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Reflexão sobre os concursos quinzenais.

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Mensagem por Golpe Baixo Seg 07 maio 2012, 15:47

Na verdade já até ocorreu uma edição de um concurso semelhante aqui no fórum (Desafio), o período não era em 4, 24 ou 48 horas, mas em apenas 4 dias. Não sei por que não houve mais edições, talvez o pessoal achou o tempo curto de mais (relativamente longo, se perceberem que este é um concurso semelhante aos concursos que têm tempo contado em horas).

Já que o tempo proposto acima por vocês para novos concursos é bastante curto, poderiam criar de semana em semana, já que (pelo interesse do pessoal daqui) não vai sair muitos jogos para avaliar, visto que nem nos CQs saem muitos jogos.



Por que não realizar concursos em equipes? Porque praticamente nenhum dos concursos que ocorreram até agora foi permitido a inscrição do jogo feito por mais de uma pessoa. Seria muito interessante, assim podemos focar mais no jogo do que procurar recursos (audiovisuais) para formá-lo (vendo do ponto de vista que a maioria daqui são programadores e muitos não conseguem criar seus próprios recursos decentemente).

Acredito que um concursos desses geraria muitos jogos completos já que cada integrante da equipe vai se concentrar em uma parte do jogo, enquanto outros integrantes noutras partes.

Acho que não foi permitido até agora participar em equipes porque quase todas (se não todas) a equipes formadas aqui não mostraram nem uma Demo de um jogo feito por eles, talvez isso ocorra porque esse pessoal não tem nenhum "prazo" para terminar o jogo, deixando de lado a preocupação em terminá-lo.


Última edição por Golpe Baixo em Qui 07 Jun 2012, 20:23, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroX Seg 07 maio 2012, 16:04

Um dos problemas dos concursos em equipe é que pode acontecer de algum membro da mesma não ter feito nada e pedir para o nome ser colocado e ganhar o concurso/medalha em razão disso.

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Mensagem por Golpe Baixo Seg 07 maio 2012, 16:28

Um dos problemas dos concursos em equipe é que pode acontecer de algum membro da mesma não ter feito nada e pedir para o nome ser colocado e ganhar o concurso/medalha em razão disso.

E quem vai ser o retardado de fazer o trabalho inteiro e conceber a medalha para outro retardado?
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Mensagem por shatterhand2 Seg 07 maio 2012, 16:43

Limita o tamanho da equipe. Podia ser, por exemplo, no maximo 4 pessoas. E ela teria que se inscrever ANTES de ser liberado o tema, o nome de cada um teria que ser dado. Se alguem nao fez nada, paciência, a inscrição foi feita. Eu não montaria uma equipe dessas com alguem que eu mal conheço do Forum, eu só montaria uma equipe com gente q eu conheço e sei como trabalha.

Só a questão que, se fosse um de 48 horas, obviamente deveria de ser num fim de semana, e nao daria pra ser TODA SEMANA. Eu não vou dedicar TODO fim de semana da minha vida a criar jogos pra concursos, mas eu separaria um fim de semana a cada 6, 7 semanas pra fazer isso, com um grupo de pessoas.

Eu entendo que um GameJam, um concurso de criação de games em um periodo de 24hrs ou 48hrs, você vai dedicar o maximo de tempo que puder a isso, vai parar apenas para se alimentar, fazer necessidades fisiólogicas e dormir.

Eu organizaria um desses pra começar, mas eu tenho muito mais vontade de participar do que de organizar.
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Mensagem por saim Seg 07 maio 2012, 17:37

Que tal fazermos um projeto antes, pra verificarmos se existe maturidade suficiente entre os membros do fórum a ponto de completar um projeto completamente original? Mesmo que seja apenas uma equipe a fazer isso, sem concurso nenhum, sem valer nada? Uma equipe-encubadora?

Como o Willy disse, é meio complicado conseguir bons membros pra finalizar um projeto aqui no fórum. Uma boa equipe precisaria de gente de fora. Muitas boas equipes precisariam de muita gente de fora.
Pelo menos no projeto-encubadora, não vejo problemas em pegar gente de fora. Depois discute-se a validade disso em concursos.

