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[duvida] liberar caminho ao passar de fase

5 participantes

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[duvida] liberar caminho ao passar de fase Empty [duvida] liberar caminho ao passar de fase

Mensagem por RodrigoOak Sex 04 Nov 2011, 19:17

o titulo dis tudo,mais para quem quer os detalhes e o seguinte,quando o char passar de faze,que seria uma placa,ele voltava para o mapa e o mapa liberasse outro nivel e assim vai..
isso me ajudaria muito, se n entende e o seguinte veja no google sobre donkeykong country 1 ao 3 o meu mapa queria que foce desse estilo.
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[duvida] liberar caminho ao passar de fase Empty Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase

Mensagem por Carlos Mahnke Sex 04 Nov 2011, 19:20

Vc pode fazer isso com um objeto controlador principal alocado em uma room anterior ao mapa/fases (pode ser na tela de título) e uma variável global.

Ao passar de fase vc atualiza essa variável global e então na tela do mapa vc checa qual as fases estão liberadas e com isso permite ou não a passagem para novos caminhos.
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[duvida] liberar caminho ao passar de fase Empty Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase

Mensagem por tecnologiaesites Sex 04 Nov 2011, 20:15

coloca no evento other >game start
Código:
global.fase = false //  cria uma variavel global com o valor falso

step do objeto tipo que cerca o caminho
Código:
if(global.fase  = true){ // se varival for igaul a verdadeiro
instance_destroy()} // deleta o objeto que esta no caminho
no objeto que faz ele passar coloca assim
Código:
global.fase = true // variavel igual verdadeiro


Última edição por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 21:52, editado 1 vez(es)
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[duvida] liberar caminho ao passar de fase Empty Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase

Mensagem por Carlos Mahnke Sex 04 Nov 2011, 20:25

tecnologiaesites escreveu:coloca no evento other >game start
Código:
global.fase = false

step do objeto tipo que cerca o caminho
Código:
if(global.fase  = true){
instance_destroy()}
no objeto que faz ele passar coloca assim
Código:
global.fase = true
Cara isso não explica bulhufas do que está sendo feito, ao menos comente as funções pra que um usuário mais inexperiente possa compreender.
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[duvida] liberar caminho ao passar de fase Empty Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase

Mensagem por Super Games Sex 04 Nov 2011, 20:41

Bom...você pode criar vários objetos para o fim de determinada fase, ou seja, Placas(Está mais para Sonic está placa...)que tem cada uma a função de desbloquear determinada fase, por exemplo:
-Placa 1 desbloqueia a fase 2
-Placa 2 desbloqueia a fase 3
E Assim até acabar o jogo.
Porém você também pode utilizar outras técnicas como a do mais novo mestre Carlos Mahnke.
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[duvida] liberar caminho ao passar de fase Empty Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase

Mensagem por RodrigoOak Dom 06 Nov 2011, 11:39

tecnologiaesites escreveu:
coloca no evento other >game start
CÓDIGO:
global.fase = false


step do objeto tipo que cerca o caminho
CÓDIGO:
if(global.fase = true){
instance_destroy()}

no objeto que faz ele passar coloca assim
CÓDIGO:
global.fase = true
Cara isso não explica bulhufas do que está sendo feito, ao menos comente as funções pra que um usuário mais inexperiente possa compreender.

isso tem razão,apezar que eu quero aprender como fazer e n copiar e colar,mais vlw a intenção.

Bom...você pode criar vários objetos para o fim de determinada fase, ou seja, Placas(Está mais para Sonic está placa...)que tem cada uma a função de desbloquear determinada fase, por exemplo:
-Placa 1 desbloqueia a fase 2
-Placa 2 desbloqueia a fase 3
E Assim até acabar o jogo.
Porém você também pode utilizar outras técnicas como a do mais novo mestre Carlos Mahnke.


poderia fazer isso,mais o meu projeto terá 40 fazes,e tambem,se eu fazer cada objeto por fase,deixaria muito pesado o arquivo,mesmo sendo zipado.
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[duvida] liberar caminho ao passar de fase Empty Re: [duvida] liberar caminho ao passar de fase

Mensagem por PedroX Dom 06 Nov 2011, 13:41

Coloca num objeto do mapa o seguinte:
Código:
globalvar fases;
fases[0]=0;
fases[1]=0;
...
fases[39]=0;

Depois você coloca no Room End (no objeto player):
Código:
fases[room]=1;

E depois é só checar no mapa se a room está com valor 1.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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