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[Resolvido]Movimento circular
4 participantes
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[Resolvido]Movimento circular
Como eu faço uma AI ficar rodando?
Se não tiverem entendido é o seguinte que eu quero:
que a AI faça um movimento circular.
Por favor me ajudem!!
Se não tiverem entendido é o seguinte que eu quero:
que a AI faça um movimento circular.
Por favor me ajudem!!
Última edição por Hatzo enkiri em Ter 19 Out 2010, 15:48, editado 1 vez(es)
Hatzo enkiri- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Movimento circular
Uma maneira facil seria criar um patch que faça um circulo como desejas e mandalo a AI executa-lo.
Jonathan Jinchuukiri- Data de inscrição : 16/10/2010
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Re: [Resolvido]Movimento circular
Amigo, movimento circular é simples. Mas não confunda um simples movimento circular com A.I. Geralmente uma A.I. involve um patrulhamento de algum modo. O movimento circular puro e simples, é apenas uma instacia girando ao redor de algo. De for somente pra girar façamos assim:
Evento CREATE:
raio = 100; //raio do giro
xc = x;
yc = y;
angulo = 0;
Agora no Evento Step:
x = xc + lengthdir_x(raio, angulo);
y = yc + lengthdir_y(raio, angulo);
angulo += 1; //roda no sentido horário
if (angulo > 360) angulo = 0;
Basta esses eventos para girar. Ah e não se esqueça de centralizar o sprite pra ficar mais legal.
Evento CREATE:
raio = 100; //raio do giro
xc = x;
yc = y;
angulo = 0;
Agora no Evento Step:
x = xc + lengthdir_x(raio, angulo);
y = yc + lengthdir_y(raio, angulo);
angulo += 1; //roda no sentido horário
if (angulo > 360) angulo = 0;
Basta esses eventos para girar. Ah e não se esqueça de centralizar o sprite pra ficar mais legal.
Re: [Resolvido]Movimento circular
Realmente um script notável vinians, como todos que vejo de sua autoria.
Jonathan Jinchuukiri- Data de inscrição : 16/10/2010
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Re: [Resolvido]Movimento circular
Vlws a todos.O código funcionou aqui vinians(também aprendi outra função que eu desconhecia).Obrigado tambem a Jonathan Jinchuukiri mas eu queria de outro jeito.
Hatzo enkiri- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Movimento circular
Para quem não intendeu a função que o vinians usou, lengthdir_x e lengthdir_y, seria o mesmo que usar:
degtorad -> Passar ANGULO para RADIANOS. A função sin/cos trabalha com radianos!
Notem que no SENO, eu coloquei o sinal de negativo, pois no plano cartesiano do computador (Tela), o Y é invertido!
OBS: Acredito que seja melhor usar o lengthdir_x/y pois é uma função interna do GM, portanto creio que possa ser um pouco mais rápida por já ter sido compilada.
Tópico Resolvido!
Trancado.
- Código:
x = xc + cos(degtorad(angulo))*raio;
y = yc - sin(degtorad(angulo))*raio;
angulo += 1; //roda no sentido horário
if (angulo > 360) angulo = 0;
degtorad -> Passar ANGULO para RADIANOS. A função sin/cos trabalha com radianos!
Notem que no SENO, eu coloquei o sinal de negativo, pois no plano cartesiano do computador (Tela), o Y é invertido!
OBS: Acredito que seja melhor usar o lengthdir_x/y pois é uma função interna do GM, portanto creio que possa ser um pouco mais rápida por já ter sido compilada.
Tópico Resolvido!
Trancado.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
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