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Tem como ativar um objeto perto de outro ?
4 participantes
Página 1 de 1
Tem como ativar um objeto perto de outro ?
Não sei se é uma pergunta besta, mas eu procurei em todo fórum e nada achei.
Queria saber um código para:
>Desativar um objeto quando aperto tal tecla se ele estiver uns 5 pixels de distância do objeto veículo
>Depois ele reaparece uns 40 pixels de distância do mesmo objeto veículo se aperta a mesma tecla, é um jogo top down, já pensei na lógica só queria saber como ativar essa instância perto desse objeto veículo (como instance_create(x+40,y+40,global.chara) entendem ?)
Abraços
Queria saber um código para:
>Desativar um objeto quando aperto tal tecla se ele estiver uns 5 pixels de distância do objeto veículo
>Depois ele reaparece uns 40 pixels de distância do mesmo objeto veículo se aperta a mesma tecla, é um jogo top down, já pensei na lógica só queria saber como ativar essa instância perto desse objeto veículo (como instance_create(x+40,y+40,global.chara) entendem ?)
Abraços
Re: Tem como ativar um objeto perto de outro ?
Abaixo estão os códigos de desativar e ativar:
instance_deactivate_object(obj)
instance_activate_object(obj)
Basta ver a distância e usar essas funções.
instance_deactivate_object(obj)
instance_activate_object(obj)
Basta ver a distância e usar essas funções.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Tem como ativar um objeto perto de outro ?
Abaixo estão os códigos de checagem de distância:
- Código:
distance_to_object(OBJETO)
distance_to_point(X,Y)
Re: Tem como ativar um objeto perto de outro ?
Pedrø escreveu:Abaixo estão os códigos de desativar e ativar:
instance_deactivate_object(obj)
instance_activate_object(obj)
Basta ver a distância e usar essas funções.
Eu resolvi como desativar o global.chara quando a distância for menor que 5 pixels, agora o problema é a segunda parte do código, vejam meu progresso:mrbrum22 escreveu:Abaixo estão os códigos de checagem de distância:
- Código:
distance_to_object(OBJETO)
distance_to_point(X,Y)
>Depois de ser o motorista (global.driver=1) quando apertar a mesma tecla (keyboard_check_pressed(ord('F'))) o chara reaparece uns 40 pixels de distância do mesmo objeto veículo se aperta a mesma tecla, só queria saber como ativar essa instância perto desse objeto veículo (como instance_create(x+40,y+40,global.chara))
Eu não queria destruir minha instância por que sempre que uso o instance_create o ID dela é atualizado :|, por favor se não for pedir muito só queria saber como fazer essa adaptação
Re: Tem como ativar um objeto perto de outro ?
Então deixa ver se eu entendi. Você quer apertar uma tecla e as instâncias de determinado objeto, se estiverem próximas do personagem, desparecem (são desativadas).
Daí, esse personagem pode estar aonde for que ao apertar a mesma tecla, essas instâncias reaparecem numa distância fixa do personagem.
Se for isso, no mesmo comando em que você reativa as instâncias, elas devem saltar pra posição requerida.
Daí, esse personagem pode estar aonde for que ao apertar a mesma tecla, essas instâncias reaparecem numa distância fixa do personagem.
Se for isso, no mesmo comando em que você reativa as instâncias, elas devem saltar pra posição requerida.
- Código:
with(objeto a reativar){
//reativa
x = other . x + algo;
y = other . y + algo;
}
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