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[Resolvido]Problema com colisão usando Draw
+3
Markituh
Shadow10
jogos_jv
7 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Problema com colisão usando Draw
Hoje, resolvi iniciar um novo projeto. Mas, agora surgiu um problema. Eu criei dois objetos, obj_bloco e o obj_bola. Os dois foram criados com Draw, usando os códigos draw_circle e draw_rectangle. Mas quando coloquei para a bola virar quando batesse no bloco, a bola não saiu do lugar.
Depois, percebi, que o erro consistia em que o GM considera que a bola está sempre colidindo com o bloco. E eu não faço ideia do que fazer para consertar esse erro.
Edit:
Para ajudar, vou mostrar os códigos draw do
obj_bola
e do obj_bloco.
Espere que ajude. ;)
Depois, percebi, que o erro consistia em que o GM considera que a bola está sempre colidindo com o bloco. E eu não faço ideia do que fazer para consertar esse erro.
Edit:
Para ajudar, vou mostrar os códigos draw do
obj_bola
- Código:
draw_circle(x,y,10,false) //desenha a bola
e do obj_bloco.
- Código:
draw_rectangle(x,y,x+32,y+32,false)
Espere que ajude. ;)
Última edição por jogos_jv em Ter 04 Jan 2011, 12:19, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
Eu fiz uma engine aqui pra você e jaja eu posto o link
////////////////////////////////////Editado/////////////////////////////////
>>>Aqui etsá a sua ajuda<<<
Tomara que te ajude cara!
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>>>Aqui etsá a sua ajuda<<<
Tomara que te ajude cara!
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Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
Para isso se usa mask. A mask, cuja tradução é máscara, tem a função propriamente dita. É uma máscara, para esconder a verdadeira "identidade" do objeto. Então você coloca uma máscara nas dimensões do desenho, numa cor opaca(preta é muito usada) e pronto, tá no papo. A mask é definida na propiedade mask, em baixo de parent(que fica em baixo de Persistent e Visible).
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Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
Markituh escreveu:Para isso se usa mask. A mask, cuja tradução é máscara, tem a função propriamente dita. É uma máscara, para esconder a verdadeira "identidade" do objeto.
Cara, apesar do nome "máscara", acho que tem muito pouco a ver com o nome =P...
tipo, você usa a mask pra ser a parte que vai ser o "sensor" de colisão. por exemplo, num jogo de top view, seria muito surreal se o player parace quando a cabeça dele estivese abaixo da árvore, e não a parte de baixo do corpo. pra isso se usa mask...
você deve saber mas talvéz não soube explicar direito...
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Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
Sim, de certa forma. É que escrevi de modo que se fosse "entendível", mas é da forma que você disse. Num objeto que tem apenas o Draw, é fundamental usar a mask. Como disse anteriormente, nas dimensões do desenho.
Por exemplo, se você tiver um quadrado de 16 por 16, sua mask vai ser de 16 por 16. Mas se você tiver uma bola, um círculo e um triângulo unidos, então será necessário calcular a extremidade da primeira forma, e a extremidade da outra forma. Assim:
O 67x58 é realmente ele, é que errei na categorização da altura.
Por exemplo, se você tiver um quadrado de 16 por 16, sua mask vai ser de 16 por 16. Mas se você tiver uma bola, um círculo e um triângulo unidos, então será necessário calcular a extremidade da primeira forma, e a extremidade da outra forma. Assim:
O 67x58 é realmente ele, é que errei na categorização da altura.
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Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
olha gente foi mal pelo off
aki no topico q to com a msm
duvida, mas pra usa o mask
n tem q te um sprite desenhado?
pq acho q n pode usa sprite nem pra
isso no concurso...
aki no topico q to com a msm
duvida, mas pra usa o mask
n tem q te um sprite desenhado?
pq acho q n pode usa sprite nem pra
isso no concurso...
Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
Ola caro Godsil4 porfavor você ja disse uma coisa no meu tópico do hadouken n funfa porfavor vc disse que estava sem tempo aqula hora agora porfavor responda la obrigado
galaverna- Data de inscrição : 13/11/2010
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Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
@Godsila
O Kabeção disse, acho que foi ele, que você tem que usar as funções collision.
Agora se for usar isso pro concurso, já há de descartar as masks e partir para os collision.
O Kabeção disse, acho que foi ele, que você tem que usar as funções collision.
- Código:
collision_rectangle(x1,y1,x2,y2,obj,precisao,naoeu)
collision_circle(x,y,raio,obj,precisao,naoeu)
collision_ellipse(x1,y1,x2,y2,obj,precisao,naoeu)
collision_line(x1,y1,x2,y2,obj,precisao,naoeu)
collision_point((x,y,obj,precisao,naoeu)
Agora se for usar isso pro concurso, já há de descartar as masks e partir para os collision.
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Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
Não é preciso descartar as masks.
Há como cria-las sem ser pela pasta Sprites.
Me mandem uma MP que eu ensino a fazer isso.
Eu so nao posto isso aqui pq talvez alguns concorrentes nao saibam e eu vou usar alguns recursos para ganhar vantagem. Alias, há fortes concorrentes no forum que podem nao saber.
FLW
Há como cria-las sem ser pela pasta Sprites.
Me mandem uma MP que eu ensino a fazer isso.
Eu so nao posto isso aqui pq talvez alguns concorrentes nao saibam e eu vou usar alguns recursos para ganhar vantagem. Alias, há fortes concorrentes no forum que podem nao saber.
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
galaverna escreveu:Ola caro Godsil4 porfavor você ja disse uma coisa no meu tópico do hadouken n funfa porfavor vc disse que estava sem tempo aqula hora agora porfavor responda la obrigado
posakspaoks
to indo lah te responde
tinha esquecido <.<
sobre o concurso e as masks
vlw ae por explicar, q tinha
postado antes aki dps postei
aki dai confundio \=
Re: [Resolvido]Problema com colisão usando Draw
Obrigado pela ajuda de todos, mas eu já consegui resolver o problema.
Só usei o sprite_create_from_screen() e ele resolveu o erro.
Quem quiser saber mais sobre essa função, vejam o help do GM. ;)
Só usei o sprite_create_from_screen() e ele resolveu o erro.
Quem quiser saber mais sobre essa função, vejam o help do GM. ;)
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