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[duvida] liberar caminho ao passar de fase
5 participantes
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[duvida] liberar caminho ao passar de fase
o titulo dis tudo,mais para quem quer os detalhes e o seguinte,quando o char passar de faze,que seria uma placa,ele voltava para o mapa e o mapa liberasse outro nivel e assim vai..
isso me ajudaria muito, se n entende e o seguinte veja no google sobre donkeykong country 1 ao 3 o meu mapa queria que foce desse estilo.
isso me ajudaria muito, se n entende e o seguinte veja no google sobre donkeykong country 1 ao 3 o meu mapa queria que foce desse estilo.
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Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase
Vc pode fazer isso com um objeto controlador principal alocado em uma room anterior ao mapa/fases (pode ser na tela de título) e uma variável global.
Ao passar de fase vc atualiza essa variável global e então na tela do mapa vc checa qual as fases estão liberadas e com isso permite ou não a passagem para novos caminhos.
Ao passar de fase vc atualiza essa variável global e então na tela do mapa vc checa qual as fases estão liberadas e com isso permite ou não a passagem para novos caminhos.
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Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase
coloca no evento other >game start
step do objeto tipo que cerca o caminho
- Código:
global.fase = false // cria uma variavel global com o valor falso
step do objeto tipo que cerca o caminho
- Código:
if(global.fase = true){ // se varival for igaul a verdadeiro
instance_destroy()} // deleta o objeto que esta no caminho
- Código:
global.fase = true // variavel igual verdadeiro
Última edição por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 21:52, editado 1 vez(es)
Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase
Cara isso não explica bulhufas do que está sendo feito, ao menos comente as funções pra que um usuário mais inexperiente possa compreender.tecnologiaesites escreveu:coloca no evento other >game start
- Código:
global.fase = false
step do objeto tipo que cerca o caminhono objeto que faz ele passar coloca assim
- Código:
if(global.fase = true){
instance_destroy()}
- Código:
global.fase = true
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Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase
Bom...você pode criar vários objetos para o fim de determinada fase, ou seja, Placas(Está mais para Sonic está placa...)que tem cada uma a função de desbloquear determinada fase, por exemplo:
-Placa 1 desbloqueia a fase 2
-Placa 2 desbloqueia a fase 3
E Assim até acabar o jogo.
Porém você também pode utilizar outras técnicas como a do mais novo mestre Carlos Mahnke.
-Placa 1 desbloqueia a fase 2
-Placa 2 desbloqueia a fase 3
E Assim até acabar o jogo.
Porém você também pode utilizar outras técnicas como a do mais novo mestre Carlos Mahnke.
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Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase
tecnologiaesites escreveu:
coloca no evento other >game start
CÓDIGO:
global.fase = false
step do objeto tipo que cerca o caminho
CÓDIGO:
if(global.fase = true){
instance_destroy()}
no objeto que faz ele passar coloca assim
CÓDIGO:
global.fase = true
Cara isso não explica bulhufas do que está sendo feito, ao menos comente as funções pra que um usuário mais inexperiente possa compreender.
isso tem razão,apezar que eu quero aprender como fazer e n copiar e colar,mais vlw a intenção.
Bom...você pode criar vários objetos para o fim de determinada fase, ou seja, Placas(Está mais para Sonic está placa...)que tem cada uma a função de desbloquear determinada fase, por exemplo:
-Placa 1 desbloqueia a fase 2
-Placa 2 desbloqueia a fase 3
E Assim até acabar o jogo.
Porém você também pode utilizar outras técnicas como a do mais novo mestre Carlos Mahnke.
poderia fazer isso,mais o meu projeto terá 40 fazes,e tambem,se eu fazer cada objeto por fase,deixaria muito pesado o arquivo,mesmo sendo zipado.
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Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase
Coloca num objeto do mapa o seguinte:
Depois você coloca no Room End (no objeto player):
E depois é só checar no mapa se a room está com valor 1.
Até mais!
- Código:
globalvar fases;
fases[0]=0;
fases[1]=0;
...
fases[39]=0;
Depois você coloca no Room End (no objeto player):
- Código:
fases[room]=1;
E depois é só checar no mapa se a room está com valor 1.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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