Estou dividido. Não acho que um concurso em equipes possa gerar bons resultados, mas concordo que poderíamos aprender algo. Eu aprenderia muito, num concurso desses.
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Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 07 maio 2012, 17:57

Uma coisa que também poderia ser interessante é incluir o uso de outras versões do Game Maker em concursos. Além de incentivar o uso das versões gratuitas, isso acaba forçando o participante a tentar desenvolver outras alternativas pra suprir a falta de algum recurso que ele só teria em versões recentes.

Há um tempo atrás eu lembro que a staff fez um concurso que talvez tenha sido um dos mais legais do fórum, que obrigatoriamente usava o Game Maker 1.0. O número de participantes foi pequeno, mas quem participou sabe que foi difícil justamente pela limitação do programa.

Teve algumas bizarrices sim, mas isso sempre tem (no bom sentido). Talvez a maioria dos usuários do fórum tenham entre 11 e 16 anos e usam o Game Maker há pouco tempo. Talvez ainda, o Game Maker seja o primeiro contato que eles tem com programação.
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Mensagem por Golpe Baixo Seg 07 maio 2012, 18:09


saim :

Gente, até tem. O problema é que a maioria não procura contato com alguém da outra área em que tem dificuldade, dificultando assim a formação de equipes.

Tem casos que o pessoal só expõe o seu contato somente para conversas bestas pra falar da vida. Se rolasse algo produtivo nessas conversas, até que não seria trabalho jogado fora. Por isso que não coloco meus contatos pra ninguém me adicionar - eu procuro meus contatos, ou quem tiver precisado da minha ajuda em específico, que me procure.

Outro problema é que a maioria das pessoas que querem formar uma "equipe" e criam um tópico aqui seguindo o modelo "Me adicione no MSN tal@taltaltal.com pra nóis conversa sobre um novo projeto!!! vai ser muito legal!!!!", e não sai nada de bom, por isso até agora só existem projetos individuais na área de projetos completos.

Que tal fazermos um projeto antes, pra verificarmos se existe maturidade suficiente entre os membros do fórum a ponto de completar um projeto completamente original? Mesmo que seja apenas uma equipe a fazer isso, sem concurso nenhum, sem valer nada? Uma equipe-encubadora?

Como seria esse projeto e como seria formada a equipe? Esse é um dos problemas ao tentar formar uma equipe "ao público", entende?

O que pode sair algo interessante é se fossem formadas parcerias de dois membros apenas, assim não teria um confusão em separar conteúdo pra cada um e de achar pessoas que têm "especialidade" no que você não tem.

Ninja8086 :
Há um tempo atrás eu lembro que a staff fez um concurso que talvez tenha sido um dos mais legais do fórum, que obrigatoriamente usava o Game Maker 1.0. O número de participantes foi pequeno, mas quem participou sabe que foi difícil justamente pela limitação do programa.

Se já está difícil sair algo com a facilidade das versões recentes, imagine com versões antigas? Razz

Talvez ainda, o Game Maker seja o primeiro contato que eles tem com programação.

E talvez esse seja um dos motivos para a maioria não ter um conhecimento em Game Design por exemplo.

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Mensagem por shatterhand2 Seg 07 maio 2012, 18:21

Se a gente tivesse um GameJam com equipes até 4-5 pessoas, sei lá.. eu não chamaria ninguém do fórum pra fazer comigo, mas pediria que eles se inscrevessem no forum (obviamente). Eu até sei quem provavelmente chamaria.

Isso poderia até ajudar a aumentar o número de participantes do fórum.

Mas de fato, tem que saber se há gente com maturidade suficiente para fazer algo desse tipo. Vamos fazer uma enquete, quanta gente se empolgaria em participar de um GameJam de 24 ou 48 hrs?

Na verdade, só pra deixar claro, eu acho que só tem sentido esse trabalho em equipe se fosse para um tempo curto desses, de chamado "GameJam". Se não for, do jeito que está hj, está bom.

Minha sugestão é termos concursos no formato de GameJam, de 24hrs ou 48hrs, que pudesse ter uma equipe pequena (penso entre 3 e 5 no máximo), mas sem tirar a possibilidade do cara fazer sozinho se quisesse, e a equipe ter pelo menos um cara no fórum, podendo convidar gente de fora mas que teria que se inscrever no forum (Aumentando a participação no fórum).
Quanta gente gostaria de algo assim?
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Mensagem por GameMakerTutoriais Seg 07 maio 2012, 19:24


Sinceramente, eu sou um dos que gostaria de participar com uma equipe séria do fórum. Não séria "séria", mas com comprometimento em realmente querer finalizar alguma coisa concreta.

Eu sempre achei que aqui tem bons programadores, tem muita gente criativa e com boas ideias. Se quiserem fazer, acho que vai ser bem legal mesmo! Acho que a grande jogada aí vai ser testar o comprometimento dos grupos também. Como vocês disseram, a "maturidade".

Valeu!
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Mensagem por Neutral Seg 07 maio 2012, 19:48

Também acho legal fazer um Jam, sai muita coisa legal de concursos como a Ludum Dare, além de ser um excelente exercício para quem participa.

Só não sei se ia ter muitos participantes aqui no fórum. Se os CQs que tem 15 dias já tem no máximo 7, 8 participantes no máximo, não sei oque esperar de um Jam de 48h.

Mesmo assim, acho que seria legal a gente tentar =)
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Mensagem por Lukbebalduke Seg 07 maio 2012, 20:09

Acho que um de 48h seria bem melhor, até porque o pessoal gosta de coisas muito rapidas, sempre querem resultados antes entregam antes da hora etc... Entao se fizer um de 48h com um tema BEM LIMITADO quase pre-definido (que force o criador a perder bem menos tempo pensando e assim se dedicando mais ao jogo ) como exemplo "Jogos de Shotter Survival" Isso iria cair muito a originalidade mais ao mesmo tempo, na hora que o jogador ver isso vai bolar um survival Zombie ou algo do tipo... asim sairia ideias muito rapidas e daria tempo de fazer um 48h.
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Seg 07 maio 2012, 20:27

Pra participar de um evento de poucas horas de duração em uma equipe de 3 ou 4 pessoas seria necessário muito foco e disciplina. Apenas a troca de ideias entre integrantes durante o desenvolvimento pode consumir muito tempo quando não se tem um contexto já bastante consolidado e de pleno acordo entre os mesmos.

A questão da maturidade não é o único fator chave... recentemente estive envolvido em uma pequena equipe com mais 2 pessoas totalmente responsáveis e esforçadas mas tivemos uma série de imprevistos de ordem pessoal e o projeto não emplacou. Em uma situação onde o tempo é o maior inimigo este tipo de coisa tende a ser ainda mais determinante, já que um simples compromisso de última hora pode por tudo a perder.

Não sou contra a proposta do Jam, mas acho que deveria se algo muito mais elaborado que os CQs, não no sentido de ser "complicado" e sim muito bem planejado e até mesmo simulado com antecedência.
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Mensagem por cascavelo Seg 07 maio 2012, 20:39

Taí algo que eu gostaria de ver: Um concurso de 48 hs, acho que não ia ter nem um jogo pronto entregue e uns 2 participantes no máximo. O que o pessoal aqui não percebeu é que o nível de conhecimento sobre desenvolvimento de games dos frequentadores do fórum é bem inferior ao dos participantes destes concursos famosos, a maioria aqui são garotos sem formação que estão aprendendo. A função do Fórum deve ser: Tirar dúvidas e compartilhar conhecimento. Concursos só são saudáveis até certo ponto.
Acho que dá pra contar nos dedos de uma mão os users que tem capacidade de fazer um jogo original em um fim de semana. Sempre vou preferir jogos desenvolvidos em um tempo maior, sempre vão ter mais qualidade.
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Mensagem por shatterhand2 Seg 07 maio 2012, 21:03

Eu convidaria um grupo de pessoas q tenho em mente, e trabalharíamos no mesmo local fisicamente. Todo mundo dorme no mesmo local, e encomendaria comida que desse pra comer enquanto trabalha.

48 hrs assim, 8 horas de sono no maximo nesse período. Seria esse o esquema. Eu acho q ia ser divertido pra kct, mas exatamente, não daria pra ser algo feito com frequencia, e muito menos marcado em cima da hora.

Mas realmente, tenho sérias dúvidas se tem gente aqui suficiente com bagagem para entrar numa parada dessas. E tenho até dúvidas se tem gente com bagagem de experiência pessoal mesmo, para organizar e avaliar algo desse tipo...

