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Movimento fracionado circular
4 participantes
Página 1 de 1
Movimento fracionado circular
Bom, eu preciso desenvolver um movimento que seja a fracao de um circulo (imaginem um pedaco de pizza), o objeto ira percorrer essas laterais.
Eu consegui fazer o movimento correto, mas eu preciso que ele seja valido para qualquer angulo, e nao estou conseguindo fazer de jeito nenhum!
Estou mandando o exemplo para vcs verem...
PS: No exemplo, o angulo é de 0 graus, o objeto pode mover 45 graus para direita e para esquerda.
http://denisedenise.com.br/x/ANGULO.gmx.rar
Poxa pessoal qualquer ajuda eh valida! Muito obrigado!
EDIT: Tópico resolvido by KLIOR
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Mira%20dentro%20de%20angulo%20escolhido.gmk
Eu consegui fazer o movimento correto, mas eu preciso que ele seja valido para qualquer angulo, e nao estou conseguindo fazer de jeito nenhum!
Estou mandando o exemplo para vcs verem...
PS: No exemplo, o angulo é de 0 graus, o objeto pode mover 45 graus para direita e para esquerda.
http://denisedenise.com.br/x/ANGULO.gmx.rar
Poxa pessoal qualquer ajuda eh valida! Muito obrigado!
EDIT: Tópico resolvido by KLIOR
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Mira%20dentro%20de%20angulo%20escolhido.gmk
Última edição por Neofix em Qui 12 Abr 2012, 08:40, editado 2 vez(es)
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Re: Movimento fracionado circular
- Código:
x = X_CENTRO + RAIO * cos(degtorad(ANGULO))
y = Y_CENTRO + RAIO * sin(degtorad(ANGULO))
Troque os valores em maiúsculo.
Conforme mudar o ângulo e deixar o resto constante, você verá ele mudar de posição.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: Movimento fracionado circular
Desculpe, nao entendi ou nao consegui fazer... Troquei a parte de que disse e nao deu certo...
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Re: Movimento fracionado circular
Vejo que é um arquivo gmx, do qual não consigo abrir.
Mas basta você alterar o ângulo que ele se adaptará a esse movimento.
Mas basta você alterar o ângulo que ele se adaptará a esse movimento.
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Re: Movimento fracionado circular
Eu hospedei uma nova versao do arquivo compativel com o GM8.1.
Obrigado por ajudar!
http://denisedenise.com.br/x/ANGULO_GM81.rar
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Re: Movimento fracionado circular
Eu consegui ver a imagem (o que não é normal) mas não tenho como baixar o arquivo. Deixa eu ver se entendi o movimento: você quer que ele percorra o perímetro do círculo e depois vá até o centro e volte para o perímetro?
A solução do Pedrø resolve o caso do perímetro: você define o ângulo no step e, logo em seguida a posição do objeto em função desse ângulo.
Pra ir e voltar ao centro, o movimento é bem mais complexo, sugiro usar paths. Crie um path definindo os pontos que você quer estar e mande o objeto percorrer esse path.
A solução do Pedrø resolve o caso do perímetro: você define o ângulo no step e, logo em seguida a posição do objeto em função desse ângulo.
Pra ir e voltar ao centro, o movimento é bem mais complexo, sugiro usar paths. Crie um path definindo os pontos que você quer estar e mande o objeto percorrer esse path.
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Re: Movimento fracionado circular
Na verdade estes sao os LIMITES de uma area em que o jogador pode atirar.
Dependendo da arma escolhida, ele vai ter uma abertura (angulo) especifico parar atirar. O jogador controla uma mira que fica restrita (confinada) dentro desta area.
Path nao funcionaria neste caso. Pois eu quero uma movimentacao livre da mira neste espaço confinado. Valew
Dependendo da arma escolhida, ele vai ter uma abertura (angulo) especifico parar atirar. O jogador controla uma mira que fica restrita (confinada) dentro desta area.
Path nao funcionaria neste caso. Pois eu quero uma movimentacao livre da mira neste espaço confinado. Valew
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Re: Movimento fracionado circular
Sobre a questão do movimento que você estava tentando fazer, a patir do código que o Pedro postou consegui fazer o objeto se movimentar em qualquer angulo, aqui está, feito em gm8:
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Movimento%20contorno%20peda%C3%A7o%20de%20pizza.gmk
Mais percebo que você quer controlar a mira dentro desse campo que o objeto percorre, nesse caso, caso você esteja usando o mouse para controlar a mira, você precisa usar point_direction da posição do jogador até a posição do mouse........... vou fazer outra engine:
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Mira%20dentro%20de%20angulo%20escolhido.gmk
Veja se é isso que você queria.
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Movimento%20contorno%20peda%C3%A7o%20de%20pizza.gmk
Mais percebo que você quer controlar a mira dentro desse campo que o objeto percorre, nesse caso, caso você esteja usando o mouse para controlar a mira, você precisa usar point_direction da posição do jogador até a posição do mouse........... vou fazer outra engine:
http://dl.dropbox.com/u/34803365/engines/Mira%20dentro%20de%20angulo%20escolhido.gmk
Veja se é isso que você queria.
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- C#
- Javascript
Re: Movimento fracionado circular
Como você quer que o objeto se movimente? Dá pra restringir quanto à posição seguinte ou criar um objeto com sprite oco, com cavidade no formato desejado, e estabelecer relações de colisão. Dá pra fazer de algumas formas diferentes, mas saber como seria o movimento ajuda a escolher.
Edit: Foi mal, Klior, só agora vi a segunda parte da sua resposta. Eu também desconfio que seja mira em função do mouse.
Edit: Foi mal, Klior, só agora vi a segunda parte da sua resposta. Eu também desconfio que seja mira em função do mouse.
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Re: Movimento fracionado circular
Você quer que a mira só se afaste um tanto.
Basta usar point_distance.
Adicione ao STEP da mira:
Basta usar point_distance.
Adicione ao STEP da mira:
- Código:
dist = point_distance(player.x, player.y, x, y)
dir = point_direction(player.x, player.y, x, y)
if dist > VALOR_QUE_QUER
{
x = player.x + VALOR_QUE_QUER * cos(degtorad(dir))
y = player.y + VALOR_QUE_QUER * sin(degtorad(dir))
}
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Re: Movimento fracionado circular
O exemplo "Mira dentro de angulo escolhido.gmk" é exatamente o que eu precisava. Obrigado Klior!
Obrigado pela ajuda de todos (Pedrø, Saim) , em breve irei postar imagens do meu jogo aqui.
Tópico resolvido!
Obrigado pela ajuda de todos (Pedrø, Saim) , em breve irei postar imagens do meu jogo aqui.
Tópico resolvido!
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