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Duvida, Game Maker 8

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Duvida, Game Maker 8 Empty Duvida, Game Maker 8

Mensagem por kadini Dom 04 Mar 2012, 10:48

Olá eu sou novo aqui, e tenho um duvida, talvez de noob, talvez nao, eu ainda estou a iniciar no game maker, mas aqui vai.ha

Eu ja criei um jogo com menu, depois meto para iniciar o jogo.

O jogo tem como objetivo para onde apontos o rato ele despara, isso esta a funcionar, mas eu por baixo da janela do jogo, meti la umas opços como som on, som off, bact to munu, etc...

A minha duvia é, que quando eu clico em som off, som on ele vai desparar as bala para lá e isso nao da muito jeito.

Queria que ele so despara-se dentro da janela do jogo.

Se alguem nao persebeu diga
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Duvida, Game Maker 8 Empty Re: Duvida, Game Maker 8

Mensagem por Eudes - Hyo Dom 04 Mar 2012, 11:18

bem vindo ao Forum. =p

quando vc leva o Mouse nesse botão que controla o Som, as Balas do tiro atravessam por cima desse botão? é isso?

se essas opções estão abaixo da área de jogo, vc pode colocar nas Balas
uma restrição para elas Não cruzarem essa região.
por exemplo..no Step da Bala:
if (y >= view_yview +400) {
instance_destroy();
}
algo desse tipo *
se não for isso, posta uma imagem ai
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Mensagem por kadini Dom 04 Mar 2012, 11:36

n é bem isso, pq eu pus uma parede para defenir a janela e na parede por definição para colisao.

O problema e que quando clico no som que esta fora da janela ele despara a bala.

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/13/semttulopk.png/

Eu queria que quando o mouse passa-se para a zona abaixo ja janela delimitada a preto, todas as açoes da janela ficassem desativas ou algo do genero,

se poderem postar com imagem em vez de codigo agradecia.
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Mensagem por Wanderlei Corrêa Dom 04 Mar 2012, 11:37

Eu não entendi direito. Só entendi que você não é Brasileiro. Parece que, você clica nos icones de som. O tiro dispara. Sendo que é pra disparar apenas quando atira no inimigo. Talvez seja erro de evento. Nos icones de som off coloque:
No evento de clik com o botão direito do rato:
1-Stop sound (perto do play sound)
E no do som on coloca:
1-Play sound (que você quer) loop=true
No do inimigo:
1-Play sound (tiro eu acho) loop=false
2-Destry insteance
Se quiser usar uma barra de saude colque o seguinte:
1-health-=1 (menos 1 relativo)
E no evento "end liver" em "others"
1-Destroy inteance.
Isso não são códigos. São D&Ds. Se não entendeu alguma coisa, eu tento explicar de novo.
Att,
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Mensagem por kadini Dom 04 Mar 2012, 11:53

nao é bem isso vou me tentar explicar melhor:

O jogo ainda nao tem inimigos nem nada só queria corrigir este problema, um passo de cada vez lol.

Ve a imagem lá explico

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/856/semttulobem.png/

e sim sou portugues

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Mensagem por Wanderlei Corrêa Dom 04 Mar 2012, 12:20

Tente usar uma variavel "pode_atirar" no evento do rato. Verifique ela quado for atirar. Ou verifique a variavel "mouse.y" que indica a altura do mouse na tela.
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Mensagem por Markituh Dom 04 Mar 2012, 12:21

O que basicamente você tem que fazer é checar se o jogador está clicando na área de jogo, e se estiver, executar o tiro. Isso pode ser feito com um script simples que retorna true se o rato estiver dentro de uma área rectângular, e false se estiver fora. Chame-o de "mouse_get_area" (sem aspas)
Código:
if mouse_x >= argument0 and mouse_y >= argument1 and mouse_x <= argument2 and mouse_y <= argument3
{
    return true;
}
else { return false; }
O modo de uso é o seguinte:
Código:
mouse_get_area(x1, y1, x2, y2)
Os argumentos seguem a mesma lógica do draw_rectangle. Suponho que já domine este tipo de função e o evento Step. Qualquer dúvida sinta-te livre para perguntar.
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Mensagem por kadini Dom 04 Mar 2012, 12:31

deve ser isso, mas eu de game maker começei ontem por isso nao persebi quase nd.

so persebi o codigo, pois persebo um bocado de linguagem c++..

nao domino é o game maker com os eventos.

se me poderes dizer ond meto cada codigo e com que envento associado agradecia.

edit: eu ja andei a ver mas nao encontrei nenhum tuto que aborde este assunto para aprender se me podres dizer um bom tuto agradecia
edit: se conseguires fazer com imagens eras um gaijo boe porreiro xP Smile


Última edição por kadini em Dom 04 Mar 2012, 12:37, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Markituh Dom 04 Mar 2012, 12:36

Bom, como posição do rato é algo que queres verificar o tempo todo, o evento Step é o ideal, já que ele trabalha desta forma (executado o tempo todo). E sim, na verdade GML é uma linguagem híbrida, ou seja, ela é uma mistura de elementos de outras linguagens. Você pode tanto usar and(Pascal) como && (C++) para condições lógicas.

Suponho que devas saber algo de C++, e que condições são feitas com if, e algumas funções retornam valores (como a que te passei agora a pouco). O resto acho que tu consegues fazer.
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Mensagem por kadini Dom 04 Mar 2012, 12:41

Markituh escreveu:
O modo de uso é o seguinte:
Código:
mouse_get_area(x1, y1, x2, y2)
Os argumentos seguem a mesma lógica do draw_rectangle. Suponho que já domine este tipo de função e o evento Step. Qualquer dúvida sinta-te livre para perguntar.

eu nao percebi esta parte, onde meto etc...

desculpa lá tar a roubar o teu time...

se soubers um bom tuto diz que eu devo-me safar Smile
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Mensagem por Markituh Dom 04 Mar 2012, 12:44

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Mensagem por kadini Dom 04 Mar 2012, 12:47

ok obrigado...

ja agora estao la a solução á minha duvida ( de um modo mais simples? )
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Mensagem por kadini Dom 04 Mar 2012, 13:16

se alguem souber resolver isto de um maneira mais simples diga sff

Edit MatheusReis
Evite fazer posts consecutivos, isto é contra as regras do fórum.
Alertado.
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Mensagem por Markituh Dom 04 Mar 2012, 13:28

A que te mostrei é a mais simples, se não a única - checar a posição do mouse. Não tem saída: ou você aprende a usar o programa ou o que vai saber é ficar dando copiar e colar.

A solução não está lá, mas o que eu quero é que leia os tutoriais para aprender como criar jogos no programa, e aí sim tudo vai parecer bem mais fácil depois.
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Mensagem por kadini Dom 04 Mar 2012, 13:52

ok, tens razao desculpa lá isto, daqui a um mes talvez menos falamos, e vou te trazer um jogo digno do hall of fame Smile

continuação de um bom dia
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Duvida, Game Maker 8 Empty Re: Duvida, Game Maker 8

Mensagem por kadini Dom 04 Mar 2012, 14:54

problema rezolvido
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