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Draw usando variavel local de outro obj
4 participantes
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Draw usando variavel local de outro obj
Eu quero fazer um barra de vida do inimigo em cima da cabeça dele, mas o valor da vida dele é uma variavel local, como coloca-la neste codigo abaixo ?
draw_rectangle(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+32,global.enemy.y-12,0)
Grato desde ja !
draw_rectangle(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+32,global.enemy.y-12,0)
Grato desde ja !
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Como assim uma variável local? Se essa for declarada em outro objeto, imagino duas soluções: primeira, defini-la como global; e segunda, declarar o nome do objeto a qual pertence a variável.
A segunda resolução, se entendi a pergunta, baseia-se no seguinte: foi declarada a variável x no objeto a, então para acessar o valor em um objeto b:
Entendeu? Qualquer dúvida que persista, basta avisar que tentarei explicar melhor.
A segunda resolução, se entendi a pergunta, baseia-se no seguinte: foi declarada a variável x no objeto a, então para acessar o valor em um objeto b:
- Código:
v = b.x;
Entendeu? Qualquer dúvida que persista, basta avisar que tentarei explicar melhor.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
se é uma variavel local é só você substituir o global pelo nome do objeto tipo
- Código:
objeto.variavel
gustavo ferreira- Games Ranking :
Notas recebidas : C+C+C+C
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
blz agora to tendo outro problema :
mas eu não posso checar global.enemy como uma var global pq terão mais de um inimigo no mapa, como fazer uma barra de vida do inimigo T-T
HELP !
- Código:
no draw do obj_draw:
if object_exists(global.enemy){
draw_rectangle_color(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+6+global.enemy.hp/10,global.enemy.y-12,c_green,c_green,c_green,c_green,0)
draw_rectangle(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+6+global.enemy.hp/10,global.enemy.y-12,1)
mas eu não posso checar global.enemy como uma var global pq terão mais de um inimigo no mapa, como fazer uma barra de vida do inimigo T-T
HELP !
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Por variáveis locais seria possível. Cada objeto referente a inimigo criado declararia variáveis particulares que poderiam ter como referência variáveis globais.
Se você declarar no evento create algumas variáveis como vida e velocidade, por exemplo, e depois usá-las na barra de vida do objeto que as declarou, ou seja, cada inimigo, funcionaria.
Qualquer dúvida basta informar.
Se você declarar no evento create algumas variáveis como vida e velocidade, por exemplo, e depois usá-las na barra de vida do objeto que as declarou, ou seja, cada inimigo, funcionaria.
Qualquer dúvida basta informar.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Desculpe, entendi muito pouco, pode por um exemplo por código ?
Grato desde já !
Grato desde já !
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Se você deseja que cada inimigo tenha sua barra particular de vida, logo cada inimigo deverá ter uma variável diferente para isso. Mas, para facilitar o trabalho, existem variáveis locais.
Imagine que, na barra de um inimigo, você use as seguintes variáveis:
Agora, se a vida deles é definida a partir de uma outra variável, ou seja, todos as criaturas z devem ter energia k, então bastaria criar uma variável w com o valor k e usar nos objetos z. Exemplo:
Espero que tenha entendido agora, se não, basta questionar novamente, Estamos aqui para isso.
Imagine que, na barra de um inimigo, você use as seguintes variáveis:
- Código:
vida = x;
defesa = y;
Agora, se a vida deles é definida a partir de uma outra variável, ou seja, todos as criaturas z devem ter energia k, então bastaria criar uma variável w com o valor k e usar nos objetos z. Exemplo:
- Código:
vida = global.w;
Espero que tenha entendido agora, se não, basta questionar novamente, Estamos aqui para isso.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
olha assim:
Cada inimigo te essa variavel em seu create :
hp=100
então eu quero usar o draw em um obj_draw com essa variavel desse objeto (pode haver mais de um obj igual na room):
independente das dimensões do retangulo que irei desenhar, quero saber como ler esta variavel em outro obj (como o obj_draw).
Explica fazendo um code por favor.
Cada inimigo te essa variavel em seu create :
hp=100
então eu quero usar o draw em um obj_draw com essa variavel desse objeto (pode haver mais de um obj igual na room):
independente das dimensões do retangulo que irei desenhar, quero saber como ler esta variavel em outro obj (como o obj_draw).
Explica fazendo um code por favor.
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Entendo sua dúvida agora, você usa um terceiro objeto para os eventos draw.
Sendo todos essas instâncias iguais, ou seja, cópias de um único objeto, o que os diferencia é a ID. Então, para resolver seu problema, você teria que usar as ID de cada inimigo para assim identificar a variável hp e outras necessárias. Imagino a resolução disso por meio de array e uma estrutura for, o que demandaria uma memória enorme.
De todas as formas não posso te exemplificar o código agora (falta de tempo), mas talvez outro possa. Tente por si só, pesquise o que é ID e array, são temas importantíssimos no GML.
Sendo todos essas instâncias iguais, ou seja, cópias de um único objeto, o que os diferencia é a ID. Então, para resolver seu problema, você teria que usar as ID de cada inimigo para assim identificar a variável hp e outras necessárias. Imagino a resolução disso por meio de array e uma estrutura for, o que demandaria uma memória enorme.
De todas as formas não posso te exemplificar o código agora (falta de tempo), mas talvez outro possa. Tente por si só, pesquise o que é ID e array, são temas importantíssimos no GML.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Ta vou dar uma olhada e esperar alguma resposta tb
VLw !
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Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Bem, arrumei um tempo aqui, e, como ninguém respondeu, vou tentar solucionar seu problema.
Todo objeto criado terá seu ID singular e, consequentemente, sua variável "hp" de mesma natureza. Para desenhar todas as barras de vida em um único outro objeto, precisa-se, logicamente, fazer a leitura de todas essas variáveis e posteriormente fazer o desenho um por um.
Para a transição de valores de uma instância a outra existem alguns processos, mas creio que, neste caso, o mais eficiente seria uma variável global. Para armazenar vários valores em uma única variável usa-se uma array (para compreender totalmente os códigos que desenvolverei recomendo-te a busca de um tutorial sobre arrays). E, para condizer com a lógica do processo, vamos instituir no create de todos os objetos o seguinte:
Obs.: Não sei como estão programados seus objetos referente a inimigos, mas o sistema que desenvolvi encherá uma array até infinito se você não declarar um reinício. Recomendo que, a cada mudança de fase ou período x, você limpe o número de inimigos e declare isso na array da seguinte forma:
Todo objeto criado terá seu ID singular e, consequentemente, sua variável "hp" de mesma natureza. Para desenhar todas as barras de vida em um único outro objeto, precisa-se, logicamente, fazer a leitura de todas essas variáveis e posteriormente fazer o desenho um por um.
Para a transição de valores de uma instância a outra existem alguns processos, mas creio que, neste caso, o mais eficiente seria uma variável global. Para armazenar vários valores em uma única variável usa-se uma array (para compreender totalmente os códigos que desenvolverei recomendo-te a busca de um tutorial sobre arrays). E, para condizer com a lógica do processo, vamos instituir no create de todos os objetos o seguinte:
- Código:
i = global.n;
global.m[i,0] = id;
global.i += 1;
- Código:
n = global.n;
for(i=0; i<n; i+=1){
t = global.m[i,0];
if(instance_exists(t)){
hp = t.hp;
<aqui o desenho>}}
Obs.: Não sei como estão programados seus objetos referente a inimigos, mas o sistema que desenvolvi encherá uma array até infinito se você não declarar um reinício. Recomendo que, a cada mudança de fase ou período x, você limpe o número de inimigos e declare isso na array da seguinte forma:
- Código:
global.n=0;
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
No GM é muito fácil executar algo para cadeias de objetos apenas usando uma função.
Na verdade uma boa parte das funções usam loops automático para lidar com vários objetos do mesmo tipo de uma vez.
