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[Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente

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Mensagem por Nedotavio1807 Qui 06 Out 2011, 13:45

Ja pesquizei mas não encontrei uma resposta simples e que funcionasse para essas duas perguntas:
1_ Como fazer para o inimigo andar para esquerda, parar por um tempo e voltar para direita e depois ir fazendo o mesmo movimento, sucessivamente.

2_Como fazer o inimigo andar aleatoriamente ou seja, anda um pouco para a direita ou esquerda ou parar

Está aí a duvida


Última edição por Nedotavio1807 em Seg 10 Out 2011, 12:18, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Carlos L. Qui 06 Out 2011, 14:17

Faça algo mais ou menos assim que da certo.
Código:
// Create

playerDirection = 2;
playerWait = false;

// Alarm[0]

playerWait = true;
random(playerDirection);

// Alarm[1]

playerWait = false;

// Step

alarm[0] = room_speed * 5;
alarm[0] = room_speed * 10;

if (playerWait == false)
{
   if (playerDirection <= 1)
   {
      hspeed = 2.5;
   }
   else
   {
      hspeed = -2.5;
   }
}   
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Mensagem por Nedotavio1807 Qui 06 Out 2011, 14:19

Não entendi muito bem, essa resposta é de qual pergunta?
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Mensagem por saim Qui 06 Out 2011, 14:20

Matemágica.

>fazendo ele ir e voltar<
if (abs(velocidade)!=0){ //o inimigo está andando, faz ele parar
velocidade=0;
direção=0
}
else{ //ele está parado, faz ele andar na direção oposta à última
direção=inverso da última direção
última direção=direção
velocidade=positiva
}

>fazendo ele ir aleatoriamente<
direção=choose(esquerda, direita)
velocidade=choose(0, valor positivo)

"ah, mas ele vai parar na metade do tempo, eu quero que ele pare 1/3 do tempo...."

>tá bom, tá bom...<
vaiMenino=choose(esquerda, direita, parado)
if vaiMenino==parado{
velocidade=0
}
else{
velocidade=valor positivo
}

Obviamente, está rudo em pseudocódigo. Você terá que traduzir pras suas necessidades.
Coloque esses códigos em alarms e faça eles terem efeito no step (a menos que você use as variáveis built-in, daí o jogo faz isso pra você).
Religue o alarm, no final. Se você usar algum "random" no alarme - tipo "alarm[0]=20+irandom(30)", o inimigo vai ficar ainda mais imprevisível.
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Mensagem por Nedotavio1807 Qui 06 Out 2011, 14:23

@saim Vou estudar esse codigo, se resolver minha duvida coloco resolvido
obrigado pelo esclarecimento
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Mensagem por saim Qui 06 Out 2011, 15:56

Mantenha-me informado. Se necessário (e se você der mais detalhes de que tipo de movimentação está usando), posso elaborar melhor a explicação.
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Mensagem por Nedotavio1807 Seg 10 Out 2011, 11:33

Muito Obrigado saim; Deu para entender o seu código, coloquei nos alarms para escolher entre as variaveis direita, esquerda e parado e mais umas. O resto fiz com vars, mas seu codigo me ajudou a entender o que faria
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