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como faser um flip com a mascara

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como faser um flip com a mascara Empty como faser um flip com a mascara

Mensagem por reddragon Seg 09 Fev 2009, 23:27

eu criei um jogo e para economizar em sprite fiz o seguinte criei todos os meus sprites virado para direita e usando esse comado:

draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,lado,1,0,c_white,1)

manipulo o sprite com a var lado quando para direita a var lado é igual a 1 deixando o sprite normal. mas para esquerda o valor de lado fica igaul a -1 dando um flip no sprite e o deixando do lado contrario.

em outro evento eu fiz o seguinte

mask_index = sprite_index

para que a mascara sempre seja igual a sprite que e estou usando o comando acima.

e fiz um comando de movimentação que muda o sprite automaticamente.

mas agora vem o problema. sim meu sprite da o flip para o lado certo que eu quero mas a mascara não, quero saber um jeito para que a mascara acompanhe o lado também, alguma var o script que faça isso para min
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Mensagem por vinians Seg 09 Fev 2009, 23:37

Creio que a máscara não vai dar flip pois você só "vira" o sprite na hora de desenhar, ou seja, para a máscara ele continua na posição original. Nesse caso o jeito seria criar dois sprites mesmo, ou então não usar mascara. Eu por exemplo, na maioria dos meus jogos eu não uso máscara, só defino o bound bx do sprite como "manual" e coloco igual pra todos. Funciona sempre. Atravez dos valores bbox da pra mover a "caixa" que define a colisão em qualquer ponto do sprite. A, e não se esqueça de desmarcar "precise colision check" porque nesse caso não precisaria e ainda torna o codigo mais rapido.
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Mensagem por reddragon Seg 09 Fev 2009, 23:42

que ???

vale principalmente por tem me respondido tao rápido mas so entendi ate a 4º linha depois nao entendi mais nada.

tenta fazer um exemplo básico só pra min ver na pratica
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Mensagem por Gusba Seg 09 Fev 2009, 23:58

cara, a dica dele é para vc nao usar mascara, e fazer uma "mascara" atravez do bbox deixando igual a todas as sprites
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Mensagem por reddragon Ter 10 Fev 2009, 00:21

¬¬

legal

mas se eu soubesse usar bbox eu faseia
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Mensagem por Gusba Ter 10 Fev 2009, 00:26

cara, bbox é akela caixa que tem na sprite, akilo la que gera as colisoes
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Mensagem por reddragon Ter 10 Fev 2009, 00:42

valeu Gusba mas eu preciso de uma explicação mais detalhada.
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Mensagem por Gusba Ter 10 Fev 2009, 01:19

entao cara, a ideia dele é vc fazer varias sprites invex de negativar a escala, e sem usar mascaras, apenas usando o bbox, pq a colisao só acontece na area do bbox se o precise collisions check esta desativado, se vc faz o mesmo tamanho de bbox e mesma posição, todas as sprites terao a mesma area de colisao
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Mensagem por Janx Ter 10 Fev 2009, 13:22

Bom, é o seguinte,
se tem a animaçao do seu sprite.
OK... digamos q é uma pessoa.
O
--|--
/\

desse geito.

Com presise, se entrasse um objeto no meiu das pernas, sem sobre por a perna, NAO teria colisao.
Se fosse em bbox,
e entrasse no meiu das pernas, sem fikar em cima da perna, HAVERIA colisao.
PQ???
pq o bbox, usa a area do sprite para checar a colisao.
No editor de sprites, vc pode ver la a area da bbox.

Flwss
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Mensagem por reddragon Ter 10 Fev 2009, 20:10

valeu galera vô tanta usar aprender usar bbox sozinho mesmo
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