GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Ativar e desativar instancias

3 participantes

Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Ativar e desativar instancias

Mensagem por Fireheaddew Ter 11 Out 2011, 23:28

Bem, o meu problema é o seguinte:
Estou fazendo um jogo de nave, perfeito, sem bugs, e que rapidamente será postado aqui na GMBR. Então, nele, a nave vai avançando automaticamente na room(que é enorme). Existem inimigos dispersos na room, e que se movem na direção oposta da nave do jogador para atacá-lo. Porém, mesmo fora do view, eles continuam se movendo, e saindo da posição em que foram posicionados. Ou seja, no final da room, não há mais inimigos, já que todos eles já escaparam pela esquerda. Estudei o recurso de ativar e desativar instâncias, mas, ao desativar as instancias fora do view, eles não voltam mais, mesmo no evento Boundary View 0, que ao meu ver, parece ser o oposto de Outside View 0(Quando o inimigo fica fora do view). Mas, mesmo utilizando o código, ele não funciona de jeito nenhum e mesmo que esteja dentro do view.

Minha pergunta: como evitar que as instancias fora do view 0 realizem eventos e ações até que estes entrem no view 0, que é seguido pelo player?
Fireheaddew
Fireheaddew

Data de inscrição : 04/11/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 235
Prêmios : Ativar e desativar instancias Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Re: Ativar e desativar instancias

Mensagem por fonetico Ter 11 Out 2011, 23:41

Eu meio que tive uma idéia um tanto tosca, mas que talvez dê certo, afinal, errar é humano.

Pra começar, no objeto da nave, no create, poderíamos definir para que todas as instâncias sejam desativadas, ou algum inimigo em específico, utilizando as funções:

Código:
instance_deactivate_all(notme)
Em notme você coloca 1: para deativar tudo exceto este objeto que chamou a função
Ou 0: Para ser desativado também.

OU

Código:
instance_deactivate_object(obj)

Em obj você coloca o nome ou id do objeto que deseja desativar (no caso os inimigos).

O importante aqui é apenas desativar os inimigos.

Agora, no Step da nave ou de qualquer objeto de controle, podemos dizer para que quando um objeto entrar na view, ele ser ativado. É importante que este código não esteja em um objeto que esteja desativado, caso contrário não surtirá efeito (estando desativado não poderá fazer nada).

Um exemplo:

Código:
instance_activate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0],1)

A estrutura do código acima é a seguinte:

Código:
instance_activate_region(left,top,width,height,inside)

Agora tô sem tempo para explicá-lo, mas qualquer erro ou dúvida poste.
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : Ativar e desativar instancias Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Re: Ativar e desativar instancias

Mensagem por y_Tiago Ter 11 Out 2011, 23:56

Ou então o exemplo presente no wiki do GML.
No Step do objeto que se movimenta:
Código:
{
  instance_activate_all();
  instance_deactivate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0],false,true);
 }
Uma observação na wiki é que na prática pode ser melhor deixar ativado uma área um pouco maior que a view.

Código:
Código:
instance_deactivate_region(left,top,width,height,inside,notme)
Inside indica se é para desativar o que está dentro (1) ou o que está fora (0) da view. Notme indica se é para desativar o objeto que chama o script (0) ou não (1).
y_Tiago
y_Tiago

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 149
Prêmios : Ativar e desativar instancias Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Re: Ativar e desativar instancias

Mensagem por Fireheaddew Sáb 15 Out 2011, 11:49

Muito obrigado aos dois! =D Só não respondi antes porque não consegui usar antes, mas resolvi agora o meu problema.
Podem trancar o tópico!
Fireheaddew
Fireheaddew

Data de inscrição : 04/11/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 235
Prêmios : Ativar e desativar instancias Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Re: Ativar e desativar instancias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos