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Desativar direções em certas ocaziões
3 participantes
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Desativar direções em certas ocaziões
Olá pessoal!
Minha dúvida deve ser fácil de resolver.
Eu queria que quando eu estivesse em cima de um objeto, a função vk_right ou vk_up por exemplo, ficasse desativada.
Como se eu não tivesse pressionado nada.
Eu uso movimentos em gride de 32x32.
Aqui nesse link tem os meus movimentos
Vejam e me digam oque posso fazer pra desativar direções em certas ocaziões
Minha dúvida deve ser fácil de resolver.
Eu queria que quando eu estivesse em cima de um objeto, a função vk_right ou vk_up por exemplo, ficasse desativada.
Como se eu não tivesse pressionado nada.
Eu uso movimentos em gride de 32x32.
Aqui nesse link tem os meus movimentos
Vejam e me digam oque posso fazer pra desativar direções em certas ocaziões
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Re: Desativar direções em certas ocaziões
DICA:
Cria uma variavel para saberes se estas em cima do tal objecto e depois tenta checar se a variavel é true ou false antes do movimento...
Não estou a conseguir vizualizar o codigo, por isso dou te apenas essa dica...
Se me lembrar de algo eu dou um edit...
Cria uma variavel para saberes se estas em cima do tal objecto e depois tenta checar se a variavel é true ou false antes do movimento...
Não estou a conseguir vizualizar o codigo, por isso dou te apenas essa dica...
Se me lembrar de algo eu dou um edit...
elicray- Data de inscrição : 20/12/2010
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Re: Desativar direções em certas ocaziões
é só colocar os codigos de movimento dentro dessa condição:
if place_meeting(x,y + #,obj)
{
//aqui coloca os codigos de movimento
}
esse codigo checara se á um obj na coordenada x,y + #, então troque # por um numero aproximado, supodo que a sprite seja grande, ou a origem dela fique mais em cima, dependendo pode ser necessaio colocar numeros grandes, se for uma sprite pequena ou a origem estiver em baixo pode ser um numero pequeno
depois onde esta obj, coloque o nome do objeto que fica em baixo
exemplo, eu to fazendo um jogo e devido ao estilo de jogo eu deixo a mask bem em baixo, logo nessas ocasiões eu coloco y + 1 mesmo que funfa, se eu colocar menor não checa se for maior ele fica flutuando (só exemplo)
if place_meeting(x,y + #,obj)
{
//aqui coloca os codigos de movimento
}
esse codigo checara se á um obj na coordenada x,y + #, então troque # por um numero aproximado, supodo que a sprite seja grande, ou a origem dela fique mais em cima, dependendo pode ser necessaio colocar numeros grandes, se for uma sprite pequena ou a origem estiver em baixo pode ser um numero pequeno
depois onde esta obj, coloque o nome do objeto que fica em baixo
exemplo, eu to fazendo um jogo e devido ao estilo de jogo eu deixo a mask bem em baixo, logo nessas ocasiões eu coloco y + 1 mesmo que funfa, se eu colocar menor não checa se for maior ele fica flutuando (só exemplo)
Re: Desativar direções em certas ocaziões
no create do meu player eu editei assim:
no step eu editei assim:
e fiz um script separado com o nome de "move"
nele eu editei assim:
Espero que me entendam e possam me postar um script que desative
os movimentos do meu player quendo ele estiver em cima do objeto de nome "right_up".
Espero por vocês e que tenham todos um feliz 2011.
- Código:
facing = 0;
no step eu editei assim:
- Código:
var snap;
//Verifica se estamos alinhados com a Grade de 32 x 32 e armazena em "snap"
snap = place_snapped(32, 32);
if (keyboard_check(vk_left) and snap) {move(180,4)}; //Mover para esquerda
if (keyboard_check(vk_right) and snap) {move(0,4)}; //Mover para direita
if (keyboard_check(vk_up) and snap) {move(90,4)}; //Mover para cima
if (keyboard_check(vk_down) and snap) {move(270,4)}; //Mover para baixo
e fiz um script separado com o nome de "move"
nele eu editei assim:
- Código:
var dir, spd;
dir = argument0;
spd = argument1;
motion_set(dir, spd);
facing = dir;
Espero que me entendam e possam me postar um script que desative
os movimentos do meu player quendo ele estiver em cima do objeto de nome "right_up".
Espero por vocês e que tenham todos um feliz 2011.
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