GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Resolvido]Inimigo Plataforma

2 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Ter 03 Set 2013, 22:10

Olá pessoal, estou desenvolvendo um jogo de plataforma para um projeto de escola, mas estou com duvida quando a movimentação dos inimigos(não sei quais codigos usar), eu queria um inimigo que quando fosse atirando nele ele fosse perdendo vida.Se possivel tambem queria um codigo para a vida ficar em cima dele
Desde já agradeço


Última edição por NobPlayer em Qua 04 Set 2013, 18:38, editado 1 vez(es)
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 13:31

Para a movimentação dele você pode usar alarms!, vou te mostrar code:
Coloque esse code no CREATE do INIMIGO
Código:

trocadealarm=10
velocidade=5
alarm[0]=5
e adicione ''ALARM 0'' no inimigo e coloque o seguinte codigo:
Código:
hspeed=velocidade{alarm[1]=trocadealarm}
e depois adicionar mais um "ALARM 1" e coloque o seguinte codigo:
Código:
hspeed=-velocidade{alarm[0]=trocadealarm}
ta ai ele ja está andando para um lado e outro, mais se você achar que esta muito rápido(ou muito lento) mude o valor da variavel "trocadealarm" para o que você deseja.

Bom agora a questão da vida.
no create do inimigo adicione mais essa variavel:
Código:
vida = 50
dai o codigo inteiro do create ficara assim:
Código:

trocadealarm=10
velocidade=5
alarm[0]=5
vida = 50
bom agora vamos definir a barra de vida acima do inimigo, crie um obj chamado: "obj_hud" (sem os aspas)
e coloque esse code:
Código:
draw_healthbar(obj_inimigo.x-50,obj_inimigo.y-15,obj_inimigo.x+50,obj_inimigo.y-5,obj_inimigo.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)
se der algum erro altere o nome "obj_inimigo" para o nome original do seu inimigo.
OBS:Não se esqueça de colocar o obj_hud na room

A questão do tiro eu preciso saber se você ja fez o player atirar.
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 15:10

Eu vou sim fazer o player atirar e o seu codigo esta muito bom só tem um bug na colisão do player com o inimigo e a barra de vida só esta aparecendo em um inimigo,você pode corrigir se não for muito trabalho?
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 15:17

sim, adicione esse codigo no lugar do outro que esta no draw do obj_hud

Código:

//barra de vida ao 1º inimigo
draw_healthbar(obj_inimigo.x-50,obj_inimigo.y-15,obj_inimigo.x+50,obj_inimigo.y-5,obj_inimigo.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)
//barra de vida ao 2º inimigo
draw_healthbar(NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA.x-50,NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA.y-15,obj_inimigo.x+50,NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA.y-5,NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)
só trocar o "NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA" pelo nome do objeto do seu inimigo que esta sem a barra de vida Smile.
OBS:NÃO SE ESQUEÇA DE ADICIONAR A VARIAVEL "vida=50" no seu inimigo que estava sem a barra de vida.

Não entendi muito bem poderia dizer qual é o bug da colisão ? ou enviar seu codigo que está utilizando na colisão deles.
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 15:20

Rickelme os inimigos são os mesmos o problema é que ta aparecendo em um e em outro não
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 15:22

entendi então exclua o obj_hud e coloque o
Código:
draw_healthbar(obj_inimigo.x-50,obj_inimigo.y-15,obj_inimigo.x+50,obj_inimigo.y-5,obj_inimigo.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)
no DRAW do inimigo lol!
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 15:28

Agora a barra de vida continua aparecendo no mesmo e os inimigos não aparecem
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 15:34

Bom ja sei como arruma.

Faça um obj_control_vida_inimigo
e no draw dele coloque:
Código:

with(obj_inimigo) draw_healthbar(x-10,y-40,x+10,y-36,(global.vida*100)/global.max_vida,c_black,c_red,c_green,0,true,true);
e no create do obj_inimigo coloque as seguintes variaveis no lugar da "vida":
Código:
global.vida = 5;
global.max_vida = global.vida;
;) e retire tudo de Vida e barra de vida que usamos antes.

OBS: Não se esqueça de adicionar o "obj_control_vida_inimigo" a room!
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 15:50

Nossa muito eficiente, agora você pode me passar o codigo de como faz ele perder vida e morrer? o meu player vai atirar
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 15:55

bom, primeiro eu preciso saber se vc ja fez a bala sair.. ele atira.
ja fez?

---edit---

também, se vc ja fez passe o nome do seu "obj_player" do "tiro" e do "inimigo(que eu acho que é obj_inimigo)"
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 16:06

Sim essa parte eu já fiz queria saber como faço para ele tirar vida do inimigo
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 16:11

No objtiro coloque o seguinte na colisão dele com o obj_inimigo:
Código:
global.vida-=1
isso fara com que ele perca UMA vida.

bem agora vamos fazer ele destroi ao perder todas as vidas.

no STEP do INIMIGO coloque:
if global.vida=0{instance_destroy()}

deu certo?? :3
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 16:15

quando o inimigo morre todos os outros tambem morrem
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 17:15

coloque o seguinte codigo no lugar do que faz ele morrer:
Código:
if global.vida=0{with(other){instance_destroy()}}
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 17:35

Não funcionou
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 17:45

apague o que está no STEP do inimigo e coloque na colisão do obj tiro com o inimigo.
Código:
if global.vida=0{with(other){instance_destroy()}}
.
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 17:53

Agora quando um inimigo morre os outros não querem morrer
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 18:33

coloca evento destroy no inimigo e adicione esse codigo:

Código:
global.vida=5
que faz a vida dele ficar cinco quando morrer oque fara ele ter vida novamente .. para matar os outros
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 18:37

Cara obrigado por resolver meu problema, eu vou colocar nos creditos mesmo sendo um projeto de escola.Quando acabar te passo o jogo

Pode fechar o topico mod
NobPlayer
NobPlayer

Data de inscrição : 02/09/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 18:44

Dinada cara fico feliz em ter ajudado em um projeto, espero que tire boas notas e continue aqui no forum criando jogos... AÉEE QUERO VER SEU JOGO EIN!!!



Tópico trancado.
rickelme.dias
rickelme.dias

Data de inscrição : 07/02/2013
Reputação : 34
Número de Mensagens : 230
Prêmios : [Resolvido]Inimigo Plataforma Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://rickelmegt.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos