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[Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
3 participantes
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[Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
Ja pesquizei mas não encontrei uma resposta simples e que funcionasse para essas duas perguntas:
1_ Como fazer para o inimigo andar para esquerda, parar por um tempo e voltar para direita e depois ir fazendo o mesmo movimento, sucessivamente.
2_Como fazer o inimigo andar aleatoriamente ou seja, anda um pouco para a direita ou esquerda ou parar
Está aí a duvida
1_ Como fazer para o inimigo andar para esquerda, parar por um tempo e voltar para direita e depois ir fazendo o mesmo movimento, sucessivamente.
2_Como fazer o inimigo andar aleatoriamente ou seja, anda um pouco para a direita ou esquerda ou parar
Está aí a duvida
Última edição por Nedotavio1807 em Seg 10 Out 2011, 12:18, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
Faça algo mais ou menos assim que da certo.
- Código:
// Create
playerDirection = 2;
playerWait = false;
// Alarm[0]
playerWait = true;
random(playerDirection);
// Alarm[1]
playerWait = false;
// Step
alarm[0] = room_speed * 5;
alarm[0] = room_speed * 10;
if (playerWait == false)
{
if (playerDirection <= 1)
{
hspeed = 2.5;
}
else
{
hspeed = -2.5;
}
}
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Re: [Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
Não entendi muito bem, essa resposta é de qual pergunta?
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Re: [Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
Matemágica.
>fazendo ele ir e voltar<
if (abs(velocidade)!=0){ //o inimigo está andando, faz ele parar
velocidade=0;
direção=0
}
else{ //ele está parado, faz ele andar na direção oposta à última
direção=inverso da última direção
última direção=direção
velocidade=positiva
}
>fazendo ele ir aleatoriamente<
direção=choose(esquerda, direita)
velocidade=choose(0, valor positivo)
"ah, mas ele vai parar na metade do tempo, eu quero que ele pare 1/3 do tempo...."
>tá bom, tá bom...<
vaiMenino=choose(esquerda, direita, parado)
if vaiMenino==parado{
velocidade=0
}
else{
velocidade=valor positivo
}
Obviamente, está rudo em pseudocódigo. Você terá que traduzir pras suas necessidades.
Coloque esses códigos em alarms e faça eles terem efeito no step (a menos que você use as variáveis built-in, daí o jogo faz isso pra você).
Religue o alarm, no final. Se você usar algum "random" no alarme - tipo "alarm[0]=20+irandom(30)", o inimigo vai ficar ainda mais imprevisível.
>fazendo ele ir e voltar<
if (abs(velocidade)!=0){ //o inimigo está andando, faz ele parar
velocidade=0;
direção=0
}
else{ //ele está parado, faz ele andar na direção oposta à última
direção=inverso da última direção
última direção=direção
velocidade=positiva
}
>fazendo ele ir aleatoriamente<
direção=choose(esquerda, direita)
velocidade=choose(0, valor positivo)
"ah, mas ele vai parar na metade do tempo, eu quero que ele pare 1/3 do tempo...."
>tá bom, tá bom...<
vaiMenino=choose(esquerda, direita, parado)
if vaiMenino==parado{
velocidade=0
}
else{
velocidade=valor positivo
}
Obviamente, está rudo em pseudocódigo. Você terá que traduzir pras suas necessidades.
Coloque esses códigos em alarms e faça eles terem efeito no step (a menos que você use as variáveis built-in, daí o jogo faz isso pra você).
Religue o alarm, no final. Se você usar algum "random" no alarme - tipo "alarm[0]=20+irandom(30)", o inimigo vai ficar ainda mais imprevisível.
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Re: [Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
@saim Vou estudar esse codigo, se resolver minha duvida coloco resolvido
obrigado pelo esclarecimento
obrigado pelo esclarecimento
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Re: [Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
Mantenha-me informado. Se necessário (e se você der mais detalhes de que tipo de movimentação está usando), posso elaborar melhor a explicação.
saim- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
Muito Obrigado saim; Deu para entender o seu código, coloquei nos alarms para escolher entre as variaveis direita, esquerda e parado e mais umas. O resto fiz com vars, mas seu codigo me ajudou a entender o que faria
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