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[resolvido] ordem de eventos + negative array index

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[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 17:12

Seguinte: de acordo com o manual, os eventos do mouse ocorrem antes do evento draw.
manual escreveu:In some situation it is important to understand the order in which Game Maker processes the events. This is as follows:

Begin step events
Alarm events
Keyboard, Key press, and Key release events
Mouse events
Normal step events
(now all instances are set to their new positions)
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End step events
Draw events
Então, eu tenho, no create event, a seguinte definição:
Código:
foto=0
e, no clique do mouse,
Código:
album[foto]=surface_create(etc)
(...)
foto+=1;//essa parte é importante
e, finalmente, no draw, tenho:
Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
    }
Problema: ao tirar a primeira foto clicar pela primeira vez, aparece esse erro:
game maker escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_camera:

Error in code at line 3:
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
^
at position 25: Negative array index

O bacana é que, se eu ignoro o erro, o jogo continua numa boa - e a surface passa a ser desenhada.

alguém sabe porque o erro está acontecendo e como evitá-lo?


Última edição por saim em Seg 17 Out 2011, 20:56, editado 1 vez(es)
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[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 17:17

edita aquele codigo do drw e coloca esse:

Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-=1], 0, 0)
    }

se contuinuar dando erro:

Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto=-1], 0, 0)
    }
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Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 17:31

Isso não faz sentido. Obviamente, eu quero mostrar a última foto tirada. A array começa do zero (album[foto], sendo que o valor de "foto" é zero) e, ao final do evento de clique, o valor de "foto" aumenta em 1 (no primeiro clique, passa a ser um).
Daí, no draw event, eu quero mostrar a surface da foto mais recente. Como ainda não há de existir o album[foto] (porque "foto" tem sempre um valor superior à array "album"), eu quero mostrar o valor de "foto-1". E, à exceção da primeira foto, dá certo.

Sua primeira sugestão não passa nem pelo compilador do game maker (não é possível definir o valor de uma variável quando o programa procura o valor do índice da array). A segunda só vai fazer uma comparação - se "foto" é ou não é igual a "-1" e, como não é, vai retornar sempre "falso", o que equivale a zero. Resolve pra primeira foto, mas não importa quantas fotos eu tire, só vai mostrar a primeira.
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Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 17:35

saim escreveu:Isso não faz sentido. Obviamente, eu quero mostrar a última foto tirada. A array começa do zero (album[foto], sendo que o valor de "foto" é zero) e, ao final do evento de clique, o valor de "foto" aumenta em 1 (no primeiro clique, passa a ser um).
Daí, no draw event, eu quero mostrar a surface da foto mais recente. Como ainda não há de existir o album[foto] (porque "foto" tem sempre um valor superior à array "album"), eu quero mostrar o valor de "foto-1". E, à exceção da primeira foto, dá certo.

Sua primeira sugestão não passa nem pelo compilador do game maker (não é possível definir o valor de uma variável quando o programa procura o valor do índice da array). A segunda só vai fazer uma comparação - se "foto" é ou não é igual a "-1" e, como não é, vai retornar sempre "falso", o que equivale a zero. Resolve pra primeira foto, mas não importa quantas fotos eu tire, só vai mostrar a primeira.
mmmm.... agora entendi, vc coloco o clique do mouse em um global left pressed? ou vez isso em code?
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[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 17:52

global left pressed. Teoricamente, não deveria fazer diferença.
ahn... por "fazer isso em code" você quer dizer usar o step event, né?
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Mensagem por PedroX Dom 16 Out 2011, 17:58

Executa o jogo desenhando o valor de 'foto'.
Veja qual é o valor dessa variavel.
Assim talvez o erro pode ser matado.

Até mais!

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Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 18:03

Já debuguei, o valor é aquele esperado mesmo: 0 antes da primeira foto, 1 depois da primeira, 2 depois da segunda e assim por diante.
Como eu disse, apesar o erro aparecer na tela, ao ignorá-lo a surface é desenhada, como se não houvesse ocorrido nenhum erro.
Será que eu devo postar os códigos completos?
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Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 18:23

saim escreveu:global left pressed. Teoricamente, não deveria fazer diferença.
ahn... por "fazer isso em code" você quer dizer usar o step event, né?
isso mesmo....
já que vc fez no global left pressed puxe aquele codigo dele lá, e coloca no step envent.
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Mensagem por Mr.Brum Dom 16 Out 2011, 18:36

if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
}
Eu acho que seria foto-=1...

Tenta aí pra ver se dá certo...

if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto-=1], 0, 0)
}
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Mensagem por PedroX Dom 16 Out 2011, 18:52

Gente, não tem como fazer isso.
Você só pode colocar isso dentro de uma estrutura, como if, while, for...
Não tem como mudar o valor dentro de algo que se quer definir.

E ele não quer diminuir o valor da variavel, mas sim 'mandar' o valor da variavel menos um.

Até!

