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Duvida sobre alarm
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Math Maker
recri
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Duvida sobre alarm
Pessoal ja baixei varias engines e ja vi quase todas com a funçao alarm, qual a sua real funçao, o que pode ser feito com ela ? Poder responder bem resumidamente apenas quero saber qual sua funçao e se possivel dar um exemplo, grato !
recri- Data de inscrição : 30/12/2010
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Re: Duvida sobre alarm
Função de um alarm? Contar um tempo, só isso.
Exemplo de uso de um alarm? Quero que você tenha um minuto para passar a fase, se não reinicia, no começo da fase ponho o alarm[0] como 30*60 (30 é um segundo). Então programo o alarm[0] para reiniciar a fase caso o player não a tenha terminado.
Entendeu? Qualquer coisa estamos ai.
Exemplo de uso de um alarm? Quero que você tenha um minuto para passar a fase, se não reinicia, no começo da fase ponho o alarm[0] como 30*60 (30 é um segundo). Então programo o alarm[0] para reiniciar a fase caso o player não a tenha terminado.
Entendeu? Qualquer coisa estamos ai.
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Re: Duvida sobre alarm
Você atribui um númerio de STEPS à ele (tempo) e no evento do alarm escolhido coloca o que quer que aconteça no fim desse tempo. Um step dura mais ou menos entre 1 à 3 milésimos de segundo.
Última edição por Lucas Lunar em Sex 01 Abr 2011, 20:16, editado 1 vez(es)
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Re: Duvida sobre alarm
Os alarms são usados para executar um código depois de um tempo determinado.
Em GML, ficaria assim:
Um exemplo:
Nota: Um segundo equivale a 30 steps.
Agora, depois que disparado o alarme, ele precisa fazer os códigos desejados. Para isso, vá em Add Event>Alarm e escolha o alarme desejado. Depois, é só colocar o código desejado!
Vou dar um exemplo:
Abra um novo projeto e crie um objeto chamado obj_tempo.
No evento Create coloque:
Coloque-o em uma room, teste e fique atento na contagem dos segundos
Espero ter ajudado!
Em GML, ficaria assim:
- Código:
alarm[numero_do_alarme]=tempo
Um exemplo:
- Código:
alarm[2]=180
Nota: Um segundo equivale a 30 steps.
Agora, depois que disparado o alarme, ele precisa fazer os códigos desejados. Para isso, vá em Add Event>Alarm e escolha o alarme desejado. Depois, é só colocar o código desejado!
Vou dar um exemplo:
Abra um novo projeto e crie um objeto chamado obj_tempo.
No evento Create coloque:
- Código:
alarm[0]=60 //dispara o alarme 0 em 2 segundos
alarm[1]=150 //dispara o alarme 1 em 5 segundos
- Código:
draw_text(20,20,"Depois de 2 segundos foi disparado o alarme 0")
- Código:
draw_text(20,20,"Depois de 5 segundos foi disparado o alarme 1")
Coloque-o em uma room, teste e fique atento na contagem dos segundos
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Re: Duvida sobre alarm
Você usa eles com certas regrinhas e excecoes.
Exemplo:
Regra: Nunca use ele no evento Step ou Draw.
Excecao: Pode usar nesses eventos se por dentro de uma condicao.
É preferencial voce usar dentro de uma condicao que vai mudar. Exemplo:
if (vidas<1)
{
alarm[0]=30;
vidas=5; //mudou o valor de vidas, assim ele nao repete
}
Voce pode usar contadores com variaveis, é mais facil. Mas isso fica para outra ocasiao.
FLW
Exemplo:
Regra: Nunca use ele no evento Step ou Draw.
Excecao: Pode usar nesses eventos se por dentro de uma condicao.
É preferencial voce usar dentro de uma condicao que vai mudar. Exemplo:
if (vidas<1)
{
alarm[0]=30;
vidas=5; //mudou o valor de vidas, assim ele nao repete
}
Voce pode usar contadores com variaveis, é mais facil. Mas isso fica para outra ocasiao.
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Duvida sobre alarm
Ele serve para fazer que se passar certo tempo executar uma ação, como por exemplo mudar de tela ou de sprite.
Espero ter ajudado...
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Re: Duvida sobre alarm
joao vitor jv escreveu:Os alarms são usados para executar um código depois de um tempo determinado.
Em GML, ficaria assim:Isso iria disparar o alarme de número escolhido no tempo desejado.
- Código:
alarm[numero_do_alarme]=tempo
Um exemplo:Assim é disparado o alarme número 2 em um tempo de 180 steps
- Código:
alarm[2]=180
Nota: Um segundo equivale a 30 steps.
Agora, depois que disparado o alarme, ele precisa fazer os códigos desejados. Para isso, vá em Add Event>Alarm e escolha o alarme desejado. Depois, é só colocar o código desejado!
Vou dar um exemplo:
Abra um novo projeto e crie um objeto chamado obj_tempo.
No evento Create coloque:Agora no evento Alarm 0 coloque:
- Código:
alarm[0]=60 //dispara o alarme 0 em 2 segundos
alarm[1]=150 //dispara o alarme 1 em 5 segundosE no evento Alarme 1 coloque:
- Código:
draw_text(20,20,"Depois de 2 segundos foi disparado o alarme 0")
- Código:
draw_text(20,20,"Depois de 5 segundos foi disparado o alarme 1")
Coloque-o em uma room, teste e fique atento na contagem dos segundos
Espero ter ajudado!
Cara eu fiz esse exemplo que vc fez e n apareçeu nenhum texto na room, caso queira ver como eu fiz a engine esta aqui:
http://www.sendspace.com/file/eqs8jy
Eu ja entendi para que server a funçao alarm so n entendi direito o codigo
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Re: Duvida sobre alarm
Perdão pelo meu erro ;)
Agora vou passar um outro exemplo:
No evento Create coloque:
Esse exemplo funciona
Agora vou passar um outro exemplo:
No evento Create coloque:
- Código:
alarm[0]=150 //dispara o alarme 0 em 5 segundos
- Código:
show_message("Depois de 5 segundos foi disparado o alarme 0")
Esse exemplo funciona
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Re: Duvida sobre alarm
joao vitor jv escreveu:Perdão pelo meu erro ;)
Agora vou passar um outro exemplo:
No evento Create coloque:No evento Alarm 0 coloque:
- Código:
alarm[0]=150 //dispara o alarme 0 em 5 segundos
- Código:
show_message("Depois de 5 segundos foi disparado o alarme 0")
Esse exemplo funciona
A cara vlw mesmo agora entendi o codigo, vo usar sua fan-bar, vc ja me ajudeu mais de 3 vezes e vcs ai de cima tambem, assim que aprender bastante sobre gm tambem ajudarei os que precisarem
recri- Data de inscrição : 30/12/2010
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