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[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse

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Mensagem por Natch Sex 01 Jan 2010, 22:59

Boas....

O que pretendo é saber se clicaram numa determinado local de uma imagina, tenho uma imagem com desenho de dois botões, e quando clica na área onde tem o botão A acontece algo, e no B acontece outra coisa...
eu pretendo usar menos imagens possíveis no jogo, pensando seriamente em usar só o evento Draw...
resumindo eu quero é detectar se clicaram numa determinada área...


Última edição por Natch em Ter 19 Jan 2010, 12:50, editado 1 vez(es)
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Mensagem por donte Sex 01 Jan 2010, 23:02

não entendi a pergunta!
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Mensagem por Natch Sáb 02 Jan 2010, 00:40

o que eu quero é que quando eu clico na room dentro de...
por exemplo: x1=5, y1=10, x2=20, y2=20
acontece algo, mas só se clicarmos dentro desta área...
percebeu?
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Mensagem por Froidz Sáb 02 Jan 2010, 10:39

Simples, o que você deve fazer é checar se o mouse está dentro dessa área, e se o botão for clicado, executar tal ação. Adicione isso no evento Mouse Pressed:

Código:
if mouse_x<20 and mouse_x>5 and mouse_y<20 and mouse_y>10{
//executar ação
}

Mas caso você quer checar se ele está clicando em uma área expecífica de um objeto, é mais fácil vc fazer essa checagem nele mesmo, assim:

Código:
if mouse_x<x+20 and mouse_x>x-5 and mouse_y<y+20 and mouse_y>y-10{
//executar ação
}

Assim, caso o objeto mudar de localização, a checagem ainda será feita no mesmo local do objeto, mas caso usar o exemplo anterior,a checagem será feita num local só, independente de qual objeto esteja lá.

Espero ter ajudado.
Valeu! o/
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Mensagem por All-x Sáb 02 Jan 2010, 10:59

A base do código é essa:
Código:

if mouse_x>=x1 && mouse_x<=x2
&& mouse_y>=y1 && mouse_y<=y2
&& mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
//seu código aqui
}

Ele checa as posições do mouse e se ele foi clicado. É só subistituir x1,y1,x2,y2 pelos valores que tu quer. Ok?

---EDIT---

Num vi seu post Froidz. Esqueci de atualizar a pagina enquanto fazia o código XD.

FLWS!
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Mensagem por Natch Seg 18 Jan 2010, 14:50

valeu pessoal...

Tenho outra dúvida...
É o tal clicar e arrastar, ate aí sei, mas quero que ao clicar no centro ou no canto objecto ele movesse a partir de onde ele foi clicado...

Supomos que clico no seguinte objecto mas nestes pontos:
obj_1.x=10
obj_1.y=20

Que ele seguisse o mouse a partir destes pontos... se o mouse for clicado no cento o mouse fica no cento, em vez de ir para o ponto que é criado o objecto
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Mensagem por Kabeção Seg 18 Jan 2010, 16:09

Guarde a diferença entre os pontos em variáveis e adicione eles ao movimento do mouse.

Exemplo:
Código:
// Create
ativar = false;

// Step
if mouse_check_button_pressed(mb_left) && !ativar
{
    mx = x-mouse_x;
    my = y-mouse_y;

    ativar = true;
}
if mouse_check_button_released(mb_left) ativar = false;

if ativar
{
    x = mouse_x+mx;
    y = mouse_y+my;
}
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Mensagem por Denis Lemos Seg 18 Jan 2010, 16:21

O kabeção respondeu enquanto eu fazia uma engine, pois eu não sou bom em explicação !!!
É basicamente a mesma coisa, só com o nome das variáveis diferentes !

Mas já que fiz a engine, taí o link:
http://www.4shared.com/file/200424565/b4db9f55/Seguir_o_Mouse_By_Denis_L_GM7.html

Kabeção ! Será que vale apena colocar essa engine lá em engines, para os que algum dia tiver a mesma dúvida poder estudá-la ?
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Mensagem por Kabeção Seg 18 Jan 2010, 16:38

Claro que vale.
Quanto mais, melhor! Razz
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Mensagem por Natch Ter 19 Jan 2010, 12:49

Valeu pessoal...
Vou dar isso como resolvido...
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Mensagem por Henrique_GJ Ter 19 Jan 2010, 16:25

EU SEI Q TÁ RESOLVIDO, MAS EU FARIA ISSO DE UMA FORMA MAIS FÁCIL.... EU CRIARIA UM OBJ INVISÍVEL OU NÃO.... DEPENDE DO Q VOU QUERER, E VOU ADD UM EVENTO DO MOUSE E AS AÇÕES....

DÁ PRA FAZER UM OBJ DO TAMANHO Q EU QUIZER PORÉM INVISÍVEL!!! :O
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