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[Resolvido] Mudar de Room e parar do lado de onde o player vem ?

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Mensagem por Darknex Sex 23 Mar 2012, 11:57

Isso e um pouco complicado de explicar .
e tipo no castlevania quando vc entra um uma porta e sai do mesmo lado que vc veio
Quando o player vem do primeiro Room da direita e vai para o segundo Room ele para do lado esquerdo .
Quando o player vem do segundo Room da esquerda e vai para o primeiro Room ele para do lado direita .
( Ainda Ta Confuso '-' )


Última edição por darknex em Sex 23 Mar 2012, 13:49, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zero. Sex 23 Mar 2012, 11:59

Cara, se forem duas room, então vc so coloka o obj do jogador no lado direito da outra room, mas se for numa room só ai tem q ter um efeito de trasição.
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Mensagem por Darknex Sex 23 Mar 2012, 12:52

Ta não era exatamente oq eu quis dizer ... são mais de 20 Room e o player vai ir e voltar desses room dai eu queria que ele parasse do lado da de onde ele vem
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Mensagem por Eudes - Hyo Sex 23 Mar 2012, 13:04

entendi, Darknex, pra fazer isso eu uso variáveis globais e altero a posição em que o Player irá ser criado quando ele faz a Colisão com o portal.

por exemplo: o Player vai sair da Room1 pelo portal da Esquerda, entao na Colisão do Player com esse Portal eu coloco algo do tipo:
player_lado = "esquerda";
room = Room2;

aí quando eu vou criar o Player na Room2, eu uso essa variavel 'player_lado' para definir se ele vai aparecer com a Sprite da Esquerda ou com Sprite da Direita.
essa var 'player_lado' é uma variavel Global q eu crio no inicio do jogo.

não sei se é o melhor jeito...
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Mensagem por Darknex Sex 23 Mar 2012, 13:15

Eudes - Hyo escreveu:entendi, Darknex, pra fazer isso eu uso variáveis globais e altero a posição em que o Player irá ser criado quando ele faz a Colisão com o portal.

por exemplo: o Player vai sair da Room1 pelo portal da Esquerda, entao na Colisão do Player com esse Portal eu coloco algo do tipo:
player_lado = "esquerda";
room = Room2;

aí quando eu vou criar o Player na Room2, eu uso essa variavel 'player_lado' para definir se ele vai aparecer com a Sprite da Esquerda ou com Sprite da Direita.
essa var 'player_lado' é uma variavel Global q eu crio no inicio do jogo.

não sei se é o melhor jeito...


Deu Certo mais só tem um pequeno problema meu room não e exatamente da mesma altura dai quando passo de room ele fica dentro da plataforma
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Mensagem por Zero. Sex 23 Mar 2012, 13:22

cara, eu sou ruim em programação mas vou mandar uma base ai pra vc.

faz 2 obj_player_d e obj_player_e coloca um do lado esquerdo e o outro do lado direito(d=direira ; e= esquerda) em cada room, e coloca ele como invisivel.
crie uma variavel no game_start de qualqer outro obj:
global.direita=true

no create do obj_player_d :

if global.direita=true
{instance_create(x,y,obj_player)
instance_destroy()}

no create do obj_player_e :

if global.direita=false
{instance_create(x,y,obj_player)
instance_destroy()}

e na colisão com as portas da direita e da esquerda coloque:

se ele colidir com a porta da direita:
global.direita=false // iso quer dizer que ele irá começar na esquerda.

se ele colidir com a porta da esquerda:
global.direita=true

Vlw espero que funcione Happy
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Mensagem por Eudes - Hyo Sex 23 Mar 2012, 13:29

para o Player não ser criado dentro da Plataforma, vc pode tbm usar uma variavel Global, por exemplo: player_y, e na Colisão com um determinado Portal vc altera o valor dessa variável a seu gosto.
Se a Room para qual o Portal leva tem o chão mais alto, na colisão desse Portal vc coloca algo como: player_y -= 50;

@Edit
agora, olhe o que código que o FlyAway postou ai, parece ser mais interessante ,
e vai poupar vc de fazer essa ultima parte
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Mensagem por saim Sex 23 Mar 2012, 13:42

Na verdade, eu nunca fiz isso, mas tenho uma idéia de como faria.
É assim, em cada room, eu teria uma posição (x, y) pra ele entrar pela direita e outra pra ele entrar pela esquerda (talvez por cima e por baixo também).
Em cada room, eu teria um objeto-controlador que criaria o objeto-jogador usando esse esquema que o Eudes - Hyo explicou, mas em função dessas posições.
Então, pra facilitar, eu criaria as arrays globais 2D "inicioX" e "inicioY". Nos primeiro índice, eu colocaria o nome da room e, no segundo, o lado (0, 1, 2 ou 3, pras quatro direções ou só 0 e 1, pra esquerda-direita).

No primeiro instante do jogo, eu abasteceria as arrays com as informações que seriam usadas durante todo o jogo:
Código:
inicioX[room_start, 0] = 0; inicioY[room_start, 0] = 60;
inicioX[room_start, 1] = room_start . room_width; inicioY[room_start, 1] = room_start . room_height - 180;//não tenho certeza se é assim que se define a largura/altura de uma room que não está ativa no momento
inicioX[room_segundaFase, 0] = 0; inicioY[room_segundaFase, 0] = 900;
inicioX[room_segundaFase, 1] = room_segundaFase . room_width; inicioY[room_segundaFase, 1] = 75;
//etc

Beleza. Aí, ao entrar em cada fase, esse objeto-controlador criaria o objeto-jogador:
Código:
instance_create(inicioX[room_index, lado], inicioY[room_index, lado], objeto-jogador);
saim
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Mensagem por Darknex Sex 23 Mar 2012, 13:48

Obrigado a todos .
Consegui resolver isso podem ter certeza que um espacinho dos créditos vão ficar para cada um de vcs . Happy
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Mensagem por Zero. Sex 23 Mar 2012, 13:49

Agora entendo oq vc faz saim o_O .
Realmente ajuda bastante pq fica tudo numa coisa só, já oq eu fiz algo mto limitado e chato de ser fazer Happy (coisa de noob) .
Ah e no final do código do saim, lado deve ser o lado em que vc colidiu com a porta ai define ql será ( 0 ; 1 )
Zero.
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