Se você que um terceiro objeto desenhe coisas para multiplos outros do mesmo tipo você pode usar with:
O with move a execução do código para o outro objeto, é como se ele esteve sendo executo no objInimigo e não no obj_draw então você pode usar variaveis locais do inimigo normalmente.
Na verdade uma boa parte das funções usam loops automático para lidar com vários objetos do mesmo tipo de uma vez.
Se você que um terceiro objeto desenhe coisas para multiplos outros do mesmo tipo você pode usar with:
- Código:
// No Draw do obj_draw
with objInimigo {
draw_rectangle(x,y,....)
}
O with move a execução do código para o outro objeto, é como se ele esteve sendo executo no objInimigo e não no obj_draw então você pode usar variaveis locais do inimigo normalmente.
Última edição por Kabeção em Seg 19 Mar 2012, 22:24, editado 2 vez(es)
Re: Draw usando variavel local de outro obj
Toda a lógica que desenvolvi tornou-se obsoleta. Mas um dos lemas de um programador é sempre simplificar seus códigos ao máximo não é mesmo? Gostei da resolução, não imaginei que o with teria esse poder.
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Eu diria até que o GM foi feito pensando na questão de trabalhar com diversos objetos.
Veja só o sistemas de parents por exemplo.
Se você tem 10 tipos diferentes de inimigo, objInimgo1, objInimgo2, objInimgo3 .... e assim centenas de inimigos desses 10 tipos, bastaria definir um objeto parent (parInimigo) em todos os tipo e um simples "with (parInimigo)" executaria um código em todos de uma só vez.
É um recursos muito poderoso e extremamente útil se usado bem em diversas situações, e um bom exemplo de uma delas é a questão desde tópico.
Veja só o sistemas de parents por exemplo.
Se você tem 10 tipos diferentes de inimigo, objInimgo1, objInimgo2, objInimgo3 .... e assim centenas de inimigos desses 10 tipos, bastaria definir um objeto parent (parInimigo) em todos os tipo e um simples "with (parInimigo)" executaria um código em todos de uma só vez.
É um recursos muito poderoso e extremamente útil se usado bem em diversas situações, e um bom exemplo de uma delas é a questão desde tópico.
Re: Draw usando variavel local de outro obj
Puxa usar o with eu sei mas array ainda não, nem pensei nesse modo, to ficando cada vez mais lerdo - -' .
mas agora não desenha. Olha como eu coloquei o código:
e agora?
mas agora não desenha. Olha como eu coloquei o código:
- Código:
with (e_beast)
{draw_rectangle_color(x,y-16,x+hp/10,y-12,c_green,c_green,c_green,c_green,0)
draw_rectangle(x,y-16,x+hp/10,y-12,1)
}
e agora?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Você declarou esse código no evento draw?
JonathanMatemático- Data de inscrição : 17/03/2012
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Sim.
To tentando descifrar oq eu errei ...
(draw do obj_draw)
o inimigo e_beast esta no mapa e o obj_draw tb.
EDIT >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Ai ja consegui ! é que eu tinha outro obj com o msm nome e foi criado antes, entao o obj e_beast que estava checando não estava na room.
Mas agora com o with(e_beast) fica a barra de vida apenas em cima do primeiro inimigo que foi colocado na room e qndo eu mato ele ai vai para o proximo que foi criado. T-T Tenso .
Help !!
To tentando descifrar oq eu errei ...
(draw do obj_draw)
o inimigo e_beast esta no mapa e o obj_draw tb.
EDIT >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Ai ja consegui ! é que eu tinha outro obj com o msm nome e foi criado antes, entao o obj e_beast que estava checando não estava na room.
Mas agora com o with(e_beast) fica a barra de vida apenas em cima do primeiro inimigo que foi colocado na room e qndo eu mato ele ai vai para o proximo que foi criado. T-T Tenso .
Help !!
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Draw usando variavel local de outro obj
Que versão do GM que você esta usando?
Esse "e_beast" é o nome do objeto ou é outra variável?
Esse "e_beast" é o nome do objeto ou é outra variável?
Re: Draw usando variavel local de outro obj
é o nome do obj. GM 8 pro .
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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