script: elipse_path
Error in code at line 5:
path_add_point(ind,X,Y, 32,100);
at position 32: Wrong number of arguments to function or script.
esse erro aki:
___________________________________________
COMPILATION ERROR in Script: elipse_path
Error in code at line 5:
path_add_point(ind,X,Y, 32,100);
at position 32: Wrong number of arguments to function or script.
zurao23- Data de inscrição : 14/11/2009
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
tem como alguem me ajudar?
Editado por CPinheiro: double posts são proibídos.
Avisado.
Editado por CPinheiro: double posts são proibídos.
Avisado.
zurao23- Data de inscrição : 14/11/2009
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
path_add_point(ind,X,Y, 32,100);
veja tem um espaço entre a virgula e o 32
troca por isso: path_add_point(ind,X,Y,32,100);
veja tem um espaço entre a virgula e o 32
troca por isso: path_add_point(ind,X,Y,32,100);
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
Mas é lógico que isso não vai funcionar... Está cheio de erros !
Por exemplo:path_add_point(ind,x,y,speed) vejam bem; essa função tem apenas "4 argumentos" !
Agora olhe quantos ele colocou no script dele :path_add_point(ind,X,Y, 32,100) Ali tem cinco argumentos, já vai dar um erro de cara !
Eu corrigi eu vou colocar aqui do jeito que não deu erro, pelomenos aqui para mim:
Aqui é os códigos do script '' elipse_path " corrigido:
Nesse último, só faltou colocar ali no código bem em baixo, entre " direcao 4 " faltou um sinal, não sei qual era o sinal original dele , eu coloquei o de adição = "+", e funcionou direitinho !
Bom teste agora e diga se deu certo !
Hà... Tirando esses errinhos, que concerteza foi na digitação e não por ele não saber, que fique bem claro isso;
O tutorial está muito bom ! Parabéns !!!
Obs : Eu testei isso com uma única sprite com somente uma sub-imagem !
Por exemplo:path_add_point(ind,x,y,speed) vejam bem; essa função tem apenas "4 argumentos" !
Agora olhe quantos ele colocou no script dele :path_add_point(ind,X,Y, 32,100) Ali tem cinco argumentos, já vai dar um erro de cara !
Eu corrigi eu vou colocar aqui do jeito que não deu erro, pelomenos aqui para mim:
Aqui é os códigos do script '' elipse_path " corrigido:
- Código:
X = argument0;
Y = argument1;
ind = path_add();
path_set_kind(ind,argument2) //0 - Reta, 1 = Curva
path_add_point(ind,X,Y+32,100);
path_add_point(ind,X,Y+96,100);
path_add_point(ind,X+80,Y+128,100);
path_add_point(ind,X+144,Y+128,100);
path_add_point(ind,X+224,Y+96,100);
path_add_point(ind,X+224,Y+32,100);
path_add_point(ind,X+144,Y,100);
path_add_point(ind,X+80,Y,100);
return ind;
- Código:
X = argument0;
Y = argument1;
ind = path_add();
path_set_kind(ind,argument2)//0 - Reta, 1 = Curva
path_add_point(ind,X,Y+64,100);
path_add_point(ind,X,Y+128,100);
path_add_point(ind,X+64,Y+192,100);
path_add_point(ind,X+128,Y+192,100);
path_add_point(ind,X+192,Y+128,100);
path_add_point(ind,X+192,Y+64,100);
path_add_point(ind,X+128,Y,100);
path_add_point(ind,X+64,Y,100);
return ind;
- Código:
ind = circulo_path(x,y,1);
path_start(ind,2,1,true);
speed = 1.0;
image_speed=0.3;
image_index=6;
old_dir = 1;
- Código:
facing = round(direction / 45);
if facing == 8 then facing = 0;
direcao = (facing * 4);
if old_dir == 1 {
old_dir = direcao;
image_index = direcao;
}
if (old_dir != direcao){
old_dir = direcao;
image_index = direcao;
}
if (round(image_index) >= direcao + 4) {image_index = direcao;}
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
Nesse último, só faltou colocar ali no código bem em baixo, entre " direcao 4 " faltou um sinal, não sei qual era o sinal original dele , eu coloquei o de adição = "+", e funcionou direitinho !
Bom teste agora e diga se deu certo !
Hà... Tirando esses errinhos, que concerteza foi na digitação e não por ele não saber, que fique bem claro isso;
O tutorial está muito bom ! Parabéns !!!
Obs : Eu testei isso com uma única sprite com somente uma sub-imagem !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
Denis, cara valeu, isso me salvou. vc me ajdo muito cara, VLW mesmo, te adoro
zurao23- Data de inscrição : 14/11/2009
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
Denis, valeu meu!
Tutorial muito bom!
OBS PARA O DENIS: Eu também moro aqui no RS!
Tutorial muito bom!
OBS PARA O DENIS: Eu também moro aqui no RS!
Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
Não sei se estou revivendo mas a regra diz que se tiver dúvidas em tutos pode
O meu da esse erro akie:
Ou seja, essa função só é possível no Pro, tem como alguém mudar o code pro Lite pf!?
O meu da esse erro akie:
- Código:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object Mob:
In script circulo_path:
Error in code at line 3:
ind = path_add();
^
at position 8: This function is only available in the Pro Edition.
Ou seja, essa função só é possível no Pro, tem como alguém mudar o code pro Lite pf!?
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
Creio que não seja possível modificar o código _path, a solução seria você registrar o programa.Ou seja, essa função só é possível no Pro, tem como alguém mudar o code pro Lite pf!?
Obs: O tópico da sua dúvida foi removido.
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
Como faço para deixar algo com movimentos aleatorios?
KhalDrogo- Data de inscrição : 24/01/2013
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Re: GM RPG - 2º Lição - Movimento de Mobs(Inimigos) isométrico de RPG
cara me passa a parte 1 deste tutorial por favor?
DVictorPS- Games Ranking :
Notas recebidas : D+E+C
Data de inscrição : 23/01/2012
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