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Duvida com IA de inimigo de Plataforma
2 participantes
Página 1 de 1
Duvida com IA de inimigo de Plataforma
Eaw galera, estou criando meu jogo de plat e estava indo tudo bem mas na hora de fazer a IA do inimigo da bug alguem poderiam consertar meu codigo e dizer o que esta errado nele?
olhem o q coloquei no Create:
E aew alguem pode me dizer o q tem de errado?
no meu game ele quando cola na parede nao sai mais...e testei no debug mod e a Var seguindo nunca fica True...
olhem o q coloquei no Create:
- Código:
// variaveis
direita = true
vel = floor(random_range(1,3))
alarm[0] = floor(random_range(30,30*3))
seguindo = false
image_speed = 0.5
- Código:
if seguindo == false
{direita = floor(random_range(1,3));
vel = floor(random_range(1,3));
alarm[0] = floor(random_range(30,30*3)); }
- Código:
if (place_free(x,y+1))
{gravity_direction = 270; gravity = 0.7}
else
{gravity_direction = 270; gravity = 0 }
if !(place_free(x,y+1)) and seguindo = false
{
if direita == true
{x += vel; sprite_index = spr_ini_dir; }
else
{x -= vel; sprite_index = spr_ini_esq; }
}
if (!place_free(x,y+1))
{
if (distance_to_object(obj_player) <= 200) and (max(y,obj_player.y)-min(y,obj_player.y))<=32
{seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,y,vel); }
else
{seguindo = false; }
}
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed = 0
if (seguindo == false)
{
if (direita == true)
{direita = false; }
else
{direita = true; }
}
E aew alguem pode me dizer o q tem de errado?
no meu game ele quando cola na parede nao sai mais...e testei no debug mod e a Var seguindo nunca fica True...
Última edição por RubensGM em Qui 17 Nov 2011, 22:17, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : [RESOLVIDO])
Convidado- Convidado
Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
algumas coisas que notei no seu código:
no step, não precisa definir gravity_direction, só o valor de gravity
direita é global? Ela é usada no step e não foi definida no create. De qualquer forma, qualquer valor entre 1 e 3 é o mesmo que true, entãodepois do primeiro alarm, sempre será true só será false de novo ao colidir com um bloco.
Quanto à sua pergunta, parece que "seguindo" só será true quando o inimigo estiver no ar, porque o único momento em que vi "seguindo=true" foi dentro de um "if (!place_free(x, y+1))". Talvez seja esse o problema. Peraí, falei bobagem. Volto daqui a pouco.
Você só postou duas vezes a colisão com o obj_bloco ou existem dois objetos com o mesmo nome?
Apesar dos problemas no código, me sinto impelido a parabenizá-lo pela pergunta bem-feita, com muita, se não toda, informação necessária para formular a resposta.
[edit:] Corrigindo a bobagem que falei logo acima, "seguindo" só será "true" se eles estiverem mais ou menos alinhados (a diferença entre os "y" for menor ou igual a 32) e a distância até o player seja menor que 200 e o inimigo esteja no chão. Sugiro checar tudo isso no debug.
Crie uma variável pra cada checagem e atualize-as no step event.
- Código:
alarm[0] = floor(random_range(30,30*3))
- Código:
alarm[0] = irandom_range(30,30*3)
no step, não precisa definir gravity_direction, só o valor de gravity
direita é global? Ela é usada no step e não foi definida no create. De qualquer forma, qualquer valor entre 1 e 3 é o mesmo que true, então
- Código:
max(y,obj_player.y)-min(y,obj_player.y)
- Código:
abs(y-obj_player.y)
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,y,vel)
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,vel)
- Código:
if (direita == true)
{ direita = false; }
else
{ direita = true; }
- Código:
direita = !direita
Você só postou duas vezes a colisão com o obj_bloco ou existem dois objetos com o mesmo nome?
Apesar dos problemas no código, me sinto impelido a parabenizá-lo pela pergunta bem-feita, com muita, se não toda, informação necessária para formular a resposta.
[edit:] Corrigindo a bobagem que falei logo acima, "seguindo" só será "true" se eles estiverem mais ou menos alinhados (a diferença entre os "y" for menor ou igual a 32) e a distância até o player seja menor que 200 e o inimigo esteja no chão. Sugiro checar tudo isso no debug.
Crie uma variável pra cada checagem e atualize-as no step event.
- Código:
distanciaPlayer=distance_to_object(obj_player);
alinhamento=abs(y-obj_player.y)
noChao=!place_free(x,y+1)
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Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
CÓDIGO:talvez deva ser substituido por
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,y,vel)
CÓDIGO:
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,vel)
sim eu quis dizer
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,y,vel)
jatentei por do jeito q vc falou mas ele sai voando atras do player...
Última edição por RubensGM em Qui 17 Nov 2011, 12:50, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
.isso com certeza é um erro;
.De qualquer jeito sera true;
coloque assim
.De qualquer jeito sera true;
- Código:
direita = floor(random_range(1,3))
coloque assim
- Código:
direita=choose(false,true)
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Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
thyago isso tbm funciona com:
vlw
- Código:
vel_ini = choose(1.5,1.7,2,2.3,2.5)
vlw
Convidado- Convidado
Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
funciona;
choose escolhe um entre todos os argumentos que você colocar,pode colocar até 16 argumentos;
choose escolhe um entre todos os argumentos que você colocar,pode colocar até 16 argumentos;
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Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
.Tem mais alguma coisa que você queira saber?,senão poderia pedir para tranca-lo.
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