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[tutorial] dicas Maker
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[tutorial] dicas Maker
Yô a todos,
vim falar hoje sobre algumas manias e técnicas que eu tenho na hora de programar.
São manias que eu adquiro na intenção a produtividade na hora de programar.
Desde já , vou recomendar a vocês que incorporem algumas nos seus modos de programar
porque são bem úteis,
Aqui vão elas:
1-Nomeação de sources
Muitos makers adquirem o hábito de manter um prefixo padrão para o nome de seus sources,
isso é bom, porque te ajuda a lembrar o nome deles na hora de programar,e ainda evita erros de sources com o mesmo nome.Minha maneira de renomear:
Sprites: Coloco um "s" antes do nome, Exemplo: splayer.
Sounds: Coloco um "so" antes do nome, Exemplo: soplayer.
Backgrounds: Coloco um "b" antes do nome. Exemplo: bplayer.
Paths: Coloco um "p" antes do nome. Exemplo: pplayer.
Scripts: Coloco um "sc_" antes do nome. Ex: sc_player.
Fontes: Coloco um "f" antes do nome. Ex: fplayer.
Time Lines: Coloco um "t" antes do nome. Ex: tplayer.
Objects: Coloco um "o" antes do nome. Ex: oplayer.
Rooms: Geralmente eu não uso prefixos, mas vc pode por um "r" antes do nome. Ex: rplayer.
Parece idiotice, mas é uma técnica que ajuda a evitar erros no jogo.
2-Backups próprios
Não gosto de usar os backups padrão do gm, aqueles que criam automáticos,
por isso eu tenho meu próprio método de backups, tipo, a cada edição significativa no meu projeto, eu salvo ele com um nome diferente e coloco no título a mudança principal dele.
Assim , caso vc tenha um erro com seu jogo, dá pra vc pegar uma versão anterior e refazer as mudanças perdidas. Tem muita gente que perde um jogo inteiro, por não usar esse método, comigo isso não acontece.
Se você tiver pouco espaço no hd, vá deletando os backups mais antigos.
Ex: Crio o game play do jogo e salvo: Meu_jogo_(game play)1
Depois eu ponho sprites, e salvo: Meu_jogo_(sprites)2
e assim sucessivamente...
3-Usar o Game Information
Quando eu inicio o projeto, gosto de deixar tudo anotado no Game Information.
Assim, sempre que tenho dúvida quanto a algo, eu recorro a ele, que tá bem pertinho. :d .
Outra coisa que faço muito, é ir anotando nele todas as idéias que vão surgindo durante a criação do jogo.
Geralmente a gente tem muita idéia que acaba passando batido, mas com esse método não ocorrerá mais.
É interessante também ,manter um log, de tudo que você está fazendo no jogo,para que ao fim, você saiba informar os pontos positivos do jogo, e saiba corrigir os pontos negativos.
4-Criar Grupos
A organização do seu jogo é extremamente importante.
Procure separar seus sources por meio de pasta com nomes auto-explicativos, facilita a você achar algo que procura quando o projeto está com muto sources.Além de deixá-lo com uma aparência bem organizada, e prazerosa de se trabalhar, principalmente se o trbalho for feito por mais de uma pessoa.
5-//Anulação de códigos.
Muitas vezes vc gostaria de testar seu código, mas tem que deletar determinada parte,e depois do teste precisa reescreve-la. Use os comentários para isto, no caso de ser só uma linha, vc coloca as duas barras (//) antes do código que deseja anular, se for muitas linhas , você pode usar o outro tipo:(/* */),depois de testar, vc pode apagá-lo,ativá-lo, ou até deixá-lo quietinho lá.
6-Coleção de Engines e Scripts
Muitas vezes vc passa horas e horas criando um script,um algoritmo ou até uma engine para seu jogo.
Depois de criar a mesma coisa várias vezes,eu cheguei a conclusão que estava andando em círculos.
Daí tive a idéia de ir salvando essas bênçãos. Por isso recomendo que sempre que você criar um script difícil, e que puder ser usado novamente, salve-o com um nome bem identificado, para reusá-lo no futuro,a mesma dica serve para as engines.
Bom, por hoje serão só estas dicas, mas logo postarei outras! você está livre para usá-las e nunca mais perder tempo com coisa repetidas, ou ter que refazer seu projeto porque não tinha um backup!
Até!
FONTE: http://mrbrumgames.blogspot.com/
vim falar hoje sobre algumas manias e técnicas que eu tenho na hora de programar.
São manias que eu adquiro na intenção a produtividade na hora de programar.
Desde já , vou recomendar a vocês que incorporem algumas nos seus modos de programar
porque são bem úteis,
Aqui vão elas:
1-Nomeação de sources
Muitos makers adquirem o hábito de manter um prefixo padrão para o nome de seus sources,
isso é bom, porque te ajuda a lembrar o nome deles na hora de programar,e ainda evita erros de sources com o mesmo nome.Minha maneira de renomear:
Sprites: Coloco um "s" antes do nome, Exemplo: splayer.
Sounds: Coloco um "so" antes do nome, Exemplo: soplayer.
Backgrounds: Coloco um "b" antes do nome. Exemplo: bplayer.
Paths: Coloco um "p" antes do nome. Exemplo: pplayer.
Scripts: Coloco um "sc_" antes do nome. Ex: sc_player.
Fontes: Coloco um "f" antes do nome. Ex: fplayer.
Time Lines: Coloco um "t" antes do nome. Ex: tplayer.
Objects: Coloco um "o" antes do nome. Ex: oplayer.
Rooms: Geralmente eu não uso prefixos, mas vc pode por um "r" antes do nome. Ex: rplayer.
Parece idiotice, mas é uma técnica que ajuda a evitar erros no jogo.
2-Backups próprios
Não gosto de usar os backups padrão do gm, aqueles que criam automáticos,
por isso eu tenho meu próprio método de backups, tipo, a cada edição significativa no meu projeto, eu salvo ele com um nome diferente e coloco no título a mudança principal dele.
Assim , caso vc tenha um erro com seu jogo, dá pra vc pegar uma versão anterior e refazer as mudanças perdidas. Tem muita gente que perde um jogo inteiro, por não usar esse método, comigo isso não acontece.
Se você tiver pouco espaço no hd, vá deletando os backups mais antigos.
Ex: Crio o game play do jogo e salvo: Meu_jogo_(game play)1
Depois eu ponho sprites, e salvo: Meu_jogo_(sprites)2
e assim sucessivamente...
3-Usar o Game Information
Quando eu inicio o projeto, gosto de deixar tudo anotado no Game Information.
Assim, sempre que tenho dúvida quanto a algo, eu recorro a ele, que tá bem pertinho. :d .
Outra coisa que faço muito, é ir anotando nele todas as idéias que vão surgindo durante a criação do jogo.
Geralmente a gente tem muita idéia que acaba passando batido, mas com esse método não ocorrerá mais.
É interessante também ,manter um log, de tudo que você está fazendo no jogo,para que ao fim, você saiba informar os pontos positivos do jogo, e saiba corrigir os pontos negativos.
4-Criar Grupos
A organização do seu jogo é extremamente importante.
Procure separar seus sources por meio de pasta com nomes auto-explicativos, facilita a você achar algo que procura quando o projeto está com muto sources.Além de deixá-lo com uma aparência bem organizada, e prazerosa de se trabalhar, principalmente se o trbalho for feito por mais de uma pessoa.
5-//Anulação de códigos.
Muitas vezes vc gostaria de testar seu código, mas tem que deletar determinada parte,e depois do teste precisa reescreve-la. Use os comentários para isto, no caso de ser só uma linha, vc coloca as duas barras (//) antes do código que deseja anular, se for muitas linhas , você pode usar o outro tipo:(/* */),depois de testar, vc pode apagá-lo,ativá-lo, ou até deixá-lo quietinho lá.
6-Coleção de Engines e Scripts
Muitas vezes vc passa horas e horas criando um script,um algoritmo ou até uma engine para seu jogo.
Depois de criar a mesma coisa várias vezes,eu cheguei a conclusão que estava andando em círculos.
Daí tive a idéia de ir salvando essas bênçãos. Por isso recomendo que sempre que você criar um script difícil, e que puder ser usado novamente, salve-o com um nome bem identificado, para reusá-lo no futuro,a mesma dica serve para as engines.
Bom, por hoje serão só estas dicas, mas logo postarei outras! você está livre para usá-las e nunca mais perder tempo com coisa repetidas, ou ter que refazer seu projeto porque não tinha um backup!
Até!
FONTE: http://mrbrumgames.blogspot.com/
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