Entrar
Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?por Super Games Hoje à(s) 01:27
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
Duvida com IA de inimigo de Plataforma
2 participantes
Página 1 de 1
Duvida com IA de inimigo de Plataforma
Eaw galera, estou criando meu jogo de plat e estava indo tudo bem mas na hora de fazer a IA do inimigo da bug alguem poderiam consertar meu codigo e dizer o que esta errado nele?
olhem o q coloquei no Create:
E aew alguem pode me dizer o q tem de errado?
no meu game ele quando cola na parede nao sai mais...e testei no debug mod e a Var seguindo nunca fica True...
olhem o q coloquei no Create:
- Código:
// variaveis
direita = true
vel = floor(random_range(1,3))
alarm[0] = floor(random_range(30,30*3))
seguindo = false
image_speed = 0.5
- Código:
if seguindo == false
{direita = floor(random_range(1,3));
vel = floor(random_range(1,3));
alarm[0] = floor(random_range(30,30*3)); }
- Código:
if (place_free(x,y+1))
{gravity_direction = 270; gravity = 0.7}
else
{gravity_direction = 270; gravity = 0 }
if !(place_free(x,y+1)) and seguindo = false
{
if direita == true
{x += vel; sprite_index = spr_ini_dir; }
else
{x -= vel; sprite_index = spr_ini_esq; }
}
if (!place_free(x,y+1))
{
if (distance_to_object(obj_player) <= 200) and (max(y,obj_player.y)-min(y,obj_player.y))<=32
{seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,y,vel); }
else
{seguindo = false; }
}
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed = 0
if (seguindo == false)
{
if (direita == true)
{direita = false; }
else
{direita = true; }
}
E aew alguem pode me dizer o q tem de errado?
no meu game ele quando cola na parede nao sai mais...e testei no debug mod e a Var seguindo nunca fica True...
Última edição por RubensGM em Qui 17 Nov 2011, 22:17, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : [RESOLVIDO])
Convidado- Convidado
Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
algumas coisas que notei no seu código:
no step, não precisa definir gravity_direction, só o valor de gravity
direita é global? Ela é usada no step e não foi definida no create. De qualquer forma, qualquer valor entre 1 e 3 é o mesmo que true, entãodepois do primeiro alarm, sempre será true só será false de novo ao colidir com um bloco.
Quanto à sua pergunta, parece que "seguindo" só será true quando o inimigo estiver no ar, porque o único momento em que vi "seguindo=true" foi dentro de um "if (!place_free(x, y+1))". Talvez seja esse o problema. Peraí, falei bobagem. Volto daqui a pouco.
Você só postou duas vezes a colisão com o obj_bloco ou existem dois objetos com o mesmo nome?
Apesar dos problemas no código, me sinto impelido a parabenizá-lo pela pergunta bem-feita, com muita, se não toda, informação necessária para formular a resposta.
[edit:] Corrigindo a bobagem que falei logo acima, "seguindo" só será "true" se eles estiverem mais ou menos alinhados (a diferença entre os "y" for menor ou igual a 32) e a distância até o player seja menor que 200 e o inimigo esteja no chão. Sugiro checar tudo isso no debug.
Crie uma variável pra cada checagem e atualize-as no step event.
- Código:
alarm[0] = floor(random_range(30,30*3))
- Código:
alarm[0] = irandom_range(30,30*3)
no step, não precisa definir gravity_direction, só o valor de gravity
direita é global? Ela é usada no step e não foi definida no create. De qualquer forma, qualquer valor entre 1 e 3 é o mesmo que true, então
- Código:
max(y,obj_player.y)-min(y,obj_player.y)
- Código:
abs(y-obj_player.y)
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,y,vel)
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,vel)
- Código:
if (direita == true)
{ direita = false; }
else
{ direita = true; }
- Código:
direita = !direita
Você só postou duas vezes a colisão com o obj_bloco ou existem dois objetos com o mesmo nome?
Apesar dos problemas no código, me sinto impelido a parabenizá-lo pela pergunta bem-feita, com muita, se não toda, informação necessária para formular a resposta.
[edit:] Corrigindo a bobagem que falei logo acima, "seguindo" só será "true" se eles estiverem mais ou menos alinhados (a diferença entre os "y" for menor ou igual a 32) e a distância até o player seja menor que 200 e o inimigo esteja no chão. Sugiro checar tudo isso no debug.
Crie uma variável pra cada checagem e atualize-as no step event.
- Código:
distanciaPlayer=distance_to_object(obj_player);
alinhamento=abs(y-obj_player.y)
noChao=!place_free(x,y+1)
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
CÓDIGO:talvez deva ser substituido por
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,y,vel)
CÓDIGO:
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,vel)
sim eu quis dizer
- Código:
seguindo = true; move_towards_point(obj_player.x,y,vel)
jatentei por do jeito q vc falou mas ele sai voando atras do player...
Última edição por RubensGM em Qui 17 Nov 2011, 12:50, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
.isso com certeza é um erro;
.De qualquer jeito sera true;
coloque assim
.De qualquer jeito sera true;
- Código:
direita = floor(random_range(1,3))
coloque assim
- Código:
direita=choose(false,true)
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
thyago isso tbm funciona com:
vlw
- Código:
vel_ini = choose(1.5,1.7,2,2.3,2.5)
vlw
Convidado- Convidado
Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
funciona;
choose escolhe um entre todos os argumentos que você colocar,pode colocar até 16 argumentos;
choose escolhe um entre todos os argumentos que você colocar,pode colocar até 16 argumentos;
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Duvida com IA de inimigo de Plataforma
.Tem mais alguma coisa que você queira saber?,senão poderia pedir para tranca-lo.
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|