Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
+3
Froidz
donte
Natch
7 participantes
Página 1 de 1
[RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Boas....
O que pretendo é saber se clicaram numa determinado local de uma imagina, tenho uma imagem com desenho de dois botões, e quando clica na área onde tem o botão A acontece algo, e no B acontece outra coisa...
eu pretendo usar menos imagens possíveis no jogo, pensando seriamente em usar só o evento Draw...
resumindo eu quero é detectar se clicaram numa determinada área...
O que pretendo é saber se clicaram numa determinado local de uma imagina, tenho uma imagem com desenho de dois botões, e quando clica na área onde tem o botão A acontece algo, e no B acontece outra coisa...
eu pretendo usar menos imagens possíveis no jogo, pensando seriamente em usar só o evento Draw...
resumindo eu quero é detectar se clicaram numa determinada área...
Última edição por Natch em Ter 19 Jan 2010, 12:50, editado 1 vez(es)
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
não entendi a pergunta!
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
o que eu quero é que quando eu clico na room dentro de...
por exemplo: x1=5, y1=10, x2=20, y2=20
acontece algo, mas só se clicarmos dentro desta área...
percebeu?
por exemplo: x1=5, y1=10, x2=20, y2=20
acontece algo, mas só se clicarmos dentro desta área...
percebeu?
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Simples, o que você deve fazer é checar se o mouse está dentro dessa área, e se o botão for clicado, executar tal ação. Adicione isso no evento Mouse Pressed:
Mas caso você quer checar se ele está clicando em uma área expecífica de um objeto, é mais fácil vc fazer essa checagem nele mesmo, assim:
Assim, caso o objeto mudar de localização, a checagem ainda será feita no mesmo local do objeto, mas caso usar o exemplo anterior,a checagem será feita num local só, independente de qual objeto esteja lá.
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
- Código:
if mouse_x<20 and mouse_x>5 and mouse_y<20 and mouse_y>10{
//executar ação
}
Mas caso você quer checar se ele está clicando em uma área expecífica de um objeto, é mais fácil vc fazer essa checagem nele mesmo, assim:
- Código:
if mouse_x<x+20 and mouse_x>x-5 and mouse_y<y+20 and mouse_y>y-10{
//executar ação
}
Assim, caso o objeto mudar de localização, a checagem ainda será feita no mesmo local do objeto, mas caso usar o exemplo anterior,a checagem será feita num local só, independente de qual objeto esteja lá.
Espero ter ajudado.
Valeu! o/
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
A base do código é essa:
Ele checa as posições do mouse e se ele foi clicado. É só subistituir x1,y1,x2,y2 pelos valores que tu quer. Ok?
---EDIT---
Num vi seu post Froidz. Esqueci de atualizar a pagina enquanto fazia o código XD.
FLWS!
- Código:
if mouse_x>=x1 && mouse_x<=x2
&& mouse_y>=y1 && mouse_y<=y2
&& mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
//seu código aqui
}
Ele checa as posições do mouse e se ele foi clicado. É só subistituir x1,y1,x2,y2 pelos valores que tu quer. Ok?
---EDIT---
Num vi seu post Froidz. Esqueci de atualizar a pagina enquanto fazia o código XD.
FLWS!
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
valeu pessoal...
Tenho outra dúvida...
É o tal clicar e arrastar, ate aí sei, mas quero que ao clicar no centro ou no canto objecto ele movesse a partir de onde ele foi clicado...
Supomos que clico no seguinte objecto mas nestes pontos:
obj_1.x=10
obj_1.y=20
Que ele seguisse o mouse a partir destes pontos... se o mouse for clicado no cento o mouse fica no cento, em vez de ir para o ponto que é criado o objecto
Tenho outra dúvida...
É o tal clicar e arrastar, ate aí sei, mas quero que ao clicar no centro ou no canto objecto ele movesse a partir de onde ele foi clicado...
Supomos que clico no seguinte objecto mas nestes pontos:
obj_1.x=10
obj_1.y=20
Que ele seguisse o mouse a partir destes pontos... se o mouse for clicado no cento o mouse fica no cento, em vez de ir para o ponto que é criado o objecto
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Guarde a diferença entre os pontos em variáveis e adicione eles ao movimento do mouse.
Exemplo:
Exemplo:
- Código:
// Create
ativar = false;
// Step
if mouse_check_button_pressed(mb_left) && !ativar
{
mx = x-mouse_x;
my = y-mouse_y;
ativar = true;
}
if mouse_check_button_released(mb_left) ativar = false;
if ativar
{
x = mouse_x+mx;
y = mouse_y+my;
}
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
O kabeção respondeu enquanto eu fazia uma engine, pois eu não sou bom em explicação !!!
É basicamente a mesma coisa, só com o nome das variáveis diferentes !
Mas já que fiz a engine, taí o link:
http://www.4shared.com/file/200424565/b4db9f55/Seguir_o_Mouse_By_Denis_L_GM7.html
Kabeção ! Será que vale apena colocar essa engine lá em engines, para os que algum dia tiver a mesma dúvida poder estudá-la ?
É basicamente a mesma coisa, só com o nome das variáveis diferentes !
Mas já que fiz a engine, taí o link:
http://www.4shared.com/file/200424565/b4db9f55/Seguir_o_Mouse_By_Denis_L_GM7.html
Kabeção ! Será que vale apena colocar essa engine lá em engines, para os que algum dia tiver a mesma dúvida poder estudá-la ?
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Claro que vale.
Quanto mais, melhor!
Quanto mais, melhor!
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
Valeu pessoal...
Vou dar isso como resolvido...
Vou dar isso como resolvido...
Re: [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
EU SEI Q TÁ RESOLVIDO, MAS EU FARIA ISSO DE UMA FORMA MAIS FÁCIL.... EU CRIARIA UM OBJ INVISÍVEL OU NÃO.... DEPENDE DO Q VOU QUERER, E VOU ADD UM EVENTO DO MOUSE E AS AÇÕES....
DÁ PRA FAZER UM OBJ DO TAMANHO Q EU QUIZER PORÉM INVISÍVEL!!! :O
DÁ PRA FAZER UM OBJ DO TAMANHO Q EU QUIZER PORÉM INVISÍVEL!!! :O
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Humano Olhar ponteiro do mouse
» [Resolvido]draw_circle -> Raio relativo á posição do mouse
» [Resolvido]Colisão com o mouse?
» [RESOLVIDO] Colisão entre mouse e círculo
» [Resolvido]Objecto apontar para o ponteiro do rato
» [Resolvido]draw_circle -> Raio relativo á posição do mouse
» [Resolvido]Colisão com o mouse?
» [RESOLVIDO] Colisão entre mouse e círculo
» [Resolvido]Objecto apontar para o ponteiro do rato
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos