Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Efeito de luz no ponteiro do mouse
+3
Limalokão
y_Tiago
itarodrigo
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Efeito de luz no ponteiro do mouse
Nome:Efeito de luz seguindo o ponteiro do mouse
Descrição:Ao mover o poteiro do mouse, uma luz irá seguí-lo
Nível de Dificuldade:Iniciante / Intermediário
Requerimentos:Foi criado no GM8.1 Standard
Desenvolvimento:
Última Edição em 24/09/2011
1 - Primeiro crie um sprite com um círculo branco:
renomeie para spr_bola
2 - Crie um objeto chamado 'obj_bola'.
3 - obj_bola > create:
4 - obj_bola > draw:
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'.
6 - obj_cria > create:
7 - obj_cria > step:
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - Inclua um obj_cria na room.
10 - salve e teste.
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Descrição:Ao mover o poteiro do mouse, uma luz irá seguí-lo
Nível de Dificuldade:Iniciante / Intermediário
Requerimentos:Foi criado no GM8.1 Standard
Desenvolvimento:
Última Edição em 24/09/2011
1 - Primeiro crie um sprite com um círculo branco:
renomeie para spr_bola
2 - Crie um objeto chamado 'obj_bola'.
3 - obj_bola > create:
- Código:
i = 1; //variável que irá representar o tamanho da bola (sprite)
4 - obj_bola > draw:
- Código:
draw_sprite_ext(spr_bola,image_index,x,y,i,i,0,c_white,i); //desenha a sprite usando o tamanho e a transparencia '1' que está na variável 'i'
i -= 0.1; //a cada quadro que passa, a variável 'i' diminui 0.1, o que fará a bola ficar menor e mais transparente
if (i = 0) //se a variável 'i' chegar a '0'
{
instance_destroy(); //destrói a imagem
}
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'.
6 - obj_cria > create:
- Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy
7 - obj_cria > step:
- Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - Inclua um obj_cria na room.
10 - salve e teste.
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Última edição por itarodrigo em Sáb 24 Set 2011, 18:42, editado 4 vez(es)
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
Algumas dicas:
> Dê uma explicação sobre o que cada código faz e o porquê daquele código.
> Explore mais o português para criar explicações mais elaboradas e que não deixem dúvidas sobre o que é para ser feito.
Fora isso está bom, parabéns.
> Dê uma explicação sobre o que cada código faz e o porquê daquele código.
> Explore mais o português para criar explicações mais elaboradas e que não deixem dúvidas sobre o que é para ser feito.
Fora isso está bom, parabéns.
y_Tiago- Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 149
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
alterei algumas coisas.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
itarodrigo escreveu:
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?
6 - obj_bola > create:
- Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy
7 - obj_bola > step:
- Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}
TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
oi soul,
dei outra arrumada, valew pelas dicas.
dei outra arrumada, valew pelas dicas.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
Aí sim, agora o sistema funcionou perfeitamente, valeus!
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
grato a soul que percebeu as falhas.
qualquer outro erro, só postarem.
abraço.
qualquer outro erro, só postarem.
abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
Aeee, agora sim cara! , muito legal esse efeito man! Bom para menus apontados por mouse! =] é praticamente o mesmo sistema do alpha fico bem interessante! Flws
QUE NADA!
Soul Limaloko escreveu:itarodrigo escreveu:
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?
6 - obj_bola > create:
- Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy
7 - obj_bola > step:
- Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}
TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!
OQUE EU ACHEI DESSA MENSAGEM : "Que nada cara,ta muito facil e o tópico ajudou muito aqui,e...alias,você deve ser um iniciante não?"
GuiMaker- Data de inscrição : 09/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 23
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
na verdade, eu dei uma modificada no codigo, antes do soul me mostrar tinha algumas coisas pra corrigir.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
noooosa cara! muinto boa, me ajudou muito, flws!
delta games- Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
GuiMaker escreveu:Soul Limaloko escreveu:itarodrigo escreveu:
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?
6 - obj_bola > create:
- Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy
7 - obj_bola > step:
- Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}
TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!
OQUE EU ACHEI DESSA MENSAGEM : "Que nada cara,ta muito facil e o tópico ajudou muito aqui,e...alias,você deve ser um iniciante não?"
Eu não! To aqui desde 436 postagens! E você?
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
excelnt tutorial .especificado e claro !
aprendi muito com est .
mostre mais tutoriais assim.
aprendi muito com est .
mostre mais tutoriais assim.
klius- Data de inscrição : 17/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
» [Resolvido]Humano Olhar ponteiro do mouse
» Como aplicar efeito mouse hover nos itens do menu?
» Apertar o botão do Mouse no objeto e ele seguir o Mouse de acordo com a posição do Mouse para o Objeto !
» Relógio de ponteiro
» [Resolvido]Humano Olhar ponteiro do mouse
» Como aplicar efeito mouse hover nos itens do menu?
» Apertar o botão do Mouse no objeto e ele seguir o Mouse de acordo com a posição do Mouse para o Objeto !
» Relógio de ponteiro
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos