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DÚVIDA/AJUDA: Carregar sprite externo em tempo de execução
2 participantes
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DÚVIDA/AJUDA: Carregar sprite externo em tempo de execução
Pesso-ALL, sei que para vocês isso deve ser moleza, mas estou apanhando aqui.
Tenho um sprite criado no jogo que, é apenas uma imagem de 500x500 em branco.
Este sprite serve apenas como referência para usar dentro do jogo.
O nome deste sprite no projeto é spr_img01.
Tenho 50 arquivos de imagem, todos com 500x500, nomeados numa sequência, tipo: img01.jpg, img02.jpg, img03.jpg e assim por diante.
Estes arquivos estão gravados numa pasta específica, abaixo da pasta onde roda o jogo, assim:
Jogo roda na pasta: C:/JOGO
Imagens de 500x500 gravadas em: C:/JOGOS/IMAGENS/img01.jpg e assim por diante
DÚVIDA:
Eu quero que quando o jogo for iniciado, ele faça uma escolha randômica de 1 a 500.
De acordo com o número escolhido, o programa deve carregar a imagem correspondente e armazenar ela dentro do sprite que eu criei.
Como eu faço isso? Alguém pode dar uma luz?
Tenho um sprite criado no jogo que, é apenas uma imagem de 500x500 em branco.
Este sprite serve apenas como referência para usar dentro do jogo.
O nome deste sprite no projeto é spr_img01.
Tenho 50 arquivos de imagem, todos com 500x500, nomeados numa sequência, tipo: img01.jpg, img02.jpg, img03.jpg e assim por diante.
Estes arquivos estão gravados numa pasta específica, abaixo da pasta onde roda o jogo, assim:
Jogo roda na pasta: C:/JOGO
Imagens de 500x500 gravadas em: C:/JOGOS/IMAGENS/img01.jpg e assim por diante
DÚVIDA:
Eu quero que quando o jogo for iniciado, ele faça uma escolha randômica de 1 a 500.
De acordo com o número escolhido, o programa deve carregar a imagem correspondente e armazenar ela dentro do sprite que eu criei.
Como eu faço isso? Alguém pode dar uma luz?
Re: DÚVIDA/AJUDA: Carregar sprite externo em tempo de execução
- Código:
sorte = ceil(random(500)); //sorteia um numero
if sorte<10 sorte="0"+string(sorte); //forma uma string
else
sorte=string(sorte); //forma uma string
nome_do_sprite="img"+sorte+".jpg"; //gera o nome
sprite_add(working_directory+''+nome_do_sprite,1,0,0,0,0,0,0); //adiciona
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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