Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Tutorial com dicas do Game Maker
+3
Denis Lemos
gabrielsch
PedroX
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial com dicas do Game Maker
1- Fazendo um alarme sem o evento alarme e sem a funcao alarm[0]:
No create coloque: tempo=0
Dentro do evento Step coloque o codigo:
Exemplo:
2-Fazendo um objeto girar em torno de outro:
Coloque no Create do objeto que girara em torno do outro:
3-Randomizar um numero entre dois numeros(Ex: um numero entre 1 e 4 pode ser 2 e 3):
Create: numero=0
Press Space:numero= floor( random( num_maior - numero_menor ) ) + numero_menor//para ter um exemplo troque num_maior por 7 e num_menor por 2
Draw:draw_text(x,y,string(numero))
Ponha na room e teste.
Finalizar o jogo com uma mensagem perguntando se quer finalizar:
Botao que vai finalizar:
Desenhar grade:
Sistema senhas:
Create:
Press enter:
Apontar imagem e girar na direcao do mouse:
Step:
Fazendo uma tela de apresentacao no inicio do jogo:
Crie um objeto e ponha numa room antes da do game ou menu, ponha esse objeto na room.
Create:
alp=0
Step:
if alp<1 alp+=0.009
Draw:
draw_background_ext(nome_background_inicio,x,y,image_xscale,image_yscale,0,
c_white,alp)
Fazendo a gravidade ir na direcao de um objeto:
1- No objeto que tera a gravidade, no create:
gravity=0.5
gravity_direction=point_direction(x,y,obj_centro,obj_centro);
Fazendo dois pulos:
Create: pulos=0
Press Space ou outra tecla:
Step: if place_free(x,y+1) gravity=0.5
Relogio:
Create:
Fazendo um movimento com um codigo curioso:
Step:(troque 5 pela velocidade)
Entao se o (keyboard_check(vk_right) retornar 1 e o keyboard_check(vk_left) retornar 0, vai dar: 1-0=1, multiplica por 5 e da 5.
Entao se o (keyboard_check(vk_left) retornar 1 e o keyboard_check(vk_right) retornar 0, vai dar: 0-1=-1, multiplica por 5 e da -5.
Como o comeco é x+= entao x+=5 ou x+=-5, entenderam?
Fazendo um rastro:
O que voce precisa fazer é criar um obj_rastro. Por o mesmo sprite do objeto que tera o rastro. Por no step do obj que tera o rastro:
No create coloque: tempo=0
Dentro do evento Step coloque o codigo:
Exemplo:
- Código:
tempo+=1
if tempo>room_speed*tempo_que_quiser
{
tempo=0;
codigo_a_ser_executado
}
2-Fazendo um objeto girar em torno de outro:
Coloque no Create do objeto que girara em torno do outro:
- Código:
rotacao=0
- Código:
rotacao+=10
x=obj_central.x+lengthdir_x(distancia,rotacao)/*mude obj_central para o nome certo e distancia para a distancia para com o obj_central*\
y=obj_central.y+lengthdir_y(distancia,rotacao)
3-Randomizar um numero entre dois numeros(Ex: um numero entre 1 e 4 pode ser 2 e 3):
Create: numero=0
Press Space:numero= floor( random( num_maior - numero_menor ) ) + numero_menor//para ter um exemplo troque num_maior por 7 e num_menor por 2
Draw:draw_text(x,y,string(numero))
Ponha na room e teste.
Finalizar o jogo com uma mensagem perguntando se quer finalizar:
Botao que vai finalizar:
- Código:
if show_message_ext("Quer sair?","Sim","","Nao") == 1
{game_end()}
Desenhar grade:
- Código:
Draw:
tam_hor=32;
tam_ver=32;
for(i=0; i<room_width; i+=tam_hor)
draw_line(i,0,i,room_height);
for
(i=0; i<room_height; i+=tam_ver)
draw_line(0,i,room_width,i);
Sistema senhas:
Create:
- Código:
inserir_senha="";senha_correta="senha123"
Press enter:
- Código:
inserir_senha=get_string("Digite:","")
if inserir_senha=senha_correta{room_goto_next();/*ou outro codigo*\}
Apontar imagem e girar na direcao do mouse:
Step:
- Código:
direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_angle=direction;
Fazendo uma tela de apresentacao no inicio do jogo:
Crie um objeto e ponha numa room antes da do game ou menu, ponha esse objeto na room.
Create:
alp=0
Step:
if alp<1 alp+=0.009
Draw:
draw_background_ext(nome_background_inicio,x,y,image_xscale,image_yscale,0,
c_white,alp)
Fazendo a gravidade ir na direcao de um objeto:
1- No objeto que tera a gravidade, no create:
gravity=0.5
gravity_direction=point_direction(x,y,obj_centro,obj_centro);
Fazendo dois pulos:
Create: pulos=0
Press Space ou outra tecla:
- Código:
if !place_free(x,y+1)
{
vspeed-=9;
pulos=1;
}
else
if pulos=1
{
vspeed-=6;
pulos=0;
}
Step: if place_free(x,y+1) gravity=0.5
Relogio:
Create:
- Código:
s=0
m=0
contar=0
- Código:
contar+=1;
if contar=30{s+=1;contar=0}
if s>=60{s=0}
m = s div 60;
- Código:
draw_text(x,y,string(m))
draw_text(x+10,y,':')
draw_text(x+15,y,string(s))
Fazendo um movimento com um codigo curioso:
Step:(troque 5 pela velocidade)
- Código:
x +=(keyboard_check(vk_right) - keyboard_check(vk_left)) * 5;
Entao se o (keyboard_check(vk_right) retornar 1 e o keyboard_check(vk_left) retornar 0, vai dar: 1-0=1, multiplica por 5 e da 5.
Entao se o (keyboard_check(vk_left) retornar 1 e o keyboard_check(vk_right) retornar 0, vai dar: 0-1=-1, multiplica por 5 e da -5.
Como o comeco é x+= entao x+=5 ou x+=-5, entenderam?
Fazendo um rastro:
O que voce precisa fazer é criar um obj_rastro. Por o mesmo sprite do objeto que tera o rastro. Por no step do obj que tera o rastro:
- Código:
instance_create(x,y,obj_rastro)
- Código:
if alpha>0 {alpha-=0.1}
if alpha<=0 {instance_destroy ()}
Última edição por Pedro Henrique em Sáb 16 Jan 2010, 14:16, editado 12 vez(es)
Re: Tutorial com dicas do Game Maker
Adorei, parabens, gostei mais do script de rotação o de senha também é muito bom!
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: Tutorial com dicas do Game Maker
Muito bom cara, a da senha é a melhor, você está de parabéns !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Tutorial com dicas do Game Maker
Show, são dicas muito úteis para os programadores aqui do fórum, você está de parabéns!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial com dicas do Game Maker
Pedro Henrique, cara parabéns!!!! esses codigos vai ajudar muita gente, amim também
diassis- Data de inscrição : 07/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 312
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial com dicas do Game Maker
gostei (tem como fazer mais?)kkk(eh serio)
chuck- Data de inscrição : 22/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Tutorial game maker online(Sem dll39)
» Algumas dicas para Game Maker
» [Tutorial]Game Maker Server #2 Configurando
» [Tutorial] Multi-Resolução Android Game maker 2
» Tutorial - Strings no Game Maker
» Algumas dicas para Game Maker
» [Tutorial]Game Maker Server #2 Configurando
» [Tutorial] Multi-Resolução Android Game maker 2
» Tutorial - Strings no Game Maker
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|