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Como fazer efeito de Caverna?
3 participantes
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Como fazer efeito de Caverna?
Eu queria fazer um efeito de caverna, tipo, quando o player chega em uma fase, ele usa uma tocha, e queria que só pudesse ver uma área pequena (160x160 ou 240x240) e o resto ficasse escuro sem poder ver, mas sempre dá erro, poderiam me ajudar?
G.C.S.- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Como fazer efeito de Caverna?
Isso seria um efeito de iluminação, bem é algo meio complicado de fazer, você precisa colocar um bloco preto em cima do bloco normal, e a transparência desse bloco preto, é definida pela distancia da "tocha, glowstone, redstone lamp" mais próxima.
Antes que você diga, "ah, mas eu não sei fazer isso", o que eu lhe digo é, pesquise os códigos do Game Maker, pesquise por exemplo, como ver qual é o bloco mais próximo, como ver a distancia dos objetos, e como desenhar outra sprite, como alterar a transparência da sprite por códigos, tudo isso depende de pesquisa, eu não vou te falar os códigos prontos, pra não você não fazer o famoso Control+C, Control+V, então, pesquise, aprende, e boa sorte
Até!
Antes que você diga, "ah, mas eu não sei fazer isso", o que eu lhe digo é, pesquise os códigos do Game Maker, pesquise por exemplo, como ver qual é o bloco mais próximo, como ver a distancia dos objetos, e como desenhar outra sprite, como alterar a transparência da sprite por códigos, tudo isso depende de pesquisa, eu não vou te falar os códigos prontos, pra não você não fazer o famoso Control+C, Control+V, então, pesquise, aprende, e boa sorte
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Re: Como fazer efeito de Caverna?
Eu faço isso mas não ilumina, fica tudo escuro, ou tudo claro, eu uso assim:
Tem algo que possa fazer esse efeito sem usar Draw (Achei com Draw mas não consigo fazer)
- Código:
if distance_to_object (objPlayer) < 80
image_alpha-=0.1
Tem algo que possa fazer esse efeito sem usar Draw (Achei com Draw mas não consigo fazer)
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Re: Como fazer efeito de Caverna?
ja tentou usar o point_distance do objeto mais proximo (Isso é pro caso de ter mais de uma fonte de iluminação, e não dar Bug)?
Black Studio- Games Ranking :
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Re: Como fazer efeito de Caverna?
Acho que o codigo correto seria:
- Código:
if distance_to_object (objPlayer) <= 80
{
if image_angle > 0
{image_alpha-=0.1}
}
else
{
if image_angle < 1
{image_alpha+=0.1}
}
No código antigo, caso a distancia fosse maior que 80 ele iria aumentar o image_alpha até o infinito...
Com esse código ele verifica se a distancia, se estiver maior que 80 ele aumenta a opacidade até 1, se não, ele diminui até 0.
Se entendeu por favor diga, mas se tem alguma duvida sobre distancia, alpha entre outros é só dizer!
Flw!
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