Mas ainda assim, acho que valeria a pena tentar.
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Seg 07 maio 2012, 21:08

shatterhand2 escreveu:Eu convidaria um grupo de pessoas q tenho em mente, e trabalharíamos no mesmo local fisicamente. Todo mundo dorme no mesmo local, e encomendaria comida que desse pra comer enquanto trabalha.
Acho que pra pelo menos 80% do forum isto representaria um obstáculo (ainda mais quem tem seus 12-13 anos).

shatterhand2 escreveu:Mas realmente, tenho sérias dúvidas se tem gente aqui suficiente com bagagem para entrar numa parada dessas. E tenho até dúvidas se tem gente com bagagem de experiência pessoal mesmo, para organizar e avaliar algo desse tipo...q
Pra toda e qualquer atividade motivação é essencial, e como se motivar levando em conta o que vc bem disse? (principalmente a parte sobre avaliar)
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Mensagem por shatterhand2 Seg 07 maio 2012, 21:10

Bom...

Quem toparia fazer, quem organizaria? Vamos fazer um levantamento e ver quem aparece, o que dá...
--
E o grupo de trabalho, daria pra fazer pela internet também. Hoje vc tem uma série de ferramentas online que dá pra trabalhar com outra pessoa quase como se ela tivesse do seu lado. Eu já vi coisas desse tipo.
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Mensagem por Golpe Baixo Seg 07 maio 2012, 21:21

Quem toparia fazer, quem organizaria? Vamos fazer um levantamento e ver quem aparece, o que dá...

Eu toparia entrar nesse concurso, de boa. Sempre quis participar de um semelhante, principalmente do Ludum Dare, mas até agora não tive um "impulso" para participar dele.

E o grupo de trabalho, daria pra fazer pela internet também. Hoje vc tem uma série de ferramentas online que dá pra trabalhar com outra pessoa quase como se ela tivesse do seu lado. Eu já vi coisas desse tipo.

Na minha opinião é o Trello, que nos permite organizar o projeto em tabelas. É bem fácil de usar.
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Seg 07 maio 2012, 21:22

shatterhand2 escreveu:Bom...

Quem toparia fazer, quem organizaria?
Se for como os CQs que chega no dia de começar e postam lá na Staff pra ver de quem é a vez (de organizar)...

Aliás pela agenda já deveria estar acontecendo o novo CQ ou o Desafio pra não atrasar novamente.

shatterhand2 escreveu:E o grupo de trabalho, daria pra fazer pela internet também. Hoje vc tem uma série de ferramentas online que dá pra trabalhar com outra pessoa quase como se ela tivesse do seu lado. Eu já vi coisas desse tipo.
Sim. Mas como eu disse agora a pouco é preciso muita disciplina... não adianta ter as ferramentas se o pessoal acaba se desviando do foco e quando percebe tá todo mundo jogando Skyrim (ou qualquer outro).
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Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 2 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por shatterhand2 Seg 07 maio 2012, 21:55

Eu ja visitei uma empresa em SP que trabalhava em conjunto com uma empresa em Minas. Cada empresa tinha uma mesa comprida onde cada um sentava com seu laptop pra trabalhar.. e no fim da mesa, tinha um telão, e no telão você via a mesa do pessoal da outra cidade, através de uma webcam. Você enxergava como se fosse uma "continuação" da mesa. Eles se viam e ouviam uns aos outros o tempo todo. Compartilhavam dados através de um servidor na internet em comum, e quando precisavam de uma reuniao mais pontual, usavam o Skype.

Era incrível. E fiquei deprimido pq na epoca trabalhava numa empresa de TECNOLOGIA no Rio, que me forçava ir a Petrópolis TODOS OS DIAS, para fazer algo q eu podia fazer de casa...
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Reflexão sobre os concursos quinzenais. - Página 2 Empty Re: Reflexão sobre os concursos quinzenais.

Mensagem por Neutral Seg 07 maio 2012, 22:00

Bom, se forem realmente fazer, eu toparia tentar participar, pode sair algo bacana. E claro, o concurso teria que ser anunciado bem antes do início, para que os participantes pudessem se preparar bem.

Sim. Mas como eu disse agora a pouco é preciso muita disciplina... não adianta ter as ferramentas se o pessoal acaba se desviando do foco e quando percebe tá todo mundo jogando Skyrim (ou qualquer outro).

Pois é, foco... Não importa a experiência que o cara tem, se não tiver foco não acaba nem a pau algo descente até o final do prazo.

Acho que esse foi meu principal inimigo quando tentei participar da Ludum Dare, eu me desviei várias vezes do foco e acabei por não conseguir acabar a tempo.
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