GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

3 participantes

Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Ryder Sáb 03 Set 2011, 21:38

Eu quero simplesmente saber como faço para o meu inimigo andar de um lado para o outro (assim como nos jogos do Mario) e também q ele mude de sprite de acordo com o lado q ele esta virado.
ja pesquisei mas não achei nada q funcionasse

alguém pode me ajudar?
Ryder
Ryder

Data de inscrição : 27/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Pit Bull Sáb 03 Set 2011, 22:09

Simples é só colocar no step do inimigo:
Código:

//coloque antes dos codes para que funcionem em todos
image_speed=0.25
//variavel do movimento já que eu não sei o tanto que você quer que ele ande
distancia=3
if place_free(-distancia,y){//esquerda
x-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}else
if place_free(distancia,y){//direita
x+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}
//essa parte aqui você coloca se seu jogo não for de plataforma \/
else
if place_free(x,distancia){//se eu não me engano e para baixo
y+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}else
if place_free(x,-distancia){//se eu não me engano e para cima
y-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}

Pronto! esse sistema é o que o inimigo ficará andando aleatoriamente e só andará se não tiver um objeto solido na direção que ele andar.

blz

Edit: não vi o outro pedido, já arrumei o code.
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por WillianAssis Sáb 03 Set 2011, 22:21

Coloque o seguinte código no Step do player / inimigo.

Código:
if hspeed > 0{ // Se Hspeed for maior que zero, a sprite irá virar para direita
image_xscale=1
}
if hspeed < 0{ // Se Hspeed for menor que zero, a sprite irá virar para esquerda
image_xscale=-1
}

Coloque gravidade nele coloque-o para andar para Direita. Crie um objeto e coloque ele como obstaculo ( Se for o inimigo ). Depois crie uma colisão entre Inimigo e Obstaculo e faça com que o inimigo simplesmente inverta na horizontal. O código fará todo o resto.
Qualquer duvida me avise.
WillianAssis
WillianAssis

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C - D
Data de inscrição : 23/06/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 43
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Ryder Sáb 03 Set 2011, 22:39

vlw pit bull, mas o inimigo só anda em uma direção
Ryder
Ryder

Data de inscrição : 27/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Pit Bull Sáb 03 Set 2011, 22:43

foi mal amigo esqueci disso:
ta aqui o certo:
Código:

//coloque antes dos codes para que funcionem em todos
image_speed=0.25
chance=floor(random(3))
//variavel do movimento já que eu não sei o tanto que você quer que ele ande
distancia=3
if chance=0{
if place_free(-distancia,y){//esquerda
x-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}else
if chance=1{
if place_free(distancia,y){//direita
x+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}
//essa parte aqui você coloca se seu jogo não for de plataforma \/
else
if chance=2{
if place_free(x,distancia){//se eu não me engano e para baixo
y+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}else
if chance=3{
if place_free(x,-distancia){//se eu não me engano e para cima
y-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}

talvez o random tenha que ser 4 , veja ai se tive errado coloca 4 e arruma os outros codes(if chance=0{...)
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos