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Como fazer efeito de Caverna?

3 participantes

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Como fazer efeito de Caverna? Empty Como fazer efeito de Caverna?

Mensagem por G.C.S. Qua 21 Mar 2012, 21:38

Eu queria fazer um efeito de caverna, tipo, quando o player chega em uma fase, ele usa uma tocha, e queria que só pudesse ver uma área pequena (160x160 ou 240x240) e o resto ficasse escuro sem poder ver, mas sempre dá erro, poderiam me ajudar?
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Como fazer efeito de Caverna? Empty Re: Como fazer efeito de Caverna?

Mensagem por Black Studio Qua 21 Mar 2012, 22:02

Isso seria um efeito de iluminação, bem é algo meio complicado de fazer, você precisa colocar um bloco preto em cima do bloco normal, e a transparência desse bloco preto, é definida pela distancia da "tocha, glowstone, redstone lamp" mais próxima.

Antes que você diga, "ah, mas eu não sei fazer isso", o que eu lhe digo é, pesquise os códigos do Game Maker, pesquise por exemplo, como ver qual é o bloco mais próximo, como ver a distancia dos objetos, e como desenhar outra sprite, como alterar a transparência da sprite por códigos, tudo isso depende de pesquisa, eu não vou te falar os códigos prontos, pra não você não fazer o famoso Control+C, Control+V, então, pesquise, aprende, e boa sorte Happy

Até! flw
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Como fazer efeito de Caverna? Empty Re: Como fazer efeito de Caverna?

Mensagem por G.C.S. Qua 21 Mar 2012, 22:17

Eu faço isso mas não ilumina, fica tudo escuro, ou tudo claro, eu uso assim:
Código:
if distance_to_object (objPlayer) <  80
image_alpha-=0.1
Algo assim, não copiei do GMK pois o arquivo está em outro PC.
Tem algo que possa fazer esse efeito sem usar Draw (Achei com Draw mas não consigo fazer)
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Como fazer efeito de Caverna? Empty Re: Como fazer efeito de Caverna?

Mensagem por Black Studio Qui 22 Mar 2012, 12:12

ja tentou usar o point_distance do objeto mais proximo (Isso é pro caso de ter mais de uma fonte de iluminação, e não dar Bug)?
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Como fazer efeito de Caverna? Empty Re: Como fazer efeito de Caverna?

Mensagem por gabrielsch Qui 22 Mar 2012, 12:24


Acho que o codigo correto seria:

Código:
if distance_to_object (objPlayer) <=  80
{
 if image_angle > 0
 {image_alpha-=0.1}
}
else
{
 if image_angle < 1
 {image_alpha+=0.1}
}

No código antigo, caso a distancia fosse maior que 80 ele iria aumentar o image_alpha até o infinito...
Com esse código ele verifica se a distancia, se estiver maior que 80 ele aumenta a opacidade até 1, se não, ele diminui até 0.
 
Se entendeu por favor diga, mas se tem alguma duvida sobre distancia, alpha entre outros é só dizer!

Flw! sorrindo2
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