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Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML

4 participantes

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Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML Empty Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML

Mensagem por Scare Seg 26 Mar 2012, 02:40

Tenho um objeto chamado "obj_bullet00", e quero criar uma senoide para baixo.
Estou utilizando alarms.

Create > Code:
Código:
vspeed=2;
alarm[0]=80;
alarm[1]=0;

Step> Code:
Código:
    if alarm[0] == 0 && alarm[1] == 0 
    {
        hspeed=2;
       
        alarm[1]=80;                           
       
    }
    if alarm[1] == 0 && alarm[0] == 0 
    {
        hspeed=-2;                             
       
        alarm[0]=80;
    } 

Porém, o movimento continua indo na direção de 270º.

Acredito que o erro esta na lógica, e gostaria que me ajudassem a solucionar, por mais simples que seja.
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Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML Empty Re: Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML

Mensagem por Mr.Brum Seg 26 Mar 2012, 03:16

dê uma olhada neste tópico do Pedro:
https://gmbr.forumeiros.com/t15335-acertar-alvo-com-tiro-parabolico

Acho que pode te ajudar!
Mr.Brum
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Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML Empty Re: Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML

Mensagem por Scare Seg 26 Mar 2012, 03:47

mrbrum22 escreveu:dê uma olhada neste tópico do Pedro:
https://gmbr.forumeiros.com/t15335-acertar-alvo-com-tiro-parabolico

Acho que pode te ajudar!

Infelizmente, todos os links lá estão quebrados. "/
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Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML Empty Re: Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML

Mensagem por saim Seg 26 Mar 2012, 09:37

O erro está na lógica mesmo, e há 2 erros.

O primeiro é que, mesmo que você faça a lógica funcionar, o movimento vai ficar alternando entre subindo e descendo. Isso não é uma senóide, é um movimento linear que se alterna. Uma senóide vai ter uma velocidade menor nos extremos do movimento (em cima e embaixo) e maior no meio da amplitude abrangida. Verifique qual dos dois movimentos você realmente quer.

O segundo está no step. Veja bem, se os dois alarmes forem zero, no começo do código você vai definir o alarm[1] como 80. Quando o código chegar na segunda parte, o alarm[1] jamais será igual a zero e a máquina irá ignorar essa parte (condição = false, sempre). Pra ficar só alternando o sinal da velocidade, fica mais fácil usar um alarm só e, nesse alarm, multiplicar a velocidade atual por -1 e resetar o alarme.

[edit:] O movimento vai a 270°??? Ou você copiou algo errado ou tem mais código do que você escreveu. No create, você define a vspeed pra 2 e, no step, quando o primeiro alarm chega a 0, você define a hspeed pra 2 (e ela permanece como 2 pra sempre, a partir desse momento). Isso deveria resultar num movimento a 0°, a princípio e a 315°, daí pra frente.
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Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML Empty Re: Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML

Mensagem por Scare Seg 26 Mar 2012, 14:41

saim escreveu:O erro está na lógica mesmo, e há 2 erros.

O primeiro é que, mesmo que você faça a lógica funcionar, o movimento vai ficar alternando entre subindo e descendo. Isso não é uma senóide, é um movimento linear que se alterna. Uma senóide vai ter uma velocidade menor nos extremos do movimento (em cima e embaixo) e maior no meio da amplitude abrangida. Verifique qual dos dois movimentos você realmente quer.

O segundo está no step. Veja bem, se os dois alarmes forem zero, no começo do código você vai definir o alarm[1] como 80. Quando o código chegar na segunda parte, o alarm[1] jamais será igual a zero e a máquina irá ignorar essa parte (condição = false, sempre). Pra ficar só alternando o sinal da velocidade, fica mais fácil usar um alarm só e, nesse alarm, multiplicar a velocidade atual por -1 e resetar o alarme.

[edit:] O movimento vai a 270°??? Ou você copiou algo errado ou tem mais código do que você escreveu. No create, você define a vspeed pra 2 e, no step, quando o primeiro alarm chega a 0, você define a hspeed pra 2 (e ela permanece como 2 pra sempre, a partir desse momento). Isso deveria resultar num movimento a 0°, a princípio e a 315°, daí pra frente.

Obrigado pelas dicas, e sobre o código, ele vai a 270º mesmo, sem alternar o hspeed pelos motivos que você citou. Como seria o uso de um alarm? Não entendi a parte quando reseta, como ira definir o tempo quando o alarme zerar? Ele voltara ao seu valor original?
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Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML Empty Re: Duvida: Criando movimento de senoide via alarm usando GML

Mensagem por saim Seg 26 Mar 2012, 15:26

Alarms funcionam assim: quando um alarm chega a zero, ele executa a ação que está dentro dele e vai pra -1, ficando preso nesse valor até que alguém mande ele ter outro valor. Quando alguém manda ele ter outro valor (positivo), ele volta a reduzir seu valor (-1 por step) até isso acontecer de novo.
algumas conclusões em consequencia disso:
É um hábito, quando queremos uma ação repetida, definirmos o "outro valor" no próprio alarm. Então, se no alarm[0] você tem uma ação a ser repetida a cada, digamos, 80 steps, você coloca essa ação no alarm e, logo em seguida,
Código:
alarm[0] = 80;
Isso dispensa qualquer ação no evento step - a ação ocorre no alarm e, no mesmo alarm, o tempo volta a correr, antes que ele tenha o valor "-1".

Quanto aos 270°, o lance é que você postou vspeed = 2, no create event. Acho que você quis dizer "hspeed = 2".
Não, opa, viajei! h = horizonta, v = vertical!
O seu código deveria é começar a 270° (isso ele faz) e, depois de um tempo, virar pra 315°! Suponho que isso não esteja acontecendo porque não tem absolutamente nada em nenhum dos dois alarms, então o GM ignora os dois (inclusive os comandos pra definir o valor deles).
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Mensagem por PedroX Seg 26 Mar 2012, 20:06

Das suas próprias conclusões saim, o movimento deve ser 270º.
Note que o alarm setado para 0 muda para -1 e ambas as condições vão ser falsas sempre.

Creio que aquele tópico de movimento parabólico não irá lhe servir, mas arrumei os links. Veja se quiser

O truque é usar um alarm e no evento (no editor de objetos), fazer as configurações apropriadas.

Inverta a velocidade como disse o saim.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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