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[resolvido] ordem de eventos + negative array index
+2
delta games
saim
6 participantes
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index
saim
Você pode passar o código completo do evento do mouse?
Até mais!
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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index
mrbrum22 escreveu:mrbrum22 escreveu:Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
}
Aí galera, como eu disse lá atrás , eu encontrei a solução!
Mas vamos aos poréms:
O erro acontece porque a variável foto é = a 0.
No momento que tentamos desenhar o array com o índice dela-1, o indice passa a ser negativo, e aí temos o erro...
Não vejo outra solução que não seja,a de colocar uma condição antes do desenho.
Que só irá desenhá-la se o índice for maior que 0...
PLUS: Eu retirei aquele código abaixo desse que eu postei, que desenha o texto na tela com o valor do índice, fiz essa alteração que eu falei, e funcionou perfeitamente...
sim o code funcionou mesmo, mas se coloca denovo o text coninua dando erro.
ps.: to tentando..
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index
@Pedro Henrique:
@delta games:
Já foram encontradas algumas soluções (e, moçada, faltou o "obrigado", foi mal). O que está me perturbando é o motivo do erro. Porque é que "foto" chega ao draw event valendo 0, mesmo depois do clique?
- Código:
album[foto]=surface_create(3*base, 2*base);
surface_set_target(tela);
draw_clear(0);
screen_redraw();
surface_set_target(album[foto]);
draw_clear(0);
draw_surface_ext(tela, -x1, -y1, 1, 1, 0, $ffffff, 1);
surface_reset_target();
var val;
val=0;
with(obj_passarim){
var lar, alt;
lar=sprite_get_width(sprite_index)/3; alt=sprite_get_height(sprite_index)/3;
if collision_rectangle(other.x1+lar, other.y1+alt, other.x2-lar, other.y2-alt, id, 1, 0){
val+=1;
}
}
valor[foto]=val;
foto+=1;
@delta games:
Já foram encontradas algumas soluções (e, moçada, faltou o "obrigado", foi mal). O que está me perturbando é o motivo do erro. Porque é que "foto" chega ao draw event valendo 0, mesmo depois do clique?
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index
pois e cara, eu to quebrando a cabeca aki pra tenta resolve isso, e o engracado e q quando vc ignora o erro ele funciona normal, acho q e pq da segunda vez ele chega em 1.saim escreveu:@Pedro Henrique:(mas já disponibilizei o link, tô postando só pro caso de você ter algum problema em baixar)
- Código:
album[foto]=surface_create(3*base, 2*base);
surface_set_target(tela);
draw_clear(0);
screen_redraw();
surface_set_target(album[foto]);
draw_clear(0);
draw_surface_ext(tela, -x1, -y1, 1, 1, 0, $ffffff, 1);
surface_reset_target();
var val;
val=0;
with(obj_passarim){
var lar, alt;
lar=sprite_get_width(sprite_index)/3; alt=sprite_get_height(sprite_index)/3;
if collision_rectangle(other.x1+lar, other.y1+alt, other.x2-lar, other.y2-alt, id, 1, 0){
val+=1;
}
}
valor[foto]=val;
foto+=1;
@delta games:
Já foram encontradas algumas soluções (e, moçada, faltou o "obrigado", foi mal). O que está me perturbando é o motivo do erro. Porque é que "foto" chega ao draw event valendo 0, mesmo depois do clique?
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index
Descobri o erro, eu acho.
No seu código, você colocou:
Segundo o help:
Ele chama todos os eventos do draw, incluindo o daquele objeto.
Edit: Além disso, eu achei um bom tutorial do Brendan que fala sobre isso:
Todas as instâncias tem seu draw ativado.
Isso faz com que o draw seja executado, depois termina de executar o resto.
Até mais!
No seu código, você colocou:
screen_redraw();
Segundo o help:
Help escreveu:Redraws the room by calling all drawing events.
Ele chama todos os eventos do draw, incluindo o daquele objeto.
Edit: Além disso, eu achei um bom tutorial do Brendan que fala sobre isso:
faz a atualização dos eventos Draw das instâncias que estão dentro da
room, ou se preferir, do primeiro buffer que eu havia comentado.
Todas as instâncias tem seu draw ativado.
Isso faz com que o draw seja executado, depois termina de executar o resto.
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index
Show de bola, Pedro Henrique! TINHA que ter alguma coisa! Então não era a ordem dos eventos (ufa!), mas o fato de eu chamar o evento draw pra ser executado fora da ordem.
Soluções já foram apresentadas. Com essa, eu considero o tópico encerrado!
Obrigado a todos!
Soluções já foram apresentadas. Com essa, eu considero o tópico encerrado!
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