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[Resolvido] Duvida em Variavel ("Arma") !

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Mensagem por Joker Ter 22 Nov 2011, 19:37

Galera hj eu tirei o dia para aprender um pouco de variaveis e testar minhas habilidades de iniciante no Game Maker (nem fui pra escola =D),eu estava programando uma arma e veio a seguinte duvida,como fazer para uma arma carregar,bom programei minha "arma" assim

Creat
Código:
global.tiro=true
global.balas = 10
Alarm
Código:
global.tiro=true
Glob Left Processed
Código:
if global.tiro = true{
instance_create (x,y,obj_tiro)
global.tiro=false
alarm[0]=30}
E na criaçao do objeto tiro esta assim
Código:
global.balas -=1

e a variavel esta sendo desenhada assim
Código:
draw_text(x,y,global.balas)

Bom eu pensei um pouco do codico mais ou menos assim....(Corrijame se estiver errado)
Código:
 if global.balas = 0
global.tiro=false


Bom eu queria que quando as balas chegasem a 0 surgiria um texto no lugar do draw_text(x,y,global.balas) Mais ou menos assim Sem Balas Aperte R para carregar ,depois que carregar voltase o draw_text(x,y,global.balas) que sao 10 balas e pode-se atirar denovo..
Me surjiu essa duvida hj caso alguem possa me responder alguma logica para minha testa um pouco mais minhas abilidades...

Fazem eu quebra a cuca ae kkk

ABRAÇO, Laughing


Última edição por Joker em Qua 23 Nov 2011, 13:00, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Igor KinGamer Ter 22 Nov 2011, 19:57

Não há complicação nisso, o que você escreveu já é quase pseudo-códigos.
Código:
se não há mais balas
desenha o texto "Aperter R..."
senão
desenha o número de balas

Mais uma coisa, em vez de usar:
Código:
if global.balas = 0
global.tiro=false
Teste também se o número de balas é maior do que 0 antes de criar o objeto tiro, é mais prático.

Espero que você não seja muito chegado a códigos prontos.
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Mensagem por Lukbebalduke Ter 22 Nov 2011, 19:58

simples, crie uma variavel chamada global.estado

no step do obj arma

Código:
if balas=0
global.estado=1
else
global.estado=0

Ai no obj que mostra as balas, no draw

Código:
if global.estado=0
draw_text(x,y,string(global.balas))
else
draw_text(x,y,"Aperte R para recarregar")
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Mensagem por Igor KinGamer Ter 22 Nov 2011, 20:12

...
Como eu falei, é só testar se não há mais balas. Não há necessidade de criar essa variável.
Se global.estado for igual a 1, isso implica ("significa") apenas que global.balas é igual a 0, e se for igual a 0, implica apenas que global.balas é diferente de 0. Portanto, não há motivo para criar essa variável, é só testar o global.balas.

Mais um toque: é melhor você transformar a variável global.balas em string antes de desenhá-la (string(global.balas)). Se você quiser escrever antes do valor da variável algo como "Munição: ", é obrigado a transformar o valor numérico em string para juntá-lo a uma string.
Código:
draw_text(x, y, "Munição: "+string(global.balas));
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Mensagem por Joker Ter 22 Nov 2011, 22:00

Bom gente brigada pela ajuda me ajudaram muito,bom eu conseguir resolver parte meu problema ,esta a soluçao
Código:
if global.balas =0 {
global.tiro = false}
if keyboard_check(vk_space){
global.balas = 10
global.tiro =true
}


Ate ai tudo bem mais agora o problema e com o desenho da variavel ,tipo agora e eu quero quando chegar a 0 balas o texto mudar para exemplo R para recarregar, tentei muda seu codico @ pinpi mais nao funfou

@Igor KinGamer nao entedi oque vc quiz dizer com " Como eu falei " xD,
mais sua explicaçao feiz eu chega no codico que eu resolvir parte do meu problema,
Abraço

(to aprendo xD,)
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Mensagem por saim Qua 23 Nov 2011, 09:00

Igor KinGamer escreveu:Teste também se o número de balas é maior do que 0 antes de criar o objeto tiro, é mais prático.
ESSA é a solução.
No global_left_pressed, só crie a bala se o número de balas for maior que zero, ou:
Código:
if (global.tiro = true && global.balas>0){
...
Outra coisa: não há porque diminuir o número de balas no create da bala. Você pode fazer isso dentro desse if:
Código:
if (global.tiro = true && global.balas>0){
global.balas-=1;
...
O que te livra da obrigação de fazer essas variáveis serem globais e libera capacidade de processamento pro seu computador.:
Código:
if (tiro = true && balas>0){
balas-=1;
...
Quanto a desenhar, basta verificar o valor de "balas". Se for maior que zero, desenhe o número, senão, desenhe outro texto.
Código:
if (balas>0){
draw_text(x, y, string(balas)); //"string" não é realmente necessário, mas é boa prática
}
else{
draw_text(x, y, "hora de recarregar!!!")
}

Dica: sempre que possível, evite usar o step. Não é proibido usar o step, muito pelo contrário, você vai usá-lo MUITO e, muitas vezes, por simples praticidade, mas alguns eventos simplesmente não precisam ser checados 30 vezes por segundo.
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Mensagem por Joker Qua 23 Nov 2011, 12:59

@saim obrigada pelos toques,resolvi todos os meus problemas topico resolvido ,
Brigada ao @Igor KinGamer e a @ pinpi
vc me ajudaram muito, obrigada a todos abraço...
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