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Problema em Morrer e vidas.

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Mensagem por biscoito Sex 09 Mar 2012, 14:25

Criei um obj_morrendo e quando o obj_player cai ele vira o obj_morrendo e quando a animaçao do morrendo acabar ele vai voltar ao inicio da fase virar obj_player e perder 1 vida. Usei esse codigo:
Código:
x=32;y=335;instance_change(obj_player,1)  lives-=1
.
No obj_player tenho a variavel
Código:
lives=5
Erros:
1- Ele morre 1 vez e perde 1 vida. Se eu morrer novamente ele nao perde nenhuma vida... [RESOLVIDO]
2- Pego minhas moedas e quando eu morro, o player volta ao começo do jogo, mas, o score zera e as moedas nao reaparecem, queria que o jogo voltasse tudo como era.

Se eu trocar o codigo
Código:
x=32;y=335;instance_change(obj_player,1)  lives-=1
por:
Código:
room_restart(); lives -1
as moedas reaparecem, entretanto como tenho uma variavel que diz que a vida é igual a 5, toda vez que o room começar terei 5 vidas então ele nao perde nenhuma vida...
Alguem tem alguma soluçao? Se for necessario envio o arquivo GMK pra voces entenderem o erro.


Última edição por biscoito em Sex 09 Mar 2012, 14:56, editado 2 vez(es)
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Mensagem por saim Sex 09 Mar 2012, 14:46

um argumento de "instance_change" determina se você deve ou não executar os eventos "destroy" e "create". Mude seu código pra não executar esses eventos.

Ou simplesmente mude o evento que define "lives = 5". De "create", passe a executar esse código no "room_create". Isso vai resolver o problema das vidas, e piorar o problema das moedas. Mas faça isso assim mesmo e teste, quero ver se o que está acontecendo é o que eu ACHO que está acontecendo.
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Mensagem por biscoito Sex 09 Mar 2012, 14:53

Coloquei no room_create, e o problema das vidas se resolveu mas as moedas ainda não voltao ao normal e o score zera.
Alguma solução?
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Mensagem por saim Sex 09 Mar 2012, 16:45

Ok, isso confirma o que eu suspeitava. O problema era que você estava executando um código pra mudar o valor das vidas a cada vez que alterava as instâncias. Como parou de executar o código, o problema foi resolvido.

O problema das moedas é que não tem nada explicando pro game maker que é pra criar novas moedas ou onde criá-las. room_restart é a opção mais óbvia, só que, como você já deve ter imaginado, ao reiniciar a room, o room_create vai acontecer e o problema das vidas vai voltar (mas vale a pena fazer, só pra confirmar que é isso mesmo. Aplicar uma teoria e verificar na prática é educativo).

Solução: mude de novo o evento que define lives = 5. lives, se não me engano, é uma variável global (e, se não for, você pode fazer com que seja). Defina o valor de "lives" numa room anterior a essa. Você pode criar uma room só pra fazer essa definição e, no próprio evento que define "lives = 5", você coloca "room_goto(nomeDaRoom)". Isso não vai sequer aparecer na tela - a experiência de jogo não vai mudar - e você vai poder usar "room_restart" sem medo das vidas voltarem a 5.
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Mensagem por biscoito Sex 09 Mar 2012, 18:17

Funcionou perfeitamente! Muito obrigado!!!!
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