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como criar um jogo de corrida 2D estilo Asphalt(mobile) ?

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Mensagem por Jimkim000 Seg 06 Fev 2012, 21:39

é essa a pergunta pois eu estou louco para criar um jogo assim
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Mensagem por saim Ter 07 Fev 2012, 10:43

Como é Asphalt(mobile)?
Que parte do jogo você NÃO sabe criar?
Se a resposta for "não faço idéia nem de como começar, não sei fazer nem um jogo de labirinto", não se incomode em responder. Peça pra excluírem esse tópico, vá ao índice de tutoriais do fórum e pegue algumas aulas pra iniciantes.
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Mensagem por Black Studio Ter 07 Fev 2012, 15:12

Cara, se você é iniciante, vai ser muuiito complicado, pois um jogo como esse, não é só fazer os movimentos, e as colisões, mas precisa desenhar os carros, as pistas, os menus, alem de programar tudo isso, programar os Adversários, a dificuldade deles, o que é bem chatinho, uma pessoa só fazendo isso, demoraria mais de 9 meses fazendo o jogo, pra mim mais ou menos que já uso o GM a 1 anos e 4 meses, Então faça o que o Saim Disse, vá ao Índice de Tutoriais e Veja as aulas de lá.


Última edição por Funkbuster em Qua 08 Fev 2012, 00:12, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Jimkim000 Ter 07 Fev 2012, 22:07

hei pessoal num é esse do iphone e sim um igual ao java
e já faiz anos que uso o GM não fiz um jogo inteiro pois num quero!
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Mensagem por Black Studio Qua 08 Fev 2012, 00:13

Mesmo assim, leia minha mensagem e tente compreender que, fazer jogos de corrida, mesmo sendo em 2D, é muito difícil e trabalhoso. Entendeu?
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Mensagem por Markituh Qua 08 Fev 2012, 00:21

Asphalt? Lol mano, pura nostalgia jogando isso no celular - não gastei 4 reais do celular da minha mãe à toa xD

Exatamente como dito pelo amigo Frankbuster. Pô velho, conhece o Top Gear? O cara tem que manjar bastante de aritmética para fazer aquele 3D falso, e com o GM nem rola, na moral. Se você tiver comprado a Pro dá até pra obter um resultado, mas não dá pra ficar legal porque o Game Maker é bem limitado.

O cara tem que ser bem hardcoder pra tentar um algoritmo tridimensional sozinho, e como estamos falando de um ambiente limitado, consumo de memória intenso seria um elogio.
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Mensagem por Black Studio Qua 08 Fev 2012, 02:34

Isso ai, e mesmo o jogo sendo em Top-View, já é BEM trabalhoso, ah, e é Funkbuster, nao Frankbuster Very Happy heheh...
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Mensagem por saim Qua 08 Fev 2012, 09:36

Jimkim000 escreveu:já faiz anos que uso o GM não fiz um jogo inteiro pois num quero!
Se não quer fazer um jogo inteiro, por que se importar em fazer meio jogo?
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Mensagem por vinians Qua 08 Fev 2012, 12:57

Muita gente ai falando que não dá pra fazer no GM, não sei não, desde que não seja 3D, o GM pode lidar muito bem com jogos 2D e mesmo os falsos 3D que na verdade são 2D... O problema não é o GM e sim o desenvolvedor pois um mesm código pode ser feito de n maneiras mesmo no GM e se vc botar cuca pra funcionar pode otimizar o código e conseguir muita coisa com ele, tente fazser um projeto básico deste jogo no GM, pois se você não conseguir isso, dificilmente vai conseguir em linguagens como Java ou C++ pois estas exigem que você domine conceitos que no GM já estão prontos pra você usar. Por isso nunca tente reiventar a roda (a não ser para aprendizado) pois você acaba perdendo seu precioso tempo ou seja, se for pra matar um mosquito, não precisa de marreta (C++) as vezes uma borrifadinha de SBP (GM) já resolve...
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Mensagem por kidox23 Dom 19 Jan 2014, 19:59

Olha amigo ! vou lhe dar animo para continuar com oque pretende ! vou lhe explicar como que faz para você ter uma noção basica ok ?

Vamos começar

1° Passo: observe esta imagem do jogo out run,observe a reta em que o jogador se localiza com o carro na pista
Outrun

observou ? pronto o 1° passo já foi dado

2° Passo: observe agora esta imagem do mesmo jogo,observa a curva em que o jogador se localiza com o carro na pista
Clique abaixo:

Outrun
observou ? pronto agora você deve estar se perguntando,sim e dai ? oque diabos vou fazer com isto ? o jogo out run é produzido com uma especie de gif programada com uma velocidade certa no gif,e uma programação de colisão,vamos ver agora um exemplo da pista agora com uma visão de cima:
Pista visão cima
agora iremos animar esta mesma pista:
Clique abaixo:
Pista ilusão
agora vamos ver como ficaria o resultado no jogo outrun e em seguida explicarei porque e como a ilusão ocorre, veja:
Clique abaixo:
Outrun movimento
percebeu algo logo no fim do pneu do carro no lado esquerdo ? não ? então foque o seu olho somente no canto esquerdo no final do pneu esquerdo:
Clique abaixo:
Outrun movimento
notou ? que bom ! pois é ! isto mesmo que está pensando ! a pista do jogo outrun é feito em sequencia de imagem que se chama gif,como eu fiz acima a imagem em sequencia ! , veja como e porque a ilusão é feita:
Clique abaixo:
Como é feita a ilusão
note que a ilusão acontece pela retina do olho,como assim ? o nosso cerebro recebe a informação de que a uma sequencia ali e manda a informação para o olho,então como você produziu uma imagem seguida da outra rapidamente,o olho percebe que além da primeira também ah outra ali então começa o processo de image em sequencia,veja que na imagem a cima a 1° imagem simboliza uma parte da pista e a 2° faz com que uma parte se mexe-se,mais somente mudou a posição dos objetos,fazendo assim uma imagem em sequencia como acontece no jogo outrun,a pista é apenas imagens feitas em gif e depois programadas para aparecer em devido lugar.
pronto mais e agora como faço para criar um game parecido ? veja que fazer isso no game maker é sim possivel ! confira o video:

mais como eu faço um desses ? basta perceber como é feito,note que no inicio  do video e na hora do jogo ah um quadrado que ao passar por cima das flechas a pista muda direção como as flechas mandaram,para fazer isso é bem facil,ele apenas programou para que quando o quadrado passar por cima da flecha(colisão) a imagem da pista muda-se a gif para a parte que no caso logo no inicio é para a direita,então vamos ter uma noção de como ele fez,confira:
ao abrir o game maker com o a pista gif já pronta vamos supor que você criou a pista na aba sprite com o nome de spr_pista_reta e depois criou uma sprite com o nome de spr_pista_esquerda,agora vamos na parte objects e criaremos uma object com o nome de pista_esquerda e depois abra a sprite spr_pista_esquerda que criamos,depois vá em Add event(ainda no object) e clique em Step>Step depois no lado onde selecionamos oque aquele devido objeto deve fazer procure pela aba control e procure por um caderninho com nome de Execute script e clique e depois a base é assim:

Código:
if state_index="reta"
{state_index="spr_pista_reta"}}
lembre-se ! nada é impossivel ! o Game Maker é muito complexo e é possivel fazer tudo que se imagina,porem é preciso usar alguns truques como esse de ilusão que realmente algo se mexe ali,você pode estudar fisica para entender melhor sobre isso Smile

isto é apenas uma base do que você pode estar usando com este truque de ilusão 3D !

Boa sorte !
Abs
Renan.
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