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[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Klior Dom 16 Out 2011, 18:53

saim escreveu:Seguinte: de acordo com o manual, os eventos do mouse ocorrem antes do evento draw.
manual escreveu:In some situation it is important to understand the order in which Game Maker processes the events. This is as follows:

Begin step events
Alarm events
Keyboard, Key press, and Key release events
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Então, eu tenho, no create event, a seguinte definição:
Código:
foto=0
e, no clique do mouse,
Código:
album[foto]=surface_create(etc)
(...)
foto+=1;//essa parte é importante
e, finalmente, no draw, tenho:
Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
    }
Problema: ao tirar a primeira foto clicar pela primeira vez, aparece esse erro:
game maker escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_camera:

Error in code at line 3:
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
^
at position 25: Negative array index

O bacana é que, se eu ignoro o erro, o jogo continua numa boa - e a surface passa a ser desenhada.

alguém sabe porque o erro está acontecendo e como evitá-lo?

Muito estranho, parece que oque acontece é que imediatamente no momento que a variável álbum é criada no evento do mouse, o evento draw já entende que ela foi criada então tenta desenha-la, porém por questões de milissegundos seu valor é 0, então o valor da array passa a ser negativo e como você disse, quando clica em ignorar passa a funcionar normalmente, isso porque a var foto passa a ter o valor 1, talvez uma solução seria usar um draw_surface(album[max(0, foto-1)], 0, 0)
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[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum Dom 16 Out 2011, 18:57

Pedro Henrique escreveu:Gente, não tem como fazer isso.
Você só pode colocar isso dentro de uma estrutura, como if, while, for...
Não tem como mudar o valor dentro de algo que se quer definir.

E ele não quer diminuir o valor da variavel, mas sim 'mandar' o valor da variavel menos um.

Até!
verdade, mas então ele poderia NÃO INCREMENTAR a variável foto, usar o código normal,sem o -1.
if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto], 0, 0)
}

e depois aumentar a var foto em 1.

OU

ele pode usar isso no draw:
Código:
if foto<=0 foto=1
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Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 19:03

Por isso citei a ordem dos eventos. O erro simplesmente não deveria ocorrer. Seria o mesmo que, num mesmo evento, criar a array com índice 0, referir-me a ela e ocorrer esse erro.
De qualquer forma, o que está acontecendo é isso mesmo, porque fiz a sugestão do Klior e o erro parou de acontecer. O triste é que surgiu outro erro que não surgia antes: uma variável criada no mesmo evento de clicar parou de ser reconhecida...
Ou seja, realmente preciso descobrir o que está acontecendo. Vou postar o .gmk (daqui a pouco), pro caso de alguém querer dar uma olhada.

aqui, o link
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Mensagem por Mr.Brum Dom 16 Out 2011, 19:18

Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:

draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)

}


Última edição por mrbrum22 em Dom 16 Out 2011, 21:23, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Pit Bull Dom 16 Out 2011, 20:23

ja tentou usar abs()???
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Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 22:21

saim escreveu:Por isso citei a ordem dos eventos. O erro simplesmente não deveria ocorrer. Seria o mesmo que, num mesmo evento, criar a array com índice 0, referir-me a ela e ocorrer esse erro.
De qualquer forma, o que está acontecendo é isso mesmo, porque fiz a sugestão do Klior e o erro parou de acontecer. O triste é que surgiu outro erro que não surgia antes: uma variável criada no mesmo evento de clicar parou de ser reconhecida...
Ou seja, realmente preciso descobrir o que está acontecendo. Vou postar o .gmk (daqui a pouco), pro caso de alguém querer dar uma olhada.

aqui, o link
manda a engine, vou ve o erro.
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Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 22:23

Moçada, por favor, entendam uma coisa: eu estou procurando o motivo do erro. Porque o jogo chega no draw event com foto=0 sendo que, no clique, foto TEM que passar a ser 1.
Na versão final (se eu chegar até ela), eu nem vou desenhar as surfaces nessa room. Mas posso ter um bocado de problemas se eu não compreender a ordem dos eventos. Eu achei que conhecia essa ordem, mas parece que não.

@delta games: o link pra engine está onde eu escrevi "aqui, o link".
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Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 22:31

saim escreveu:Moçada, por favor, entendam uma coisa: eu estou procurando o motivo do erro. Porque o jogo chega no draw event com foto=0 sendo que, no clique, foto TEM que passar a ser 1.
Na versão final (se eu chegar até ela), eu nem vou desenhar as surfaces nessa room. Mas posso ter um bocado de problemas se eu não compreender a ordem dos eventos. Eu achei que conhecia essa ordem, mas parece que não.

@delta games: o link pra engine está onde eu escrevi "aqui, o link".
ok, vo baixa, se consegui resolve, eu posto a engine.
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Mensagem por Mr.Brum Dom 16 Out 2011, 22:48

mrbrum22 escreveu:Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:

draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)

}

Aí galera, como eu disse lá atrás , eu encontrei a solução!

Mas vamos aos poréms:
O erro acontece porque a variável foto é = a 0.
No momento que tentamos desenhar o array com o índice dela-1, o indice passa a ser negativo, e aí temos o erro...
Não vejo outra solução que não seja,a de colocar uma condição antes do desenho.
Que só irá desenhá-la se o índice for maior que 0...

PLUS: Eu retirei aquele código abaixo desse que eu postei, que desenha o texto na tela com o valor do índice, fiz essa alteração que eu falei, e funcionou perfeitamente...
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Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 23:01

mrbrum22, o valor é zero mesmo, isso está claro. Só que não deveria ser, certo? minha pergunta é: porque o valor é zero?
Isso não é simples. A variável que permita que o código seja lido é criada no mesmo evento em que "foto" passa a valer 1. Então porque ela ainda é zero?
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