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[Resolvido] Duvida em Variavel ("Arma") !
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Duvida em Variavel ("Arma") !
Galera hj eu tirei o dia para aprender um pouco de variaveis e testar minhas habilidades de iniciante no Game Maker (nem fui pra escola =D),eu estava programando uma arma e veio a seguinte duvida,como fazer para uma arma carregar,bom programei minha "arma" assim
Creat
e a variavel esta sendo desenhada assim
Bom eu pensei um pouco do codico mais ou menos assim....(Corrijame se estiver errado)
Bom eu queria que quando as balas chegasem a 0 surgiria um texto no lugar do draw_text(x,y,global.balas) Mais ou menos assim Sem Balas Aperte R para carregar ,depois que carregar voltase o draw_text(x,y,global.balas) que sao 10 balas e pode-se atirar denovo..
Me surjiu essa duvida hj caso alguem possa me responder alguma logica para minha testa um pouco mais minhas abilidades...
Fazem eu quebra a cuca ae kkk
ABRAÇO,
Creat
- Código:
global.tiro=true
global.balas = 10
- Código:
global.tiro=true
- Código:
if global.tiro = true{
instance_create (x,y,obj_tiro)
global.tiro=false
alarm[0]=30}
- Código:
global.balas -=1
e a variavel esta sendo desenhada assim
- Código:
draw_text(x,y,global.balas)
Bom eu pensei um pouco do codico mais ou menos assim....(Corrijame se estiver errado)
- Código:
if global.balas = 0
global.tiro=false
Bom eu queria que quando as balas chegasem a 0 surgiria um texto no lugar do draw_text(x,y,global.balas) Mais ou menos assim Sem Balas Aperte R para carregar ,depois que carregar voltase o draw_text(x,y,global.balas) que sao 10 balas e pode-se atirar denovo..
Me surjiu essa duvida hj caso alguem possa me responder alguma logica para minha testa um pouco mais minhas abilidades...
Fazem eu quebra a cuca ae kkk
ABRAÇO,
Última edição por Joker em Qua 23 Nov 2011, 13:00, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido] Duvida em Variavel ("Arma") !
Não há complicação nisso, o que você escreveu já é quase pseudo-códigos.
Mais uma coisa, em vez de usar:
Espero que você não seja muito chegado a códigos prontos.
- Código:
se não há mais balas
desenha o texto "Aperter R..."
senão
desenha o número de balas
Mais uma coisa, em vez de usar:
- Código:
if global.balas = 0
global.tiro=false
Espero que você não seja muito chegado a códigos prontos.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: [Resolvido] Duvida em Variavel ("Arma") !
simples, crie uma variavel chamada global.estado
no step do obj arma
Ai no obj que mostra as balas, no draw
no step do obj arma
- Código:
if balas=0
global.estado=1
else
global.estado=0
Ai no obj que mostra as balas, no draw
- Código:
if global.estado=0
draw_text(x,y,string(global.balas))
else
draw_text(x,y,"Aperte R para recarregar")
Lukbebalduke- Games Ranking :
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Re: [Resolvido] Duvida em Variavel ("Arma") !
...
Como eu falei, é só testar se não há mais balas. Não há necessidade de criar essa variável.
Se global.estado for igual a 1, isso implica ("significa") apenas que global.balas é igual a 0, e se for igual a 0, implica apenas que global.balas é diferente de 0. Portanto, não há motivo para criar essa variável, é só testar o global.balas.
Mais um toque: é melhor você transformar a variável global.balas em string antes de desenhá-la (string(global.balas)). Se você quiser escrever antes do valor da variável algo como "Munição: ", é obrigado a transformar o valor numérico em string para juntá-lo a uma string.
Como eu falei, é só testar se não há mais balas. Não há necessidade de criar essa variável.
Se global.estado for igual a 1, isso implica ("significa") apenas que global.balas é igual a 0, e se for igual a 0, implica apenas que global.balas é diferente de 0. Portanto, não há motivo para criar essa variável, é só testar o global.balas.
Mais um toque: é melhor você transformar a variável global.balas em string antes de desenhá-la (string(global.balas)). Se você quiser escrever antes do valor da variável algo como "Munição: ", é obrigado a transformar o valor numérico em string para juntá-lo a uma string.
- Código:
draw_text(x, y, "Munição: "+string(global.balas));
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: [Resolvido] Duvida em Variavel ("Arma") !
Bom gente brigada pela ajuda me ajudaram muito,bom eu conseguir resolver parte meu problema ,esta a soluçao
Ate ai tudo bem mais agora o problema e com o desenho da variavel ,tipo agora e eu quero quando chegar a 0 balas o texto mudar para exemplo R para recarregar, tentei muda seu codico @ pinpi mais nao funfou
@Igor KinGamer nao entedi oque vc quiz dizer com " Como eu falei " xD,
mais sua explicaçao feiz eu chega no codico que eu resolvir parte do meu problema,
Abraço
(to aprendo xD,)
- Código:
if global.balas =0 {
global.tiro = false}
if keyboard_check(vk_space){
global.balas = 10
global.tiro =true
}
Ate ai tudo bem mais agora o problema e com o desenho da variavel ,tipo agora e eu quero quando chegar a 0 balas o texto mudar para exemplo R para recarregar, tentei muda seu codico @ pinpi mais nao funfou
@Igor KinGamer nao entedi oque vc quiz dizer com " Como eu falei " xD,
mais sua explicaçao feiz eu chega no codico que eu resolvir parte do meu problema,
Abraço
(to aprendo xD,)
Re: [Resolvido] Duvida em Variavel ("Arma") !
ESSA é a solução.Igor KinGamer escreveu:Teste também se o número de balas é maior do que 0 antes de criar o objeto tiro, é mais prático.
No global_left_pressed, só crie a bala se o número de balas for maior que zero, ou:
- Código:
if (global.tiro = true && global.balas>0){
...
- Código:
if (global.tiro = true && global.balas>0){
global.balas-=1;
...
- Código:
if (tiro = true && balas>0){
balas-=1;
...
- Código:
if (balas>0){
draw_text(x, y, string(balas)); //"string" não é realmente necessário, mas é boa prática
}
else{
draw_text(x, y, "hora de recarregar!!!")
}
Dica: sempre que possível, evite usar o step. Não é proibido usar o step, muito pelo contrário, você vai usá-lo MUITO e, muitas vezes, por simples praticidade, mas alguns eventos simplesmente não precisam ser checados 30 vezes por segundo.
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Re: [Resolvido] Duvida em Variavel ("Arma") !
@saim obrigada pelos toques,resolvi todos os meus problemas topico resolvido ,
Brigada ao @Igor KinGamer e a @ pinpi
vc me ajudaram muito, obrigada a todos abraço...
Brigada ao @Igor KinGamer e a @ pinpi
vc me ajudaram muito, obrigada a todos abraço...
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