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Draw usando variavel local de outro obj

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Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 17:34

Eu quero fazer um barra de vida do inimigo em cima da cabeça dele, mas o valor da vida dele é uma variavel local, como coloca-la neste codigo abaixo ?
draw_rectangle(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+32,global.enemy.y-12,0)

Grato desde ja !
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Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 17:42

Como assim uma variável local? Se essa for declarada em outro objeto, imagino duas soluções: primeira, defini-la como global; e segunda, declarar o nome do objeto a qual pertence a variável.

A segunda resolução, se entendi a pergunta, baseia-se no seguinte: foi declarada a variável x no objeto a, então para acessar o valor em um objeto b:
Código:
v = b.x;

Entendeu? Qualquer dúvida que persista, basta avisar que tentarei explicar melhor.
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Mensagem por gustavo ferreira Seg 19 Mar 2012, 17:47

se é uma variavel local é só você substituir o global pelo nome do objeto tipo
Código:
objeto.variavel
e pronto espero ter ajudado!
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Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 18:08

blz agora to tendo outro problema :

Código:

no draw do obj_draw:
if object_exists(global.enemy){
draw_rectangle_color(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+6+global.enemy.hp/10,global.enemy.y-12,c_green,c_green,c_green,c_green,0)
draw_rectangle(global.enemy.x-16,global.enemy.y-16,global.enemy.x+6+global.enemy.hp/10,global.enemy.y-12,1)

mas eu não posso checar global.enemy como uma var global pq terão mais de um inimigo no mapa, como fazer uma barra de vida do inimigo T-T

HELP !
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Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 18:20

Por variáveis locais seria possível. Cada objeto referente a inimigo criado declararia variáveis particulares que poderiam ter como referência variáveis globais.

Se você declarar no evento create algumas variáveis como vida e velocidade, por exemplo, e depois usá-las na barra de vida do objeto que as declarou, ou seja, cada inimigo, funcionaria.

Qualquer dúvida basta informar.
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Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 18:28

Desculpe, entendi muito pouco, pode por um exemplo por código ?

Grato desde já !
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Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 18:36

Se você deseja que cada inimigo tenha sua barra particular de vida, logo cada inimigo deverá ter uma variável diferente para isso. Mas, para facilitar o trabalho, existem variáveis locais.

Imagine que, na barra de um inimigo, você use as seguintes variáveis:
Código:
vida = x;
defesa = y;
Imagine isso em um objeto a. A partir dessas variáveis você desenha a barra. Nesse processo você poderia fazer infinitos inimigos pois variáveis locais são particulares de cada objeto (entendeu?).

Agora, se a vida deles é definida a partir de uma outra variável, ou seja, todos as criaturas z devem ter energia k, então bastaria criar uma variável w com o valor k e usar nos objetos z. Exemplo:
Código:
vida = global.w;
Nesse código seria considerado que a vida inicial de cada criatura deveria ser w, sendo que o padrão é universal, ou seja, é uma variável global.

Espero que tenha entendido agora, se não, basta questionar novamente, Estamos aqui para isso. Cool
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Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 18:42

olha assim:
Cada inimigo te essa variavel em seu create :
hp=100

então eu quero usar o draw em um obj_draw com essa variavel desse objeto (pode haver mais de um obj igual na room):
independente das dimensões do retangulo que irei desenhar, quero saber como ler esta variavel em outro obj (como o obj_draw).

Explica fazendo um code por favor.
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Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 18:51

Entendo sua dúvida agora, você usa um terceiro objeto para os eventos draw.

Sendo todos essas instâncias iguais, ou seja, cópias de um único objeto, o que os diferencia é a ID. Então, para resolver seu problema, você teria que usar as ID de cada inimigo para assim identificar a variável hp e outras necessárias. Imagino a resolução disso por meio de array e uma estrutura for, o que demandaria uma memória enorme.

De todas as formas não posso te exemplificar o código agora (falta de tempo), mas talvez outro possa. Tente por si só, pesquise o que é ID e array, são temas importantíssimos no GML.
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Mensagem por Zero. Seg 19 Mar 2012, 18:56

Ta vou dar uma olhada e esperar alguma resposta tb Happy

VLw !
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Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 20:28

Bem, arrumei um tempo aqui, e, como ninguém respondeu, vou tentar solucionar seu problema.

Todo objeto criado terá seu ID singular e, consequentemente, sua variável "hp" de mesma natureza. Para desenhar todas as barras de vida em um único outro objeto, precisa-se, logicamente, fazer a leitura de todas essas variáveis e posteriormente fazer o desenho um por um.

Para a transição de valores de uma instância a outra existem alguns processos, mas creio que, neste caso, o mais eficiente seria uma variável global. Para armazenar vários valores em uma única variável usa-se uma array (para compreender totalmente os códigos que desenvolverei recomendo-te a busca de um tutorial sobre arrays). E, para condizer com a lógica do processo, vamos instituir no create de todos os objetos o seguinte:

Código:
i = global.n;
global.m[i,0] = id;
global.i += 1;
Precisei usar duas variáveis globais, a m para guardar, em uma array, o ID de todos os objetos, e n, para guardar quantos foram já foram criados. As variáveis n e i devem ser declaradas em um processo qualquer, de preferência, antes de qualquer outro. Agora, para o desenho usaríamos uma estrutura for (novamente, se não conhecer recomendo uma pesquisa a respeito):

Código:
n = global.n;

for(i=0; i<n; i+=1){
t = global.m[i,0];
if(instance_exists(t)){
hp = t.hp;
<aqui o desenho>}}
Isso deve resolver seu problema. Qualquer dúvida é só falar.

Obs.: Não sei como estão programados seus objetos referente a inimigos, mas o sistema que desenvolvi encherá uma array até infinito se você não declarar um reinício. Recomendo que, a cada mudança de fase ou período x, você limpe o número de inimigos e declare isso na array da seguinte forma:

Código:
global.n=0;
Digo isso por conta dos inimigos destruídos não terem seus ID apagados da array (por isso meu if no script do desenho).
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Mensagem por Kabeção Seg 19 Mar 2012, 22:19

No GM é muito fácil executar algo para cadeias de objetos apenas usando uma função.
Na verdade uma boa parte das funções usam loops automático para lidar com vários objetos do mesmo tipo de uma vez.

Se você que um terceiro objeto desenhe coisas para multiplos outros do mesmo tipo você pode usar with:
Código:
// No Draw do obj_draw
with objInimigo {
    draw_rectangle(x,y,....)
}
Só isso faz com que o mesmo código execute para todos os objeto do "tipo" objInimigo.

O with move a execução do código para o outro objeto, é como se ele esteve sendo executo no objInimigo e não no obj_draw então você pode usar variaveis locais do inimigo normalmente.


Última edição por Kabeção em Seg 19 Mar 2012, 22:24, editado 2 vez(es)
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Mensagem por JonathanMatemático Seg 19 Mar 2012, 22:23

Toda a lógica que desenvolvi tornou-se obsoleta. Mas um dos lemas de um programador é sempre simplificar seus códigos ao máximo não é mesmo? Gostei da resolução, não imaginei que o with teria esse poder.
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Mensagem por Kabeção Seg 19 Mar 2012, 22:31

Eu diria até que o GM foi feito pensando na questão de trabalhar com diversos objetos.

Veja só o sistemas de parents por exemplo.
Se você tem 10 tipos diferentes de inimigo, objInimgo1, objInimgo2, objInimgo3 .... e assim centenas de inimigos desses 10 tipos, bastaria definir um objeto parent (parInimigo) em todos os tipo e um simples "with (parInimigo)" executaria um código em todos de uma só vez. Happy

É um recursos muito poderoso e extremamente útil se usado bem em diversas situações, e um bom exemplo de uma delas é a questão desde tópico.
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Mensagem por Zero. Ter 20 Mar 2012, 13:12

Puxa usar o with eu sei mas array ainda não, nem pensei nesse modo, to ficando cada vez mais lerdo - -' .

mas agora não desenha. Olha como eu coloquei o código:

Código:

with (e_beast)
{draw_rectangle_color(x,y-16,x+hp/10,y-12,c_green,c_green,c_green,c_green,0)
draw_rectangle(x,y-16,x+hp/10,y-12,1)
}

e agora?
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Mensagem por JonathanMatemático Ter 20 Mar 2012, 13:23

Você declarou esse código no evento draw?
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Mensagem por Zero. Ter 20 Mar 2012, 13:25

Sim.
To tentando descifrar oq eu errei Happy ...

(draw do obj_draw)
o inimigo e_beast esta no mapa e o obj_draw tb.

EDIT >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Ai ja consegui ! é que eu tinha outro obj com o msm nome e foi criado antes, entao o obj e_beast que estava checando não estava na room.

Mas agora com o with(e_beast) fica a barra de vida apenas em cima do primeiro inimigo que foi colocado na room e qndo eu mato ele ai vai para o proximo que foi criado. T-T Tenso .

Help !!
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Mensagem por Kabeção Ter 20 Mar 2012, 15:03

Que versão do GM que você esta usando?
Esse "e_beast" é o nome do objeto ou é outra variável?
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Mensagem por Zero. Ter 20 Mar 2012, 15:40

é o nome do obj. GM 8 pro .
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